Dúvidas e Sugestões




Caro leitor,

Aqui é o espaço para você postar dúvidas, perguntas e sugestões sobre assuntos pertinentes ao nosso blog, mas que não estão relacionados aos assuntos das postagens. Verifique, antes de enviar sua pergunta, se já existem matérias publicadas sobre o tema. Uma forma fácil de achar o assunto é usar o campo de busca aqui no lado direito do blog. Se não achar o que procura, poste aqui sua dúvida.


Grande abraço!


Marcelo Ruiz

200 comentários:

  1. exite no mercado algum script ou algum plugin que faça o première trabalhar com placas em SLI, reconhecendo as duas e trabalhando com elas simultaneamente?

    grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe,

      Até a presente data os programas da Suite Adobe CS6 não suportam mais de uma placa de vídeo. Mas há boatos que esse ano sai novidades nesse sentido.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
    2. obrigado Marcelo! e parabéns pelo site

      Excluir
  2. Marcelo, bom dia,

    Por favor, me esclarece uma dúvida.

    Quando gravo em 60i com uma máquina CMOS/AVCHD noto o serrilhado nas panorâmicas. Isso é uma característica do CMOS/AVCHD? Se eu usar uma placa de captura e não transferir direto o arquivo .MTS do cartão para a ilha, vou resolver esse problema?

    Parabéns pelo blog.

    Obrigado e um abraço.

    Já escrevi outras vezes, mas não estou encontrando a resposta no blog. Mais uma vez, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael,

      O blog andou com problemas com algumas páginas que excederam o limite de comentários, mas agora acho que consegui resolver. Quanto ao 60i (vídeo entrelaçado) não tem jeito, nada que vc faça vai mudar isso a não ser não fazer panorâmicas bruscas de objetos em movimento. Recomendo usar o 30P.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
    2. Boa tarde Marcelo,

      Bom saber que já está bem de saúde.

      Só hoje li a sua resposta e agradeço bastante se puder me ajudar mais um instante. Sabe que até em objetos parados noto o serrilhado na panorâmica em 60i.

      Como na máquina fotográfica, uso tudo no manual, mas em vídeo não tenho tanta experiência como na foto e daí a pergunta. Quais as melhores velocidades do obturador e aberturas para gravar em manual?

      Outra coisa, se tiver duas gravações em 60i e 30p, em qual formato devo criar a timeline no première?

      Se cuida e fica com Deus, nosso grande mestre.

      Excluir
    3. Rafael,

      Especificações para qual câmera? Para material em entrelaçado e progressivo usar a time line 30P.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
    4. Gravo com a AC7, AC90 e NX5. Inclusive, já li aqui na net muitos criticando a AC7, mas faço muito boas imagens gravando em modo manual. Aproveitando, no manual da AC90 tem uma nota dizendo que gravando em 30p, é convertido para 60i. Não entendi, o que quer dizer? Obrigado, parabéns novamente pelo blog e grande abraço.

      Excluir
  3. Marcelo, Boa noite.
    Por gentileza, tira uma dúvida minha. Terminei um projeto agora em DVD no Encore com os arquivos em AVCHD 1920x1080. Agora gostaria de criar um um blue-ray. O que devo fazer. Seria trocar o projeto de DVD para Blue-ray no projeto settting e transcodificar novamente os arquivos ou é só mandar queimar direto no build alterando o disco de DVD para Blue-ray. Um abraço meu amigo, vc é uma benção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alipe,

      Vc deve alterar o projeto para BluRay e transcodificar novamente.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  4. Olá Marcelo. Alguns clientes meus estão reclamando de travamento no dvd. Acontece que quando rodo os mesmos no meu aparelho blu-ray eles reproduzem normalmente. Edito os meus projetos no Premiere CS5 e finalizo os dvds no Encore CS5, gravando em um blu-ray LG. Outro dia li um artigo seu aqui no blog sobre isso mas não estou conseguindo localizá-lo. Será que vc pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio,

      Pode ser duas coisas: os clientes tem aparelhos de DVD antigos e ultrapassados que as vezes implicam com uma determinada marca de mídia. Pode ser tb que a velocidade esteja alta demais. Os DVD modernos podem ler discos com taxas de arquivo até 9 Mb/s e os mais antigos até 5 Mbps verifique qual velocidade vc está usando no Encore. E procure gravar em uma velocidade mais lenta tipo 1x 0u 2x pois algumas marcas de mídia permitem gravação até 8x mas são propensos a dar mais erros em aparelhos velhos.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  5. Olá, marcelo! Como vai! Excelente blog. Foi um prazer ouvi-lo pessoalmente!

    Uma Dúvida: Quero adquirir um microfone shotgun para filmagem. Gostaria de recomendação de algum. Estou pensando em Youga ht 81. Gostaria de saber se dá pra fazer um aúdio razoável?


    Especificações:
    Tipo de cápsula: Condenser (condensada)
    Polaridade: Ultra-Cardióide
    Resposta de Frequência: 100~16000Hz
    Sensibilidade: -44 dB +/- 2 dB para curta distância
    -23 dB +/- 2 dB para longa distância
    Impedância de Saída: 1K Ohms para curta distância
    2,3K Ohms para longa distancia.
    Plug de Saída Microfone: XLR (Canon)
    Alimentação: DC 1,5V – Pilha AA (não inclusa)

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não recomendo de forma alguma. O que ele tem de barato, tem de não prestar... vá de Rhode ou AudioTechnica.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  6. Marcelo, fazemos filmes caseiros das nossas criancas usando uma camera Panasonic que filma em 1920x1080 60P. Na hora da edicao usamos sw Sony Vegas e la so' existem templates 1920x1080 60I ou 1920x1080 24P. Qual devo usar 60I ou 24P?? Muito obrigado, LUCIANO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano,

      Eu não conheço muito o Sony Vegas, mas se não existe vc deve abrir um novo projeto manualmente e usar 60P na taxa de quadros por segundo.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  7. boa noite Marcelo como tem passado? tudo bem? precisava de uma ajudinha sua, não sei se ainda se lembra de mim, você tem tantas passoas aqui no seu blog, isto aqui continua fantastico... bem é o seguinte, eu trabalho com o adobe premier ccs6, existe algum efeito que possa corrigir os movimentos das camaras ? ou seja, para ter uma ideia, a gente se estiver a a andar em passo acelerado a filmar por muito que a gente não queira note se sempre "vibrações " devido aos nossos passos, e então era para saber se existe algum efeito do adobe que faça com que se pareca que a câmara de filmar esta a andar em cima umas linhas que evita qualquer tremer das mãos. Nos filmes já vi a câmara a deslizar em cima de uns carris e a imagem é sempre certinha, e em alternativa existe algum efeito que dê esse resultado? Obrigado Marcelo continuação!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabio, claro que lembro de você. Existe sim No CS6 a Adobe incluiu um efeito de correção de tremidos e jello efext. Em Efeitos vá dentro de Distort e use o Warp Stabiliser e Rolling Shutter Repair.

      Grande Abraço

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  8. Ola, sou Weliton, e preciso saber qual a máquina e os sistemas operacional para rodar o pinnacle studio 14 e tambem a melhor máquina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Welington,

      Precisa de uma máquina muito boa para o Pinnacle Studio, porque o programa é bem ruizinho. Veja as especificações da Procs5 e da ProCS6 nas minhas workstations a venda. É só clicar ali em cima no cabeçalho do blog em Workstations Thunderbird.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  9. parabens pelo site,isso ai aprender tembem é troca de informaçoes.

    ResponderExcluir
  10. Marcelo, eu estou tentando fazer uma captura diretamente da câmera AG-AC90 com cabo HDMI para minha estação com uma placa decklink studio2 e não consigo capturar mais do que alguns segundos e aparece uma mensagem de frames droppeds. Já fui nas configurações da placa de captura, e coloquei todas as opções, troquei o cabo hdmi, e dá no mesmo. Aí eu te pergunto... Não é possível fazer captura assim, direto da câmera gravando? Ou só é possível fazer captura da câmera em playback?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Robério,

      É possível capturar tanto em playback como em modo ao vivo. O que está acontecendo é que a placa está perdendo quadros porque o seu disco rígido não consegue gravar todos os 30 quadros por segundo que a placa está mandando. Se vc notar no programa de captura existe uma caixa chamada Abort capture on dropped frames, isto é, abortar a captura se houverem quadros perdidos. Se vc desmarcar essa caixa, vai conseguir capturar seu vídeo sem parar, MAS vai ter um vídeo gravado cheio de defeitos por frames perdidos.
      Ou seja: coloca 3 discos rígidos novos de 7200 RPM Sata III em modo RAID 0 que vc terá velocidade de escrita para capturar mais de 30 quadros por segundo sem perder nenhum.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  11. Olá Marcelo,

    Estou com uma dificuldade e gostaria de ver se você pode me ajudar!

    Tudo que eu edito fica em HDs a parte no meu computador, inclusive projetos etc... No C só ficam os programas instalados.
    Porém eu vejo que a cada dia o meu C lota mais e agora está no limite. Isso prejudica o meu render. Eu não tenho instalado nada novo.
    Eu uso o Premiere e gostaria de saber se o C guarda alguma pasta de render ou algo assim, pois lembro que quando o técnico arrumava aqui ele deletava uns renders que pareciam ser de áudio.
    Você sabe aonde ela fica? Já procurei em tudo e não encontro!

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina,

      Em primeiro lugar vc não deve deixar o Premiere salvar os arquivos de render no drive C. Ao abir um novo projeto, sempre procure determinar uma pasta em outro drive que não seja o C. Para limpar o drive C vc deve primeiro abrir o Windows Explorer e na guia Opções de Visualização de Pastas e arquivos marcar a caixa Exibir arquivos ocultos. Depois vc vai no drive C:\Usuarios\seu nome\AppData\Roaming\Adobe\Common e dentro dessa pasta Common existem as pastas media cache file e media cache data base. Elas devem estar enormes. Mas atenção: lembre-se que ao apagar os arquivos o Premiere vai perguntar por eles na proxima vez que vc abrir um projeto e vc terá que renderizar novamente o que precisar.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
    2. Obrigada Marcelo, consegui deletar quase 300 gigas do C.
      Me ajudou muito!

      Abraços

      Excluir
  12. Bom dia Marcelo

    Tenho uma dúvida a respeito do Render do Premiere, testei usando o CS6 e também o CC(7.0).

    Em minha timeline possuo uma montagem de 1h em 1920x1080p. Essa montagem são cortes de um recurso de 3 câmeras com a função de multi-câmeras do Premiere.

    Após os cortes foram aplicados os ajustes:
    - Auto Level
    - Auto Contrast
    - Shadow / Highlight

    e também um Layer de Ajuste por cima da camada de vídeo com o ajuste:
    - Unsharp Mask


    Depois dos ajustes o timeline fica sinalizado vermelho pedindo render.

