27/08/2012

Baterias: Não compre gato por lebre.



Um dos modelos mais comuns de bateria Sony é a NP-F970 de longa duração. Como são usadas em diversos modelos da marca, como a Z1, Z5, Z7 e NX5, para não citar todos, e também por conta de aguentar mais de 360 minutos de gravação, esse modelo é muito procurado e consequentemente existem muitas falsificações.

23/08/2012

O som da imagem: tão importante quanto o vídeo



Cena do filme "A Noviça Rebelde" Dir. Robert Wise - 1965 - USA

Você terminou de editar seu vídeo. A captação ficou belíssima. O DP caprichou nas tomadas. A cor e o foco estão perfeitos. A edição ficou maravilhosa, cativando o olho do seu cliente. Mas e o áudio? Ele está a altura da imagem do seu vídeo? Não estou falando da trilha sonora que você colocou. Tenho certeza que tomou todo o cuidado para casar cada take, cada efeito com o ritmo da musica. Mas os diálogos estão claros? A sensação psicoacústica dos canais está correta. Se fechar os olhos e escutar somente a banda sonora seu cliente conseguirá “ver” a cena toda passando em sua imaginação?

22/08/2012

Fique por dentro da tecnologia Thunderbolt.


Fique por dentro da nova tecnologia Intel Thunderbolt, criada em parceria com a Apple e que a partir de 2012 deixou de ser exclusiva da marca da maça e ja começa a aparecer em diversos notebooks PC, placas-mãe e principalmente em acessórios como drivers de HD externos, placas de captura e deve se tornar, com os anos, tão popular como as portas USB.

Menina nova no pedaço: Panasonic AG-AC90



A Panasonic comunicou ao mercado o lançamento, com data de venda prevista para outubro de 2012, da AVCCAM AG-AC90. Logicamente não tivemos acesso ao modelo, mas lendo o comunicado, de cara gostamos de 3 características básicas. Parece que os fabricantes estão mais antenados nas necessidades dos profissionais. As lentes apesar de fixas contam com 3 anéis independentes para foco, zoom e íris, evitando aquela solução meia-boca de apenas um anel programável através do menu, que só atrapalha na hora de uma filmagem na correria.

17/08/2012

Câmera Canon T4i pode causar alergia.



Atenção quem comprou câmeras Canon T4i a partir de maio de 2012  até agora. A Canon soltou um comunicado alertando para um problema com as alças de borracha laterais que podem rapidamente mudar de cor, ficando brancas e causar alergia em pessoas suscetíveis.

Organize seu fluxo de trabalho e ganhe tempo editando no Premiere.


Se você tem problemas com travamentos e baixo desempenho com o Premiere, talvez sua estação de trabalho não seja a única culpada. Mesmo  boas workstations podem ter o funcionamento prejudicado se o seu fluxo de trabalho para editar vídeos não for bem organizado. Nesse vídeo você vai entender um pouco mais esse problema e poderá conhecer algumas dicas para ganhar tempo e qualidade na hora da edição.

Grande abraço!

Marcelo Ruiz

11/08/2012

Habilitando placas ATI em computadores Apple usando Adobe CS6 e MPE.



O novo Premiere Pro CS6 trouxe a novidade de permitir o uso de placas AMD/ATI para aceleração de render e exibição de vídeos através do Mercury Playback Engine que agora trabalha também com o OpenCL. A novidade por enquanto está restrita apenas a computadores Apple MacBook Pro, MacPro ou iMac usando placas ATI Radeon HD 6750M e 6770M rodando o Mac OSX v10.7 e que tenham, no mínimo 768Mb de VRAM. Com exceção de um ou dois efeitos, quase tudo que pode ser feito pelas placas Nvidia através do MPE pode ser realizado pelas ATI em tempo real. Para maiores informações basta acessar o site da Adobe clicando aqui.

08/08/2012

Monitor de referência PVM740 7.4" OLED: finalmente um monitor pequeno e multiuso com fidelidade de cores.



O monitor PVM 740 da Sony é, entre os diversos modelos da linha profissional, um dos mais versáteis. A Sony sempre foi uma referencia quando se trata de monitores profissionais, desde os velhos modelos CRT portáteis de 7 e 9 polegadas, passando para as tecnologias digitais de led. Usando a recém criada tecnologia de OLED (díodo emissor de luz orgânico), os pretos são realmente pretos. O contraste é hipnotizante e as imagens nunca pareceram tão boas.

03/08/2012

Nova PMW200: excelente equipamento, mas para quem?



A nova câmera PMW-200 é a sucessora da respeitada Sony PMW-EX1/R, que agora suporta o codec MPEG HD422 @ 50Mbps com gravação no formato MXF. Pode ser uma boa opção de complemento a companheiras maiores como a PMW-500 XDCAM HD422, modelo de ombro muito usado em externas. Com seus 3 sensores de ½ polegada Full HD Exmor CMOS (1920 x 1280), a PMW-200 é capaz de captar em alta resolução (1000 TVl), com alta sensibilidade (F11 @ 2000 lx), baixo nível de ruído (56 dB) e uma larga faixa dinâmica de ganho. Ela pode ser usada em captações SD e HD, podendo ser setada para gravar em 50 Mbps em MPEG HD422 usando arquivos MXF em cartões SxS formatados no padrão UDF, exatamente como a PMW-500 (memória estado sólido) ou as PDW-700/F800, que gravam em discos óticos BD.  Ou ainda podem ser setadas para gravar em formato FAT nos cartões SxS, tornando-os então compatíveis com o formato XDCAM EX das PMW-EX1/R ou PMW-320/350. Para aplicações em SD, o novo modelo pode gravar tanto no formato DVCAM como arquivos MXF ou XDCAM EX.