12/01/2014

Rapidinha de sábado: eleições e campanha política

Um trio imbatível nas pesquisas de preferência...

Aos que vão se aventurar nas campanhas políticas para as próximas eleições, é bom já ir pensando no equipamento e no fluxo de trabalho. Teremos a Copa do Mundo exatamente no período que antecede o prazo da campanha na TV e podem haver dificuldade de aquisição ou locação de equipamentos.

Outra característica das eleições desse ano é que pela primeira vez a Globo só vai aceitar material para veiculação em XDCAM (disco ótico) como já vem fazendo desde janeiro de 2013 como restante do material para veiculação.Como produção para campanha política é batidão e não se perde tempo – na verdade tudo é em cima da hora – é importante otimizar o equipamento e o workflow de edição para evitar demora e dores de cabeça.

Nesse ponto não tem o que inventar.
Quem vai comprar novas câmeras, esqueça DSLR ou coisas do tipo. As Sony novas camcorders PMW100, PMW 160, PMW200 e PMW300K1, para citar os modelos de orçamento mais modesto, gravam no formato MPEG HD422 (MPEG-2 422P@HL) CBR 50 Mb/s 1920 x 1080 29,97P que é o padrão para alta definição exigido pela Plim Plim. Mesmo que ainda seja necessário enviar também em SD, a base pode e deve ser a mesma. Ou ainda as velhas PMWEX1 e EX3.

Esse padrão de arquivo MXF é leve, pois trata-se de um Mpeg2 com compressão moderada e já se ajusta no padrão de exportação MXF Op1a 50 Mb/s com 4 canais de áudio exigidos pelos gravadores Sony para os discos óticos.

Gravação de material para entrega: A opção mais barata é conectar via USB 3.0 um deck gravador de mídia ótica XDCAM na sua ilha de edição e para os que, como eu, são fãs incondicionais do Premiere CS6, basta editar e exportar na opção MXF Op1a e depois é só salvar o arquivo no disco. Sem complicação.

Mas cuidado: as versões anteriores do Premiere (CS5 e CS5.5) acabaram saindo de linha com um erro no codec MXF que impede que os arquivos gerados sejam aceitos pelo unidade Sony PDWU1 e U2, dando erro de gravação. Não adianta insistir a menos que você já tenha instalado e configurado o plugin MXF da MainConcep, que contornava o problema, apesar de aumentar mais um passo na exportação.

E finalmente e o mais importante de tudo: uma boa ilha de edição. Rápida, a prova de defeitos e altamente confiável. Aí eu vou pra galera! Estão aí minhas Thunderbird III tipo 2 perfeita e pronta para esse fluxo e se for preciso algo mais potente para lidar com computação gráfica avançada, a Tipo III. 

Mas atenção: o prazo de entrega é sempre de 30 dias e depende ainda do número de encomendas. Não dá para encomendar em cima da hora. Fica a dica de hoje.

Grande abraço!

Marcelo Ruiz


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação! Asim que eu puder, vou responder! Volte sempre!

Marcelo Ruiz

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.