    1º - Se eu efetuo o render da minha timeline pelo Enter ou indo pelo menu da Premiere, o processo demora cerca de 15h e consome 500gb de espaço.

    2º - Quando exporto para MPEG no formato de 1280X720 o vídeo fica com 5.5gb e demora 20h o processo todo.


    "A minha dúvida é se no 1º caso e no 2º caso são tempos de renders compatíveis com minha Ilha de Edição que possui a seguinte configuração e se tem algo que eu posso melhorar"

    Configuração:
    - Processador Intel Core i7 3770K 3.5Mhz (Overclock em 4.2Mhz);
    - Memória Cosair 1600 (2x 4gb + 1x 8gb);
    - SSD Corsair 120gb para Sistema;
    - HD dados Seagate Barracuda 2Tb; (Normal, se Raid)
    - Vídeo EVGA GTX 660 Ti (1344 CUDA Cores);
    - Fonte 860 Corsair;
    - Gabinete da Thermaltake, acredito que a ventilação está boa;
    - Cooler liquido da Thermaltake;
    - Minha única ovelha negra é a placa Mãe que quando fui montar não tinha ASUS então usei uma Gigabyte chipset Z77-DS3H;

    Baseado nessas configurações os tempos são esses mesmos?

    No que eu poderia melhorar pois quando eu estou renderizando a ilha NÃO bate 100% de CPU e nem de memória.

    Resolveria ter +1 Placa de Video ou outra?


    Obrigado pela atenção e desculpe se a pergunta for absurda....


    Abraços


    Herbert R. Barbieri




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Herbert,

      Os tempos estão muito altos mesmo para a sua configuração. De cara noto que o gargalo está no armazenamento. Vc precisaria de , no mínimo, 4 discos em 2 sets de RAID 0 para eliminar esse gargalo. E de qualquer forma, o desempenho de um computador é influenciado por dezenas de fatores fora a qualidade do hardware. É necessário afinar essa máquina e colocar mais discos rígidos.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  13. Olá Marcelo,
    Poderia me ensinar como faço uma camera lenta de um trecho de imagem gravada m 60P no Premiere?, Eu não sei como configurar no Premiere imagens gravadas em 60 quadros usando as mesmas, em uma timeline de 30 fps,como faz isso?

    Abraço

    Ednelson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ednelson,

      Basta abrir uma nova sequencia dentro do seu projeto se o mesmo for 60P desta vez setada para 30P e adicionar o vídeo 60P. Quando o Premiere perguntar se quer que mude a sequencia escolher não. O vídeo 60P vai ficar como dobro do tempo e metade da velocidade. Se vc trabalhar em uma timeline de 60P ele fica na velocidade normal e vc não nota a câmera lenta.

      Daí vc exporta os trechos que usará em câmera lenta para seu projeto 60P que conterá o restante em velocidade normal só que em 60 quadros por segundo.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  14. Marcelo, eu tentei fazer uma captura através de conexão HDMI utilizando a Panasonic ag-ac90 e a placa decklink studio2 e sempre após alguns segundos a captura foi encerrada sobre a alegação de perda de frames (dropped frames). Eu fiquei sem entender pois capturando desta forma o arquivo gerado é um avi descomprimido (segundo o que já li em suas postagens) e não um arquivo mpeg4 ou h264 que tem compressão alta... e por que houve esta queda de frames e interrompeu a captura? Meu hd é seagate 7200rpm mas não está em raid 0. Seria isso mesmo sendo um arquivo avi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Robério,

      Arquivo com compressão só dá trabalho ao processador na hora da edição, como ele é pequeno os discos rígidos sem estarem em Raid 0 tem condições de gravar não necessitando mais que 20MB/s de velocidade de escrita. Já um vídeo sem compactação em 8 bits necessita de pelo menos 150MB/s de velocidade de gravação e aí um HD de 7200 rpm single oferece no máximo 70MB/s. Se for 10 ou 12 bits a coisa piora. Esse está sendo seu problema. Coloque pelo menos 2 HD de 7200 RPM sataIII em RAId 0 que vc resolve.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  15. Olá Marcelo. Tudo bem?
    Gostaria de dizer que estou gostando demais do blog e de tudo que encontro por aqui relacionado à edição de video.
    Gostaria de fazer algumas perguntas e se possivel vc me ajudasse com elas.
    Segue:
    Possuo um PC para realizar minhas edições porém, é algo bem básico para esse fim. Segue as configurações:
    - Processador: AMD Phenom(tm) 9600 Quad-Core (X4) 2,31 GHz
    - Sistema Operacional 64 Bits Windows 7 Ultimate
    - Memória: 4 GB (2 de 2) DDR2 1066
    - HD de 500GB (Particionado com o sistema)e um HD de 320GB que uso para outros arquivos.
    - Placa Mãe ASRock AM2+/AM3
    - Placa de Vídeo: NVIDIA GeForce 8400GS DDR3 (1 GB)
    (Saídas: VGA, DVI e HDMI)

    Edito videos AVCHD gravados com uma NX5 e outros gravados com uma panasonic AG-HMC40P. (Uso o Premiere CS5)
    Em alguns casos tenho problemas na hora de exportar (às vezes o PC trava e/ou desliga) e tbm, quando puxo os arquivos para a timeline às vezes ficam aquela linha vermelha na timeline (a mesma q aparece quando coloco efeitos).

    Gostaria de saber se tem uma solução ou mesmo configuração que pudesse amenizar esses casos com essa mesma maquina que tenho?

    Grato desde já.
    Abraço.

    Leandro Fernandes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro,

      O seu PC está totalmente fora das especificações para editar vídeos. Não tem o que fazer com ele. Não adianta eu te dizer pra gastar com mais memória oou outra placa de vídeo, pois vc vai jogar dinheiro fora. Veja aqui no blog as especificações de minhas workstations (está la no cabeçalho em Workstations Thunderbird)A configuração ideal é a da ProCS6 e a mínima a da PROCS5.

      Grande abraço!

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  16. Olá Marcelo
    Tenho uma HMC-150 e uma AG-AC130. Em gravações contínuas são formados arquivos divididos no cartão (normal). Ao colocar na timeline a emenda não fica perfeita (contínua). Sempre copio do cartão apenas os arquivos MTS.
    Outra coisa que acontece eventualmente é o Premiere não conseguir criar aquele arquivo de controle do áudio neste arquivo particionado, e acaba dando erro após algumas tentativas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O certo é usar o programa da Panasonic para fazer a cópia dos arquivos para o computador. O software AVCCAM VIEWER pode ser baixado a partir do endereço https://eww.pass.panasonic.co.jp/download/downloadtop.html
      a página está inglês/japonês mas basta escolher o programa na primeira janela e colocar seu nome e email nas outras duas. Um email com o login, senha e local de dowload será enviado para vc.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  17. Boa tarde, Marcelo ! Vc saberia me dizer se arquivos com extensão .prm ( plugins do premiere ) funcionam no Premiere for Mac? E qual o caminho para chegar neles no MAC ? ObrigADO pela atenção .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não funcionam. A extensão é diferente. E quanto ao caminho dos plugins no Mac vou ficar te devendo pois meu mac queimou e eu estou usando um PC agora. Não me lembro assim de cabeça.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  18. Marcelo! tem a possibilidade de usar uma placa mãe para servidor, usando 2 processadores shenon e 120 giga de memoria, sendo que o premiere trabalharia com estes dois processadores?

    ex: http://vendascyber.blogspot.com.br/2008/09/preo-estimado-r-2465.html

    obrigado

    ResponderExcluir
  19. Marcelo! Tudo bem?!
    Peguei um freela onde o cara filmou cenas noturnas de uma festa, diz ele que no material cru sem compressão está ok.
    Mas após passar pelo final cut, e ser transformado em dvd, ele ficou com estas cenas noturnas da festa muito granuladas, você tem alguma ideia de como se ajustar isso?
    Ele sugeriu voltar a qualidade original do arquivo após a edição do final cut, mas não faço ideia de como se faz isso.
    Detalhe: Os arquivos da camera para a edição foram convertidos para Apple Pro Res 422.

    Você tem alguma ideia?
    Eu achava que nem teria como ajustar isso, pois, foi erro do ajuste de ISO na hora da gravação....enfim

    Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em primeiro lugar, dificilmente o material original do cinegrafista está sem compressão. Se ele usou o cartão da câmera, o material original já está comprimido. E a granulação não apareceu por conta da passagem para Apple ProRes. Ela já estava no material original. Infelizmente não há muito o que fazer. Qualquer efeito para disfarçar o ruído, vai escurecer e tirar detalhe das imagens.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  20. Olá Marcelo. Tudo bem?
    Tenho uma dúvida quanto ao uso do Flicker Removal e algumas outras funções da caixa Field Options.
    Já que estou editando AVCHD em um projeto (sequence) NTSC Widscream 48Khz (Já que o final é em DVD), como tive que mudar os campos dos videos para Lower Field First, o video não cabe no program sequence (correto?) e por isso tive que redimencionar a escala para caber, correto? A pergunta é: Pelo fato de ter que redimencionar o video, é necessário, ainda, usar o comando Flicker Removal?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro,

      Não precisa usar mais isso. Era usado somente para as antigas tvs de tubo de imagem. Nos novos monitores de LCD não existe mais esse problema.

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  21. Marcelo, não consigo importar um video gravado no formato MP4 por uma PMW - 350 na timeline do PP CS5.5 com os 4 canais de audio. Já no PP CS4 é só importar e jogar na timeline que os 4 canis aparecem, o que no CS5.5 vem somente com um canal. Tem como resolver ou é problema extrutural do CS5.5 ?

    Obrigado
    Luiz Omar

    ResponderExcluir
  22. Marcelo, boa noite, ainda não consegui descobrir sobre arquivos MXF, se puder, retorne a mensagem que enviei. Parabéns pelo site, dá vontade de ler tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que mensagens foram essas? Eu não recebi e não estou lembrado de sua dúvida sobre MXF. Esclareça por favor.

      Marcelo Ruiz

      Excluir
    2. Obrigada pelo retorno, Marcelo. A questão é a seguinte: Transferi para o PC uns arquivos .MTS gerados numa PANA P2. Um dia fui importar os arquivos para o Premiere e eles tinham se transformado em .MXF, nunca vi isso. O que identifiquei na time line é que viraram arquivos de vídeo, sem áudio, sendo que havia conferido e originalmente foram gerados com audio. Procurei em canais de busca sobre o caso e nada encontrei. Por isso recorro a você. Será que vou conseguir recuperá-los em MTS novamente? Como? o que aconteceu?

      Excluir
  23. Marcelo,tenho a seguinte dúvida: Estou gravando com uma sony PMW350, a qual grava 4 canais de audio. Quando jogo o arquivo mp4 na timeline do premiere CS5.5, ele não desmembra em 4 canais, porém já no CS4 ele separa os 4 canais.Tem alguma solução?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz,

      Vc já experimentou usar Sony File Browser (que vem no CD de instalação da câmera) para importar seus clipes com arquivos MXF? Isso resolve o problema. Ou usar o Premiere CS6. O formato de áudio da 350 realmente tem um bug nos Premiere CS5 e CS5.5

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  24. Ola Marcelo.
    O que pode me dizer em relação a seguinte configuração:

    Processador- AMD fx(TM) - 8320 Eight
    Memórias- Corsair 1600- 2 pente de 8gb
    Placa de vídeo- AMD HD Radeon 7970 Gigabyte
    Placa mãe- 990fxa-UD5 Gigabyte
    Fonte- 850

    Abraço



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior,

      Processadores AMD e placas de vídeo AMD não prestam para edição de vídeo. Da tua configuração só se salvam as memórias e a fonte.

      Placa de vídeo GTX NVidia GForce 680 ou 770
      Porcessador Intel i7 3820 com placa-mãe chipset X79 soquete LGA 2011

      Grande abraço e se quiser tranquilidade e desempenho, que tal comprar uma de minhas workstations?

      Marcelo Ruiz

      Excluir
    2. Marcelo, poderia me passar um orçamento?
      Se possível enviar no meu Email

      jrcabral.10@hotmail.com

      abraço

      Excluir
    3. Junior,

      Depende do uso principal que vc vai dar a ilha. Tenho 3 modelos diferentes. Vc pode ver as configurações e valores aqui em cima clicando em Workstations by MRuiz. Me fale qual o foco principal do seu trabalho para eu poder ver qual a melhor opção.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
    4. Marcelo,


      Eu uso o pacote da adobe cs6. Meus videos sao gravados com a NX5 da sony, e gravo tudo em FULL HD. Você da curso sobre esse tipo de montagem para edição? Tenho muito interesse em aprender.


      Obrigado pela atenção!

      Abraço

      Excluir
    5. Junior,

      Se vc trabalha com Full HD em arquivos h.264 (AVCHD) e tem muito volume de trabalho e prazos apertados, a opção ideal é a PROCS6 que agora passa ase chamar Thunderbird III tipo 2, mas se vc tem pouco volume de trabalho e tempos menos apertados a PROCS5 que agora é Thunderbird III tipo 1 dá conta do recado.

      Eu não dou cursos de montagem.

      Grande abraço!

      Marcelo Ruiz

      Excluir
    6. Marcelo, por enquanto não será possível compra uma de suas WORKSTATION. Mesmo usando peças incorretas, segui alguns de seus conselhos colocando arquivos e imagens em seus devidos lugares. Não estou usando RAID, apenas dois HDs um para projetos e arquivos e outro para os videos brutos como havia dito. Senti diferença, fiquei muito empolgado, assim que possível estarei adquirindo uma de suas WORKSTATION. Muito obrigado por essas dicas

      Forte abraço

      Excluir
  25. Boa tarde Marcelo

    Trabalho com a captação para eventos sociais, uso uma Sony FS100 e canon 5D MKIII. Toda a gravação é feita em 1920x1080p sempre em 24fps ou 30fps, não saio disso.

    Faço a captação na melhor qualidade possível, Sony: FX e Canon: ALL-i.


    Os arquivos são bem pesados e fico me perguntando se no momento da edição (Pacote Adobe CS6 - Premiere, After...) não estou sofrendo a toa importando os arquivos direto para o premiere.

    Seria correto usar o Encoder para codificar os .MOV e .MTS para H.264 ou MPEG antes da importação???

    Vou perder muito fazendo isso??


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Herbert,

      Os arquivos, apesar da qualidade maxima, ainda estão com muita compressão. Transforma em outro formato com compressão só vai fazer aumentar mais os artefatos, diminuir a qualidade e fazer vc gastar tempo. O problema não está em seus arquivos e sim na sua ilha que não consegue dar conta deles.

      Hoje já se consegue editar vídeos 4K com ou sem compressão sem dificuldades, então um vídeo HD não é mais bicho de sete cabeças desde que vc tenha o computador certo e afinado. Aí além de nãoperder tempo com demoras pra render e travamentos, vc passa a editar e exportar mais rápido.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  26. Olá Marcelo
    Um video capturado em 720p ficaria com uma imagem melhor do que um 1080p
    ou mesmo 4k quando compactado para o youtube visto que ele seria menos compactado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. De forma alguma. Quanto maior a resolução de captura mais detalhes de contornos e arestas são capturados e melhor é a separação e definição de cores. É o mesmo exemplo do DVD de filmes de cinema e o DVD de um vídeo de casamento. Mesmo que vc capte a cerimônia com uma boa câmera HD o resultado em DVD fica sempre pior que um vídeo de um filme captado em película ou câmeras de vídeo especiais para cinema.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz
      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  27. Olá Marcelo

    Não sei se você já viu um caso assim, mais é hilário.

    Após alguns anos usando programas ilegais resolvi comprar o pacote da Adobe Creative Cloud mensal.

    Bem os negócios estão indo bem e resolvi começar a fazer as coisas certas mais está difícil. Comprei o pacote da Adobe ontem (25/08) e deste então não consigo ativar os programas trials.

    Liguei no 0800 da Adobe 2 vezes, falei com mais de 8 atendentes, atendente de cadastro e técnicos...

    Até formatei o computador pois havia alterado tantos aquivos e pastas no windows para ativar todos os programas piratas que achei melhor fazer isso, mas NADA!!!

    Agora a Adobe me pediu 3 dias para resolver o problema, me sinto tentando resolver um problema na Polishop...

    Como é difícil fazer a coisa certa, se fosse um piratão já estaria trabalhando de velho, rs rs rs

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Herbert,

      Mas vc baixou o trial do Adobe CC e está tentando ativar? Por acaso o CS6 ou versões anteriores estão na máquina? O windows é 64 bits? Tem memória suficiente? Realmente é complicado. Vai me mantendo informado.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
    2. Opa!! Depois de muito custo eu consegui...

      Havia baixado o trial Adobe CC e estava tentando ativar, meu windows é 64bits.

      Eu havia formatado a máquina para remover qualquer restígio do CS6 só para garantir, pois era pirata...

      No era um problema de cadastro da adobe e foi arrumado, agora quando faço o login no aplicativo "Adobe Creative Cloud" todos os programas instalados são ativados...

      Só fiquei triste com uma coisa, ainda não está disponível o Encore CC assim quando eu uso o Encore CS6 a licença é a mesma e funciona normalmente porém o "Dinamic Link" não reconhece os projetos do Premiere e After Effects CC, quando tento importar a barra de progresso trava.

      Abs

      Excluir
    3. Herbert,

      Pelo que andei lendo, realmente ainda não está funcionando o ADL entre o Premiere CC e o Encore CS6. Até a Adobe lançou um vídeo explicando o uso dos dois programas para autorar BluRay, mas sem o uso do ADL. Depois nos fala aqui no blog como está sendo a experiência com a Suite CC. Eu ainda não tenho, pois tenho uma CS6 oficial e estou esperando a Adobe me presetear com uma licença de um ano do CC.

      Acho desaforo comprar, pois vivo fazendo propaganda gratuita da Adobe aqui no blog e resolvendo pepinos para os usuários deles.

      Grande abraço,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  28. Olá Marcelo. Parabéns pelo site.

    Gostaria de ver se você pode me ajudar.
    Estou passando um evento para blu-ray, deu quase tudo certo; No projeto não acusou nenhum problema. Menus e a qualidade está tudo em ordem, porem o som só toca até 25 minutos depois fica mudo. O mesmo projeto em DVD não ocorreu o erro, já tentei varias vezes e nada, até já formatei a máquina.
    Estou usando o encore cs6.

    Windows 8 Pro 64-bit
    Intel core i7-2600-3,40Ghz - 16,0GB Ram -GeForce GTX 480
    Desde já agradeço.
    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz,

      Por acaso esse trecho de 25 minutos faz parte de um arquivo no formato diferente do restante do conteúdo? Vc está usando que formato de vídeo no Encore?

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  29. Ola Marcelo. Parabens pelo esforço e por compartilhar com a gente !. Tenho uma duvida. Comprei um Netshare NAS da WELLAND com capacidade para 2 HD (que tem RAID). O assunto e que quero usar-lo para que sejan salvados os projeitos e videos do adobe premiere de 2 computadores nesse Netshare para assim aceder aos mesmos arquivos (projeitos e videos) pelo qualquer deles. Alem quero que faça RAID dos projeitos e videos. COMO configuro o adobe para isso?

    Obrigado e desculpas pelo linguagem (estou em processo de aprendizagem do idioma)

    Lucas Rudi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas,

      Em primeiro lugar, você configurar a sua Welland para RAID 0 para ter velocidade (sabendo que não haverá tolerância a falhas de um dos discos), para ter segurança vc deveria setar como RAID 1, MAS não teria velocidade para fazer o que vc deseja (editar arquivos diretamente dessa NAS em 2 computadores. Então se preocupe em ter copias desses arquivos em outro HD de backup.

      Tendo configurado sua unidade NAS como RAID 0 ela poderá entrar na rede de 2 formas:

      1 - ligada a uma das máquinas através de cabo USB e nessa máquina eese drive ser compartilhado para que outras máquinas enxerguem o drive via rede. A desvantagem é que a máquina na qual a unidade estiver conectada via USB terá que estar sempre ligada para as demais reconhecerem via rede.

      2 - Conectar a unidade NAS somente via REDE como um driver externo. Nesse caso todos os demais computadores de sua rede enxergarão a unidade sem a necessidade de uma máquina em especíco estar ligada. MAS lhe aviso desde já que procure usar cabos de rede novos e de boa qualidade e um roteador (HUB) do tipo GygaLAN 10/100/1000 pois os modelos comuns 10/100 não oferecem velocidade suficiente para edição online, fazendo com que os programas de edição travem ou fiquem lentos. Trabalhando a velocidades de 1000 Mb/s ou cerca de 125 MB/s você terá velocidade para acessar o mesmo arquivo em duas máquinas diferentes, considerando que vc use, dentro de sua NAS discos rígidos de pelo menos 7200 rpm SATA III de mesmo tamanho. Vc deverá ter em RAID 0 taxas de leitura e escrita da ordem de 230 MB/s, portanto, o dobro da velocidade de sua rede GygaLan.

      É importante que nessa NAS fiquem apenas os vídeos criados e exportados pelo Premiere e os arquivos de projeto. Em cada estação de trabalho deverão estar salvos localmente os arquivos de render de um mesmo projeto que esteja sendo usado em máquinas diferentes. Dessa forma vc evita que esses arquivos de render trafeguem pela rede durante o uso do projeto.

      O material bruto como videos das câmeras, áudios e imagens usados nos projetos deveriam estar armazenados em outra NAS separada e usada só para isso, seguindo recomendações da Adobe para evitar ter arquivos de render, preview, projetos e material bruto no mesmo disco.

      Foi uma das primeiras coisas que ensinei aqui no blog quando comecei. Máquina para edição deve ter vários conjuntos de discos para tipos de arquivos diferentes. Não importa que esses discos estejam dentro da máquina ou em um servidor de rede.

      Quanto ao Premiere, basta configurar o local dos arquivos, preferências > scratch disks no programa de cada máquina e também na tela inicial ao abrir cada projeto novo. Indicando ao Premiere onde ele vai salvar previews, render, videos capturados e material exportado.

      É preciso cuidado redobrado com o local de salvamento de cada arquivo que seja comum a duas ilhas, pois caso algum arquivo que deveria estar na NAS esteja salvo por engano em uma das ilhas e seja apagado ou mesmo a ilha esteja desligada, a outra ilha vai apresentar erro no Premiere que não vai localizar o arquivo no local esperado. Mas com organização e método dá para trabalhar. Só não espere a mesma velocidade de render e exportação de como se os discos estivesse dentro do computador, Lembre-se que haverá um delay devido ao trafego dos arquivos pela rede.E seria legal também vc usar a nova suite Adobe CC que substitui a CS6 pois ela é otimizada exatamente para trabalhos colaborativos em equipe via rede local e icloud.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
    2. Obrigado Marcelo pela resposta !. Li o seu articulo: http://olharmultimidiatec.blogspot.com.br/2011/11/premiere-pro-cs5-colocando-as-coisas-no.html
      MUITO BOM para entender um poco as coisas.

      Agora contando para voce o meu 'problema': a gente (com muito esforço rsrs) esta montando um pequenho canal de TV. Nos temos hoje em dia:

      - 1 computador para transmissao.(q tem windows 7 ultimate e um soft para fazer playout pra streaming com os MP4 gerados pelas ilhas de ediçao)
      - 2 ilhas de edição (um computador e um MAC de um dos editores). A idea e comprar outro bom (gostei muito dos os seus computadores)
      - 2 notebooks destinadas para a parte administrativa-comercial que van ter um soft administrativo comercial.
      - Netshare NAS WELLAND com 2 HD de 1 TR (Seagate Barracuda ST1000DM003)

      Eu pense em ter os videos, projeitos e aos archivos grados pelo soft administrativo comercial num NAS para assim aceder pelo qualquer computador.

      Você acha que com outro NAS (e outros HDs para esse NAS) pouso ter redundança, eficiência e segurança nos dados ?

      obrigado Marcelo

      Abraço

      Excluir
    3. Lucas,

      Nessa caso seria melhor vc comprar um modelo para 4 ou mais discos e montar o RAID em opção 5 que melhora a velocidade e dá a redundância. Quanto a fazer um espelhamento com 2 NAS em Raid ) pela rede, deve ser possível, mas aí já foge do meu conhecimento. Vc teria que consultar um profissional especialista em armazenamento e rede. É mais simples e viável economicamente comprar uma unidade NAS maior.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
    4. Ok Marcelo. Muito obrigado.!

      Excluir
    5. Marcelo o NAS tem que ser algumo com caracteristicas especiais? (marca, velocidade conexao ethernet, etc?

      Abraço

      Lucas Rudi

      Excluir
    6. Lucas,

      Como eu falei acima, com capacidade para, pelo menos 4 discos e conexão de rede 10/100/1000 Mbps e capacidade de montar RAID 0,1,5 e 10. A welland não dispõe desse modelo, mas a Seagate temo modelo Nas Storage Seagate Star 401 que está custando em torno de R$ 900,00 fora os discos. E tem todas as configurações necessárias.

      Não esqueça que sua rede deverá ter IP fixo ao invés de usar DHCP. Se não vc vai ter problemas com os programas perdendo locais de arquivos toda vez que vc ligar e desligar as máquinas.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  30. Obrigado de novo Marcelo. Voce e demais !!.

    Mando pra voce algo que achei interesante, espero que serva ..

    http://www.synology.com/support/RAID_calculator.php

    Abraço

    Lucas Rudi

    ResponderExcluir
  31. Olá Marcelo blz?
    Cara tô querendo dar um UP na minha maquina e gostaria da sua opinião se possível.
    Primeiramente estou em dúvida quanto a placa de vídeo, na faixa de preço entre 400 a 500 reais encontrei a NVIDIA Gtx650 (384 CUDA) e a Radeon Hd 7770 (640 Stream Processors) qual dessas você considera melhor para edição? Outra questão é em relação ao CUDA e Stream Processors, pelo que pesquisei ambos são a mesma coisa isso procedi?
    E o processador estava pensando em um AMD FX 8350, o que você acha?
    Você vende maquinas AMD?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio,

      Vou te falar com toda a sinceridade que permeia esse blog e minha postura. Eu resolvi investir em montar máquinas não apenas pelo dinheiro extra,embora seja pouco, mas principalmente por ver que não havia no mercado soluções realmente customizadas para edição de vídeo e que fabricantes de nome como Dell, HP e Apple, apesar de anunciarem maravilhas dos seus produtos, não tem uma linha específica para vídeo, não dão assistência especializada na área e ainda fazem propaganda enganosa, pois colocam o preço inicial de seus modelos, como carros básicos, para servir de chamariz. Mas quando você entra lá na página de customização e começa a acrescentar o que é necessário para a máquina ficar realmente preparada, descobre que aquele precinho camarada inicial triplicou.

      Quanto a " dar um UP " como vc falou, que responder a vc que isso é possível tb está lhe enganando. Você só vai gastando dinheiro comprando uma coisinha aqui outra alí e o monstrengo só piora. Não existe isso de dar up. Se vc já começou com o gabinete errado, a placa-mãe e modelo do chipset da placa errado, não adianta construir em cima. Nem sei qual a sua placa-mãe, mas estou dando um exemplo.

      A máquina realmente perfeita e estável para edição de vídeos é um conjunto harmônico e pensado como um todo. É projetada desde o início para isso. Vc pergunta se eu vendo maquinas com AMD e eu te respondo que para vídeo AMD é lixo. Placa Radeon? Também. Cuda não é o mesmo que Stream Processor. Programas adequados para edição de vídeo como o Premiere que eu aprovo e recomendo precisam de Cuda para trabalhar e Cuda somente nas placas NVidia GTX ou Quadro. Quadro é cara e famosa... mas presta para vídeo? também não. É lixo como as AMD.

      GTX 650 com 384 Cuda Cores vai funcionar com o Premiere? Vai sim. Vai ficar bom? Depende o que vc considera bom... Mas eu te diria que somente agora, pela minha experiencia e testes, como o lançamento da GTX 780 com 2035 Cuda Cores é que a coisa ficou perfeita. Então 500 reais de investimento não vão fazer nada além de deixar seu bolso com menos quinhentas pratas...

      Grade abraço!

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  32. Olá Marcelo eu gostaria de saber se a placa de vídeo GTX 780 trabalha direito com o premiere CS6?
    Porque no Sony vegas pro 12,11 nao " pega " ele nao usa a GPU para renderizar.

    ResponderExcluir
  33. Fala Prof. beleza?
    Primeiramente parabéns pelo blog, tenho passado bastante tempo aqui!

    Gostaria de entender a diferença de Render e de Export Media. Aproveitando a oportunidade gostaria de saber tambem se tem como configurar o MPE no After.
    Mais uma vez parabéns pelo blog.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo,

      No After Efects CS6 tem como configurar o uso da GPU para acelerar o render e a exportação. Mas só com a atualização 6.0.2 instalada. No novo After CC também. Quanto a diferença de render e export media, render é o processo de aplicar os efeitos criados na imagem para que eles se incorporem definitivamente antes de exportar o trabalho. O render pode ser para preview apenas, que é mais rápido e menos detalhado e preciso ou pode ser para exportação onde pode ser obtida a qualidade máxima.

      A função de Export Media vai exportar seu vídeo terminado, com os efeitos e modificação que vc criou na timeline. Durante essa exportação o programa vai fazer o render definitivo da imagem na qualidade que vc escolher.

      Muitas vezes o programa pergunta ao usuário se pode aproveitar o render de preview para acelerar o tempo de exportação. Nesse caso a qualidade do produto final poderá não ser tão boa, dependendo se o programa foi setado para um render de preview com qualidade baixa.

      No Premiere vc tem a opção de usar sempre o render de preview de qualidade máxima. Nesse caso, tem editores que costumam trabalhar renderizando cada trecho finalizado por vez. Assim, ao final é só exportar pedindo para aproveitar os renders de preview que foram gerados em qualidade máxima durante a edição.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
    2. Então o MPE é usado tanto para acelerar o render quanto para acelerar a exportação? E no caso de eu estar usando o Media Encoder eu tambem ganho essa aceleração ou tenho que configurar o MPE nele?

      Excluir
    3. Não tem como configurar o MPE diretamente no AME... mas quando vc configura o MPE do Premiere para render via hardware, essa configuração fica ativa para o Media Encoder, MAS somente para conteúdo enviado diretamente da timeline do Premiere.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
    4. Valeu mesmo pela atenção que o sr. deu as minhas duvidas e obrigado por esclarece-las.
      Abraços!!!

      Excluir
  34. Wagner,

    A GTX 780 funciona bem sim no Premeire CS6 é o modelo atual de GPU das minhas workstations Thunderbird III tipo 2. Oficialmente ela ainda não está na listagem de placas suportadas, mas basta editar o arquivo Cuda supportedcards.txt dentro das pasta do Premiere que ele reconhece. Aqui no blog e na web tem vários tutorias sobre como fazer isso.

    Abraços,

    Marcelo Ruiz

    ResponderExcluir
  35. Olá amigo, tenho uma Matrox RTX2 SD, preciso montar um pc para edições de video, trabalho com Premiere e After, precisava de uma configuração boa para montar o pc, você pode me ajudar? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo. Mas para que vc precisa da Matrox? Ela atualmemte complica mais do que ajuda. A não ser que seja uma necessidade específica. Para eu te ajudar, descreve sucintamente o que vc pretende editar com a máquina. Tipo, se vc é profissional ou amador, se vai ser vídeo SD ou HD e de quais câmeras, quem é seu público-alvo.

      Estou no aguardo.

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  36. Olá, eu sempre usei a linha Matrox, eu trabalho fazendo comerciais, Institucionais, programas para tv local, trabalho com Panasonic HMC70 (avchd), os trabalhos que finalizo na maioria das vezes (80%) é na extensão MPEG, as vezes aparece serviços que precisam ser finalizados em HD, obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego,

      Como eu falei, se vc não dá saída em fita beta, que seria a única razão para usar a Matrox atualmente, ela não é necessária para mais nada no Premiere. O que torna a ilha de edição rápida com o uso do Premiere é o recurso do Mercury Playback Engine, que utiliza o poder de processamento das placas de vídeo NVidia GTX para eliminar o render e proporcionar preview em tempo real.

      Quanto as configurações de hardware, basta vc se basear nas configurações das minhas ilhas, que estão aqui no blog na página Workstations. A situação confortável com bastante folga seria a configuração da Ilha tipo 2, mas a configuração tipo 1 já resolve bem suas necessidades.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  37. Marcelo, Poderia me ajudar?

    Placa mae: GA 990FX-UD5 - GIGABYTE
    processador: amd fx 8320
    memorias: 16 de ram 1600 corsair
    placa de video: gtx 660
    Fonte: corsair TX850
    Discos rígidos: ssd para sistema e 2 seagate de 1T

    O que devo modificar? Agradeço se puder me ajuda.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior,

      O que vc poderia modificar? ezcetuando-se a teimosia em ficar tentando montar ilhas ao invés de comprar uma das minhas THunderbird III, quase nada... Mas falando sério, o que está faltando são apenas mais 2 HD para outro sistema raid 0, ficando dois discos em raid 0 para arquivos de cache e render, render de video e arquivos de projeto e outros dois discos tb em raid 0 para receber apenas o material bruto como videos, fotos e áudios.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  38. Caro Marcelo,

    Sinto não conhecê-lo antes, assim poderia ter adquirido as ilhas contigo, mas temos aqui na produtora uma máquina com processador Intel I7, placa de vídeo Nvidia Quadro 2000D, 16GB RAM... porém, sigo com alguma dificuldade para trabalhar no Premier CS6. Não sei se seria problema de placa mãe (não consigo descobrir qual é) ou se nossa rede de servidor cria um gargalo no processamento. Vi que você é de Brasília, confere? A produtora fica na 310n, talvez poderíamos combinar alguma coisa. Att, Douglas!

    ResponderExcluir
  39. Douglas,

    Mas qual seria o problema? E me passa as configurações mais detalhadas dessa máquina que está dando problema.

    Abraços,

    Marcelo Ruiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há muito travamento ao dar o preview, e não posso dar o render porque já estou usando o Mercury Playback Engine GPU Acceleration (CUDA). Engraçado é que no começo tudo funcionava muito bem, e apenas de um tempo pra cá venho tendo esse tipo de problema.

      Excluir
    2. Bom Douglas,

      Em uma primeira análise, superficial, é claro, o travamento pode estar relacionado a placa Quadro 2000, que é uma porcaria para vídeo ( para CG com os drivers certos e dedicados estamos falando de outro comportamento...), mas qualquer GTX 680 dá de 10 nas Quadro. Mas outra coisa me chama atenção: o servidor de rede de vídeo. Se ele for baseado em rede cobre 10/100 desista... Se for 10/100/1000 com placas de rede, cabos e roteadores 1000Mbps ainda pode ser, DESDE que os arquivos de cache e preview estejam sendo salvos localmente nas máquinas em rede. No servidor de vídeo devem ficar apenas os vídeos brutos.

      Mas tenha em mente uma coisa: uma rede Gigabit(10/100/1000) consegue efetivamente (casoo servidor possua discos HD em RAID 0) oferecer uma velocidade de transferência efetiva de 125 MB/s e se vc está usando vídeos sem compactação ou MPEG de câmeras como a Sony EX2, REDONE ou outras com o mesmo tipo de baixa compactação, que podem necessitar de até 180 MB/s de taxa de transferência, o gargalo tb acontece.

      Se a timeline de seu projeto tem mais de uma trilha de vídeo, como por exemplo edição multi-câmeras, a velocidade terá que ser suficiente para a soma das taxas de transferências requeridas por cada vídeo.

      Grande abraço

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  40. Olá, Marcelo!
    Estou há dois dias tentando encontrar respostar para um problema que ocorre no meu After Effects.
    Eis o problema: O meu RAM Preview não reproduz a minha timeline por completo, apenas uns 15 segundos, por quê? :/

    Aguardo resposta.
    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia,

      O tempo de preview depende da quantidade de RAM que vc tem disponível e se o AE consegue usar sua placa de vídia para acelerar o preview sem render)

      Bjs

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  41. Bom dia Marcelo!

    Tenho uma panasonic tm 900, gostaria de saber se qual melhor configuração para filmar, editar e depois postar no youtube como hd?


    sobre o Adobe, se eu cadastrar pelo site terei acesso ao premiere e ao encore, U$ 49,99 mês?

    Agradecida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se está falando do Premiere CC novo, sim. A licença de uso abrange os problemas que vc citou. Quanto a TM 900 a melhor qualidade disponível é 1080 / 60p (28 Mbps / VBR), (1920 x 1080). Ela tem um modo iFrame Only que seria fantástico mas a resolução é de apenas 960 x 540 e vc teria que dar um upscale para 1920 x 1080, o que iria acabar com a vantagem da qualidade do formato iframe. Para postar no Youtube usa o h.264 do premiere que já tem uma pre-configuração HD 1080 para o Youtube.

      Excluir
  42. Boa noite Mestre! É o Cleber 07, tudo de boa por aí?

    Se o Sr. fosse fazer uma cobertura de um evento social (15 anos por exemplo), qual dessas câmeras escolheria:
    -Panasonic AG AC 160, Sony ea 50, Sony NX 5 ou uma Panasonic lumix GH 3?
    Qual escolheria e por quê? Se pudesse colocar uns prós e contras...
    Pergunto porque se entrar uma grana para mim que está para vir de indenizações, pretendo comprar uma dessas.
    Na verdade eu penso muito nas Panasonicda série AG AC como a 90, 130 e a 160 mas ficam algumas dúvidas como:
    - A AC 90 fica muito atrás da 130 pelo fato de ser bem mais barata?
    - A AC 130 é bem próxima em qualidade da 160 como são em seus preços?
    - Qual das 03 tem a qualidade igual e superior a HMC 150 em termos de sensibilidade? Já li muito elogios a HMC 150, (na verdade nunca li uma reclamação) e me parece ser a "querdinha" da galera na época e de muitos por hoje.
    - A ac 90 tem uma boa sensibilidade em locais escuros como a HMC 150?
    - A ac 90 é o melhor custo benefício das 03
    Se puder ajudar nessa aí!

    Grande abraço! Cleber 07

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cleber!

      Quanto tempo! Bem, eu iria de AG160 pela temeratura de cor soberba das Panasonic, pelas boas lentes e pela saída HDMI e SDI onde vc pode colocar um gravador de vídeo tipo Atomos Ninja ou Blackmagic Hyperdeck e ter vídeo sem compressão com qualidade total.

      Não compraria a EA50 que inclusive já publiquei teste aqui por conta das lentes não terem zoom automático e a vantagem de trocar lentes, usando outras de máquina fotográfica, não é a escolha certa para eventos, onde não há tempo para isso. E pelo pecado irreparável da Sony de não colocar saida HD-SDI nelas impossibilitando o uso com mesas de corte ao vivo.
      Quanto a NX5, por ser uma câmera já com 3 anos de mercado e prestes a sair de linha, desvalorizando muito o preço na hora da venda como usada.
      AC 90 e 130 vc tá indo para baixo... tem que ser 160 ou as novas HPX260PJ ou HPX255. Esquece 150 e 170 que estão saindo de linha.

      Panasonic Lumix GH3 é o mesmo problema de 5DMKII, REDONE, AF100, ARRI.... gostou da misturada? Ou seja, são cameras para filme, cinema de alto ou baixo custo, documentários, etc. onde vc tenha diretor de fotografia, assistente de câmera, foquista, iluminador, etc... e tempo para elaborar cada tomada e um jogo de lente de 50 mil a sua disposição... Não são câmeras para reportagem de rua e eventos sociais.

      Grande abraço!

      Marcelo Ruiz

      Excluir
    2. Muito obrigado mestre pelos esclarecimentos, uma verdadeira aula. Hoje com essa demanda de sensores grandes, social tem que ser com DSLR, não carregar luzes e captar luz local e de decoração com tudo escuro, ficou difícil. Parece que tem umas pessoas que inventam umas modas e vem um galerão e sai comprando a ideia. O pior, só faltam chamar os outros de merda por não estar usando isso ou aquilo igual à todos os bitolados. Por isso gosto dos seus comentários (aulas para nós), uma pessoa de nome, conhecimento e muita técnica no assunto. O Sr. explica em A+B os prós e contras de determinadas situações de trabalho.
      Esses dias acabei me aborrecendo com um cara que encheu o saco dizendo que casamento é com DSLR, sem acender led's pegando decoração e com essa mania agora de fazer fotos e filmagem com a imagem de lado. Eu respondi a ele que moro a uns 25 Km do PROJAC no Rio e que a Globo está sempre fazendo cenas próximo a minha casa, onde agora a pouco tempo passou uma cena em saramandaia feito em uma fazenda onde tinha uns trilho de trem ao lado de uma estrada com cercas. Pois bem essa fazenda fica próximo a minha casa e praticamente ao lado de onde ia ser o evento do Papa em Guaratiba, que foi adiado para Copacabana por causa das chuvas. Eu perguntei a ele se câmera agora é DSLR e câmera de ombro ou filmadora já era, porquê a Globo filma aqui com câmeras de ombro, debaixo de sol eles acendem uma enormidade de luz (usaram 02 caminhôes geradores) se o "certo" é com DSLR na mão e sem carregar luz? Aí ele ficou quieto, virou as costas e parou de perturbar. Aí eu fui atrás dele e disse: E se seu cliente quizer a cerimônia na íntegra e com todo o áudio sem corte sem ser em clip (como a maioria daqui sempre faz questão)? Você vai dizer que isso já era, que o cliente está maluco e que isso não se faz em casamento, só para justificar o seu ponto de vista e a deficiência de só ter uma câmera DSLR, onde muitas vezes só tem uma lente no máximo 2.8 (geralmente uma 3.5 que vem no kit). Aí ele nem olhou para trás e foi embora sem me responder. Disse a ele para entrar no Blog Olhar Tecnológico que lá ele ia conseguir todas as respostas, onde já existe vários posts sobre o assunto e vários outros, mas com o diferencial de ser respondido por uma pessoa que realmente sabe do assunto.
      Parece que vai aparecer mais um por aqui (risos...).

      Muito obrigado e grande abraço!

      Excluir
    3. Pois é... o pessoal ouve cantar o galo, mas não sabe onde... eu sempre falo que cinema e vídeo é essencialmente luz... depois vem o resto... não interessa se a câmera filma no escuro. Se a cena pede luz, tem que iluminar. A menos que vc esteja filmando a lua de mel dos noivos, na hora do rala e rola, dentro do quarto do hotel no escurinho.... aí tá certo.... uma cena dessas pede um escurinho (ou não né.... pois tem gente que só gosta com a luz acesa...) E a mania de copiar sem saber o que está fazendo...

      Grande abraço!

      Excluir
  43. Marcelo, estou com um problema estranho aqui. Tenho um vídeo de escola de final de ano(2012), ele é finalizado em 4 partes (video1 2 3 e 4 geralzão). Como preciso do espaço no HD, resolvi finalizar as *.iso e bluray, para arquivamento. Pois bem, fiz bluray e DVD do geral(video4), bd e dvd do video1 com video4, bd e dvd do video3 com video4, mas agora não consigo fazer video2 com video4, simplesmente qdo o Encore está rendendo, quando entra no transcoding de video, ou mesmo antes qdo ainda está no trascoding dos 2menus q existem apenas, meu pc desliga geral. Todos os videos foram exportados pelo premiere (já li nos seus post q fiz errado), como o geralzão entra em todos, achei q era erro de export do video2. entao usei dynamic link pro video2, desligou tb. ai achei q poderia ser erro no projeto do encore, refiz, desligou tb. ai usei dynamic link pro video geralzao e pro video2, desligou tb. ai mudei o projeto do encore pra outro HD, dei clear cache, como ja tinha dado antes, e mesmo assim meu pc desliga. não sei mais o q fazer? ja coloquei ate ventilador no pc com tampa aberta. Meu pc não é bem correto, AMD Phenom II x4 925, processador 2,80 GHz, 8GB ram, Win7 64bits, CS6, ATI Radeon HD 5450, e onboard NVIDEA Gforce 7025, Placamae N68C-M Phitronics, 4 HDs (1,5 tera, 500sist+1tera arq), 2 de 500gigas e um 1 tera, fonte 500W real.... não é nada novo, mas realmente não sei pq somente nesse projeto o pc desliga, e nos outros ele fez corretamente. Pode me dar uma ajuda? e desculpe pelo "jornal". Abraço e gostei muito das dicas q li aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso tá me parecendo falta de espaço no disco onde o Encore e o Premiere estão salvando os temporários. Quanto espaço tem o drive C: da sua máquina? E quanto ao PC realmente tá todo fora de esquadro amigo. Não é a especificação correta para editar vídeos. Mas veja lá o espaço no C e me retorna.

      Excluir
  44. Marcelo, Boa Noite e parabéns pelo seu trabalho!

    Queria entender como posso filmar em hd 1280x720 30p tenho uma panasonic tm 900. só consigo em 1920 x 1080 59,94 fps ou em 960 x 540 29,97 fps, que o you tube não aceita.
    Não tenho intenção em trabalhar com full hd, minha máquina não aguenta, só subo vídeos para net e gravo em dvd's.
    Aguardo com o coração nas mãos! Grata Tatiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiane,

      Realmente a Pana TM900 não filma em HD 720P (1280 x 720) e vc deve usar a melhor qualidade da câmera para ter bons resultados e isso não vai interferir muito no desempenho do seu computador já que qualquer vídeo em h.264 pesa mesmo. Mas quem foi que te disse que o Youtube não aceita HD 1080? Só subo vídeos para lá nesse formato! Para produzir os DVD é só editar em HD e depois mandar para o Encore pelo Adobe Dynamic Link em HD que o Encore faz a conversão para DVD.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  45. boa noite marcelo, gostaria de saber se consigo efetuar uma transmissão via internet com uma panasonic ag hmc150 e gravar ao msm tempo, obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, desde que vc tenha uma placa de captura como a Blackmagic ou AJA com entrada HDMI vc pode e deve , tanto gravar na câmera, quanto na própria maquina que está fazendo o streaming.

      Excluir
  46. Bom dia Marcelo,

    Estou começando a editar videos gravads em FULL HD 1920X1080 no PREMIERE CS6 e para exportar para graver em disco de Bluray tenho algumas duvidas como por exemplo:

    - Já editei um video no premiere CS6 e quando exportei para gravar em Bluray o computador nao chega a terminar a exportação e trava....porém exporta o video e o audio em separado...não cheguei conferir ainda se exportou todo o video?
    - E normal exportar quando bluray o audio e video separados para depois gravar o disco no Encore?
    - No momento de exportar selecionei as seguintes opções: Format H.264 Blu-ray, Preset HD 1080p 29.97, tamanho do frame 1920X1080, frame rat 29,97, Level Main, deixo marcados as opções: Use Maximum Render Quality e Use Previews. São estas as configurações que devo utilizar no nomeneto de exportar pelo Premiere CS6 ou há outra forma?

    Marcelo agradeço seu auxilio desde já.

    Aguinaldo Gasparin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Para HD em mpeg, o áudio vai em um arquivo separado do vídeo para depois ser "muxado" no Bluray em um arquivo único. Não precisa marcar as caixas maximum render quality nesse caso pois não vai melhorar a qualidade e vai pesar mais a máquina. Enem marque Use Previews porque o programa vai aproveitar os render de preview de baixa qualidade para o vídeo final, diminuindo a qualidade.

      Quanto a máquina travar, depende da sua configuração e vc não mandou.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  47. Boa tarde Marcelo,

    To com um problema no Premiere CS5,

    Fiz uma edição de video em Full HD e fiz correção de cor, mas quando eu exporto ele fica lavado e meio esverdeado, o que estou fazendo de errado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, o que fez de errado foi a correção!.... risos...desculpe a brincadeira, mas provavelmente foi erro de correção mesmo. Tem parâmetros de cor, contraste, hue, saturação e muitos outros que quando vc modifica, não vê na hora, mas só depois do render final. Correção de cor não é simples nem fácil. Se vc não tem prática é melhor não mexer.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  48. Olá Marcelo.

    Meu nome é Antonio estava vendo um de seus videos e gostaria de uma indicação para comprar a placa mãe com chipset x58 ou p67, aqui onde moro as lojas nem os fornecedores não tem para venda.

    Obrigado e bom fds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fabrico ilhas de edição. Vc já deve ter visto aqui no blog. Tem uma seção Workstations Thunderbird by Marcelo Ruiz lá em cima no cabeçalho do blog. Então o que acontece, eu não te indico nenhuma das duas se for para montar máquina para edição de vídeos. x58 está muito ultrapassado e vc terá que usar processadores soquete 1366 que não existem mais novos, só usados. O chipset x58 era, há 6 anos atrás o que de melhor havia para workstations. O correspondente dele atual é o chipset X79 que é usado na maioria das workstations, inclusive nas minhas. Então é esse que posso te indicar.
      Os chipsets p67, h68 que usam soquete 1155 e 1156 também não prestam para edição de vídeos e seriam sua pior escolha.
      Se vc ainda não comprou o processador e outras peças, eu posso te fornecer novas ou usadas. Estou recebendo uma workstation usada minha como parte do pagamento de uma nova, por um cliente e tanto posso te vender inteira ou as peças que vc precisa.
      Inclusive coloquei hoje 'a venda uma workstation usada e revisada de outro cliente que entrou essa semana. Coloquei o post hoje aqui no blog na página inicial.
      A que vou receber semana que vem é igual.

      Grande abraço!

      Marcelo Ruiz

      Excluir
    2. Marcelo Obrigado pela rápida resposta o chip set Z87 é mais avançado ? por quanto você me faz a placa e o processador ambos usados X79 e quais as formas de pagamento ?

      Obrigado novamente.

      Abraço

      Excluir
    3. Antonio,

      O chipset Z87, apesar de novo não é tão específico para workstations. Eu não recomendaria. Os chipsets que sempre foram usados para essa tarefa foram o X58 no passado e agora o X79.

      O trunfo do X79 é a grande quantidade de lanes ligando o barramento PCI-E e o processador. Nos outros chipset a quantidade é menor e vc não pode, por exemplo rodar 2 placas de vídeo a 16x. Ele aceita apenas uma e o restante rodando a 8X.

      O X79 aceita até 3 slots rodando a 16X . É bem verdade que nenhum programa de edição de vídeo consegue usar 2 placas de vídeo ao mesmo tempo (SLI) como os games, mas para uma workstation, as vezes é necessário ter mais de um placa de video instalada, como no caso de programas de gradação de cor ou mesmo uma terceira placa de captura de vídeo.

      Um chipset como o Z77 e o mais atual Z87 não suportam isso e vc acaba sendo penalizado em velocidade se começar a espetar um monte de placas nos barramentos PCI-E.

      Quanto a placa X79 e processador para ela, não tenho usados. Somente novos. Sai por R$ R$ 2600,00 o conjunto se for o processador de 8 núcleos ou R$ 3600,00 com o processador de 12 núcleos. Garantia de 02 anos como o fabricante.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  49. Bom dia, querido Marcelo.
    Gostaria de comprar uma placa mãe nova, ai achei essas, vc pode me ajudar com relação á escolha?? ou pode ser de outro fabricante que vc está acostumado a usar.
    Grande abraço.
    MB ASROCK LGA2011 X79 EXTREME11
    MB ASROCK LGA2011 X79 EXTREME4

    Cordialmente:
    Wagner fernandes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A marca é ótima e eu recomendo. Mas as duas que vc cita estão nos extremos. Logicamente a Extreme 11 é top de linha e se vc puder comprá-la, excelente. Mas ela anda na casa dos R$ 2.300,00. E o desempenho para justificar seu custo vai depender dos demais componentes, montagem e configuração.

      Excluir
  50. Olá Marcelo Ruiz.
    Gostaria de parabeniza-lo pelo blog e todo esse belo trabalho que tem realizado em "suporte/ajuda" a nós editores de todo o brasil e no mundo via internet.

    Bom, não tem 2 meses que encontrei seu blog e desde então tenho acompanhado cada post e tudo o que você vem falando referente a edição e desempenho dos computadores para tal fim.

    Seguinte: Eu tenho um PC bem básico que usava para fazer minhas edições mas já estava ficando limitado demais. Acompanhando suas dicas, resolvi montar uma nova maquina com as configurações recomendadas por você, então montei a maquina com os seguintes componentes:
    Placa Mãe: ASUS H87 Plus
    Processador: Intel Core (TM) I7-4770 3.40GHz
    Memória: 16Gb (2X8) Corsair Vengeance DDR3 1600 MHz
    HD SSD: 120 Gb Kingston
    Placa de Video: NVidea GForce GTX 650 Ti BOOST
    2 HDs 1 TB (cada)
    Fonte: Corsair 750W
    Gabinete: Cooler Master
    *Tentei comprar tudo conforme suas indicações*

    Infelizmente, ainda não deu pra comprar os 4TB de HD pra montar os 2 sistemas RAID 0 mas ainda vou comprar os outros dois. Por enquanto estou trabalhando com os dois HDs ligados normalmente separados (tem alguma dica para ligar os dois HDs neste caso?).

    Aproveitando o espaço, gostaria de esclarecer uma dúvida:
    No Premiere Pro CS6, janela Preferences > Media, em Indeterminate Media Timebase - por defaul meu premiere já estava configurado em 25,00fps, devo mudar esse valor para 30fps ou 29.97 (Drop-Frame ou Non-Drop-Frame)?

    Deixo aqui o meu muito obrigado e meus parabéns pelo blog e videos.

    Grande abraço. Sucesso.

    Att.
    Leandro Fernandes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas eu jamais indiquei ou indicaria motherboard chipset H87 ou Intel 4770, bem como placa de vídeo GTX 650, que é fraquíssima. Onde vc viu essas indicações aqui no Blog?

      Excluir
    2. Olá Marcelo, me desculpe, pois acho que me expressei mau. Eu quis dizer que dentro de tudo aquilo q vi no blog, tentei montar a melhor configuração possível dentro daquilo que caberia no meu bolso. Sei que a placa de vídeo não é lá essas coisas mas foi o que eu consegui comprar e melhorar bastante meu desempenho em vista do que eu tinha. Me desculpa pelo mau entendido.
      Pois bem, é essa a maquina que montei.. Gostaria de sua opinião sobre os componentes. Muito obrigado pelo espaço.
      Abraço.

      Excluir
    3. Sem problemas Leandro. Sem dúvida que mesmo uma GPU mais fraca já melhora muito o render em relação a nenhuma placa compatível com o Mercury PB Engine. A CPU por melhor que seja, sempre vai ser fraca para render e preview. A máquina está boa sim. O processador de 4ª geração é muito bom. Pena que não exista ainda um chipset a altura dele. Depois, quando vc puder, compra mais 2 HD's e monta dois discos dinamicos com 2 hd cada um. E mesmo hoje como está, deixa um dos discos comuns paras os arquivos brutos de vídeo e mais nada e no outro vc programa o Premiere para salvar os arquivos de projeto, media cahce files e salva os vídeos exportados também nele. Vc vai ver um bom ganho de desempenho.

      Grande abraço!

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  51. Olá Marcelo, tenho outra perguntinha básica - Qual é o melhor preset ou configuração para exportar em MPEG2 DVD? Me refiro, tbm, aos ajustes de Bitrate Settings - Bitrate Encoding = VBR, 2 Pass (quais os melhores valores para Minimum Bitrate, Target Bitrate e Maximum Bitrate? Já tem aqui no blog algum tutorial sobre isso?
    Abraço.

    ResponderExcluir
  52. Marcelo, gostaria de saber se colocando 2 GTX780 em sli, o after effects irá enxergar os cuda cores das duas placas ou apenas de uma?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. A versão atual e mais nova, o After CC, como também o AE CS6 só enxerga uma GPU. Não adianta colocar 2 placas em SLI ou o que seja, que tanto o AE como o Premiere vão enxergar apenas uma placa instalada na máquina.

      Excluir
  53. Marcelo, tudo bem, gostaria de saber o seguinte, se usar 2 GTX 780 em sli, o after effects irá enxergar o núcleos cuda apenas de um gpu ou enxergará dos dois? É mais negócio 2 GTX780 em sli ou 1 k5000?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já respondido quanto as GTX 780 e SLI não funciona. Para o After, em certos trabalhos a Quadro 5000 pode ser mais rápida no render que a GTX. Mas se vc usa também o Premiere para editar vídeos com frequência, as Quadros são carroças quando comparadas as GTX ( estou falando especificamente paras edição de vídeo no Premiere ou After) Se for computação gráfica e dependendo do programa que será usado e dos drivers corretos para determinada atividade das Quadro, aí elas são mais rápidas e eficientes que as GTX.

      Excluir
  54. Olá Marcelo.. estou conhecendo o Blog Hoje.. Fiquei surpreso com a disposição que você tem em responder as perguntas.. Fico sempre feliz em conhecer pessoas que estão sempre dispostas a ajudar outros.. Parabéns pelo suporte que você tem dado ao pessoal, que Jesus te recompense e te abençoe muito... Estou com problema na recuperação de videos .mts corrompidos de um casamento, recuperei todos os arquivos do cartão, os tamanhos estão todos corretos, mas quando rodo o video não aparece nada, e nenhum programa abre.. você conhece algum softer ou algo que possa ser feito... Desde já muito Obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio,

      Você já tentou transcodificar esses .mts para .m2ts? Vc recuperou os arquivos porque? Foram deletados sem querer? Ou o cartão estava dando erro? Recuperou na própria câmera? Já tentou importar com o software da de captura da Sony? Em que câmera foram gravados os vídeos?

      No aguardo das respostas. Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  55. Olá Marcelo.. estou conhecendo o Blog Hoje.. Fiquei surpreso com a disposição que você tem em responder as perguntas.. Fico sempre feliz em conhecer pessoas que estão sempre dispostas a ajudar outros.. Parabéns pelo suporte que você tem dado ao pessoal, que Jesus te recompense e te abençoe muito... Estou com problema na recuperação de videos .mts corrompidos de um casamento, recuperei todos os arquivos do cartão, os tamanhos estão todos corretos, mas quando rodo o video não aparece nada, e nenhum programa abre.. você conhece algum softer ou algo que possa ser feito... Desde já muito Obrigado...

    ResponderExcluir
  56. Boa noite mestre! É o Cleber 07 na área (rios...).

    Gostaria de saber sobre a câmera JVC GY HM 70, é uma boa câmera? Se puder fazer aquele "famoso" prós e contras seria muito bom.
    Desde já lhe agradeço e grande abraço!

    ResponderExcluir
  57. pra exportar um vídeo pra dvd eu posso usar o tutorial "Premiere Pro: Como exportar sem perder a qualidade." que dará certo?? neste caso eu exporto e depois abro no encore?

    ResponderExcluir
  58. Caro Marcelo,
    Estou produzindo para uma TV da Europa. Preciso gravar em Pal, qual a melhor câmera para realizar este trabalho? Estou preocupada com a questão do 25p e 25i. Confesso que não entendo muito do assunto. Tenho uma câmera Canon 5D Mark III. Fiz um teste e gravei em Pal com a 5d mas estou tendo problema na hora de converter os arquivos na Edição. Eles precisam receber lá em DVC PRO 25. Você pode me ajudar.

    ResponderExcluir
  59. Boa tarde, encontrei este blog e sou muito feliz por isso. Parabéns, pelos conteúdos!
    Preciso investir em câmeras que sejam custo beneficio, em função de: agilidade, resolução, captação de audio, pau pra toda obra, e que tenha memória SD. Preciso de duas nestas condições e uma que seja top, em relação a estas duas. Busquei no B&H e encontrei essas opções, você poderia me dizer o que acha?
    HXR-NX70U NXCAM Compact Camcorder custo beneficio
    AG-AC160A AVCCAM HD Handheld Camcorder Top

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcus,

      Tudo depende para qual trabalho vc vai usar o equipamento com mais frequência. Câmera não se compra por especificação ou desempenho apenas. Mas sim para um determinado tipo de captura. Em que situações vc vai usar predominantemente esses equipamentos?

      No aguardo.

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  60. Bom dia Marcelo,
    Preciso editar alguns vídeos HD urgente mas minha máquina trava toda hora que tento exportá-los. Estou usando première CS5, só agora descobri o seu blog, ainda não tive tempo de ler todos os posts, mas pelo pouco que li deu pra notar que a máquina que tenho não é suficiente para tal tarefa.

    Pergunta: Se trocar o processador por um intel i7 já resolve? Ou tenho que trocar a máquina toda?
    A configuração da minha máquina é a seguinte;

    Sistema operacional : Windows 7 Ultimate 64Bits
    Placa mãe : Gigabyte - GA-990FXA-UD3
    CPU : AMD FX(tm)-8320 Eight-Core
    Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 660 - 2GB
    Socket : AM3+
    Disco rígido : Western Digital - 1TB
    Memória : 16GB DDR3
    Fonte : Corsair CX750

    Gostaria que me enviasse o seu e-mail para solicitar orçamento de uma workstation, caso você condene essa máquina, é possível? Preciso de ajuda urgente.
    Meu e-mail é lcbcosta@hotmail.com
    Desde já agradeço.

    Claudio Costa

    ResponderExcluir
  61. Olá Marcelo ótimo trabalho o seu, obrigado por compartilhar informações.
    Eu tenho uma duvida a respeito de workarea do premiere gostaria de salvar dois modelos de workarea e poder alternar entre elas facilmente, estou em uma empresa e eles não gostão que fação modificações no programa.
    A como fazer esse tipo de ajuste em workarea ?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  62. Bom dia a todos

    Estou com um problema no Encore, :(

    Fiz uma animação no After Effects (CS6) com duração de 01:30:00 (1min. e 30 seg), e inicialmente nessa animação
    a estrutura do menu (nomes, imagens, etc.) são carregados em 00:01:10 (1 seg. e 10 frames).

    No Encore(CS6) importei essa animação pelo Dinamic Link, e no menu, vinculei essa animação em Properties/Motion/Video, também
    adicionei um Audio no menu em Properties/Motion/Audio. Ainda na Aba Motion setei em Loop Point: o valor de 00:01:10 (1 seg. e 10 frames)
    que define o ponto de loop desse menu.

    Com essa configuração do Loop Point eu garanto que os links do Encore só vão aparecer após o termino da animação da estrutura do menu.

    Até aqui tudo normal... agora vem o problema!!

    Após efetuar o render do projeto no encore e executar o preview do menu a música e a animação iniciam e aos 00:01:10 (1 seg. e 10 frames)
    acontece uma travadinha (na música e no restante da animação do menu), pois é nesse momento que os links do encore são carregado e
    assim se pode clicar.

    Como eu posso contornar ou resolver essa travadinha, pois como é a primeira vez que faço esse tipo de menu, não achei como resolver
    ou alguém que tenha passado por esse problema...

    Este problema acontece tanto no preview do encore como no DVD já gravado lido pelo conputador (Power DVD ou leitor Blu-ray Sony).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sou muito safo em After ou autoração de menus. Mas talvez seja uma limitação do próprio leitor que tem que esperar o processador carregar os links para acesso do click do usuário. Isso pode ser uma limitação da velocidade de leitura da mídia, que é muito inferior a leitura de um disco rígido, por exemplo. Fora isso, vc já procurou ver nas configurações dessa parte do menu no Encore se tem algum timer para esse gatilho? Tipo o leitor de DVD vai esperar alguns segundos para o usuário clicar ou algo assim? Desculpe não poder ajudar muito nessa a´rea. Minha praia é mais direção de fotografia e montagem de equipamentos.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  63. Olá Marcelo tudo bem? Muito bom seu blog, já mim tirou várias dúvidas,
    e sempre que posso dou uma olhada nas novidades.
    No poster "Melhorando o desempenho na edição de vídeos AVCHD", você
    se refere ao Sony Vegas como um soft não profissional, bem eu trabalho com o Premiere
    e com Vegas, mas lhe confesso que o Vegas mesmo não sendo profissional, foi o
    melhor pra trabalhar com o formato AVCHD. O Premiere é uma dor de cabeça quando vou
    trabalhar com esse formato, trava tudo, já no Vegas é a mesma coisa que estar assistido vídeo
    no Media Player. Agora lhe pergunto, o porque deste soft não ser considerado profissional como o Adobe Premiere? Só pra lembrar eu uso os dois devido esse problema, que não foi resolvido com suas dicas, obrigado por você compartilhar seus conhecimento.

    Joacir Jr.

    Até mais

    ResponderExcluir
  64. Olá Boa tarde Marcelo, estou com um problema na ilha de edição, quando faço um corte na imagem aparece uma tela vermelha em algumas partes do vídeo, não e sempre que isso acontece. você sabe me informar porque isso esta ocorendo e como resolver ?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual é o formato do vídeo e em qual câmera foi capturado?

      Excluir
  65. Olá. primeiramente meus parabéns pelo blog. Sempre estou do olho em seus posts. são muito bons e me auxiliam muito.

    Mas venho também tirar uma dúvida.
    No audio que capturo de meus eventos especialmente casamentos. muitas vezes tenho um problema relacionado ao volume.

    tem horas que o pastor ou padre falam auto e horas que falam muito baixo
    geralmente eu tenho que reajustar trecho por trecho do áudio aumentando ou diminuindo o seu level para obter um áudio uniforme.

    Eu sei que possui este recurso no programa Grass Valley EDIUS 7 de conforming de audio.
    Padronizar o áudio automaticamente.

    gostaria de saber se existe um recurso semelhante no premiere pro CC, pois é o que uso.
    ou se exite outra alternativa para conforming de áudio diferente do que eu uso que seja mais ágil. desde já agradeço

    ResponderExcluir
  66. Estamos gravando em AVCHD. mas redimensionamos a imagem na edição para 4:3 para ser transmitido. a câmera é uma Panasonic Ag-hmc80.

    ResponderExcluir
  67. Li seu artigo sobre dgradação da imagem quando se grava em HD e se faz um DVD, fiz uns testes comvíveos pequenos de até 45 min. e o resultado foi surpreendente.
    Estou finalizando uns trabalhos só que eles tem duração de mais de uma hora chegando a até 2:30hs.
    Acontece que quando forço a passagem para progressivo no Encore a opção é 7 mpbs que é utilizado em vídeos de até uma hora.
    Como faço a configuração para duração dos vídeos que tenho que fazer os DVD's

    ResponderExcluir
  68. Bom dia Marcelo, será que pode me ajudar... tenho uma Sony NX5 e na igreja onde faço trabalhos usa luz de mercúrio aquelas amareladas tipo de praça e minha imagem fica horrível, se bater o branco tbm em fim não sei o que fazer vi uma imagem de um amigo que tbm grava la com uma camera sony tbm sendo modelo handcam full hd e a imagem é muito melhor fico imaginando porque eu investi um valor alto numa nx 5 e não tenho um retorno de imagem satisfatório nessa situação, estou fazendo algo de errado? ou teria uma indição de modelo para usar nessa situação?
    Obrigado!!
    Pedro Junior

    ResponderExcluir
  69. Oi Marcelo boa noite.

    Estou filmando um reality show para TV sobre minha viagem na Nova Zelândia.
    Já fiz metade do percurso filmando com uma DSLR CANON T2I 1920 x 1080 30 fps.

    Gostaria de passar para o formato 1280 x 720 60p pois irei trabalhar bastante com slow motion.
    E li um ótimo artigo seu recentemente e acredito que terei imagens melhores.

    Por favor, minhas perguntas são:

    Filmando com 1280 x 720 60p irei perder qualidade quando for para a tv ? Em qual formato poderei exportar para a tv ?

    Filmando em 1920 x 1080 60p, terei que converter para 30p para ir para a tv ? Irá perder qualidade ?


    Muito Obrigado agradeço bastante a ajuda.

    Boas energias e sucesso !






    ResponderExcluir
  70. Meu premiere cs6 não aparece a opção para exportar em MXF Op1a, pq será?

    ResponderExcluir
  71. Bom dia, Marcelo, Como está amigo?! Cara, preciso de uma ajudinha sua bem rápida. Tenho uma Panasonic AC AG 90. Fiz um evento onde tive que deixá-la gravando por 1h e 40m direto. Qnd fui verificar o cartão percebi que ela fecha um arquivo aos 27 minutos e abra outro. Cara isso dá um pulo na imagem... Eu sabia que as DLSR é que faziam isso... Vc sabe algo sobre isso? Forte abraço.

    ResponderExcluir
  72. Olá Marcelo, vou postar aqui um fato interesante, para que sirva de alerta para todos.
    Eu comprei o processador Core i7 4930K soquete 2011 (3ª geração).
    Procurei uma placa para o mesmo, encontrei a GA-X79-UP4. No site da gigabyte tinha uma lista de processadores que a placa suportava.
    Comprei a placa, montei o computador e. . .,
    Quando eu ligava ele desligava 2 segundo depois e ficava assim, ligando e desligando. Queimei as bufas e não resolvi, no dia seguinte liguei para a empresa que me vendeu a placa e eles tinham um técnico, ao relatar o problema ele simplesmente disse o que ocorria tinha a ver com a "ATUALIZAÇÃO DE BIOS". Levei a placa, ele usou um processador de geração anterior (2ª geração) e atualizou e o problema acabou ali. (Não foi cobrado nada por isso)
    Voltei ao site da Gigabyte e olhei com muito mais atenção e então encontrei os dizeres que a placa aceitava este tipo de processador (3ª geração) depois de atualizar a BIOS.
    Ela vinha com BIOS versão F2 e tinha que atualizar para versão F4.

    O alerta é esse, ao comprarem processadores de 3ª geração, (clique aqui no link para saber mais) - http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Todos-os-Modelos-do-Core-i7/1651 -
    entre no site do fabricante da placa pegue uma lupa e veja todos os detalhes se a placa está atualizada para o mesmo, senão vai ter trabalho dobrado.
    Clique aqui para ter uma idéia do que dizia a lista de processador da minha placa, estava com letra pequena e era a última coluna da lista - http://br.gigabyte.com/support-downloads/cpu-support-popup.aspx?pid=4288
    Nessa lista tem uma série de outros processadores inclusive da AMD.

    É isso, no mais

    Abraço

    ResponderExcluir
  73. Olá, Marcelo.
    comprei recentemente uma JVC GY HM 150U. Estou encontrando dificuldades em achar uma configuração ideal para ela. Trabalho com videorreportagens e estou gravando em 1080 30p. Qual configuração você usaria? Abraço!

    ResponderExcluir
  74. Oi Marcelo,
    Edito programs de 20 minutos, faço testes de elenco, videobook para atores num note book latidute da dell, que comprei em 2007 DIRETO DA FÁBRICA e o vendedor foi me sugerindo o que eu deveria fazer e le foi sendo montado. Pedi que colocasse uma entrada fire wire, e ainda edito nele até até hoje de forma satisfatória para os produtos de faço. Porém ele já estáficando velhinho. Gosto de editar no notebook, porque tenho mobilidade. Uso o adobe premiere pró. Não tenho o que reclamar. mas está na hora de fazer outro notebook. Voce faz? quanto custa?, senão vc poderia me sugerir as configurações para eu pedir para dell montar outro. Devo evoluir para o adobe cs5 ou 6. Ainda não sei mexer neles. Minha camera é uma PD 170..mas devo investir em uma fuul hd....básica. Como você podeme ajudar
    Meu nome é Charles meu email é Myara@tvts.com.br do Rio de janeiro abs

    ResponderExcluir
  75. Vc sugere alguma boa camera básica de vídeo, Full hd para trabalhar com adobe cs5 e bom preço.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Charles,

      Isso depende primeiramente para qual tipo de atividade predominante. Uma câmera muito boa para um tipo de trabalho pode se mostrar péssima para outros. Qual seria a atividade principal para ela?

      Grande abraço!

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  76. Marcelo, td bem?
    Tira uma dúvida, por favor, ao gravar em 24 fps tem como criar um DVD ou Bluray com a mesma velocidade de quadros, configurando no Encore?
    Pergunto porque quando crio um projeto, a primeira opção é sempre em 29,97. Fucei as configurações para criar um DVD e não encontrei a opção de mudar para 24 fps ou 25 fps. Espero ter sido claro.

    Muito obrigado!

    Um abraço!
    Feliz Natal e um próspero ano novo,

    ResponderExcluir
  77. Boa noite Mestre! É o Cleber 07!
    Passei para desejar um feliz Natal e um ano novo cheio de saúde e realizações. Não esqueci da vakinha, eu só não consegui resolver a impressão do boleto por causa de que estava no note e não tem impressora instalada. Vou resolver isso em uma LAN breve. Estou nessa!

    Grande abraço!
    PS> Me desculpe não passar antes... Foi por causa de edições atrasadas que me enrolaram bastante. (risos,,.).

    ResponderExcluir
  78. Meu amigo passei para desejar um feliz ano novo para voce e agradecer tudo que fez para ajudar, no momentos dificeis que tive, confesso que até pensei em comprar um Mac pela deficiencia de técnicos que se tem hoje, mas pretendo comprar o ilha sua esse ano espero se as coisas melhorar, gostaria de saber se posso em vez de trabalhar com o adobe trabalhar com o Edius agora a matrox esta dando suporte a esse software para mim o mais estavel e completo uma maneira que achei de ter um sofware original sem ter de pagar assinatura e ainda melhor, claro que vou ter de aprender a mexer com ele nada muito dificil tem o manual em portugues, o que gostei dele é que faz varias coisas seu uma placa de video especifica
    um abraço

    ResponderExcluir
  79. não seu se consegui fazer o comentário mais desejo Feliz ano de 2014 e espero que tenha passado um Feliz Natal amigo é o Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo,

      Foi tudo em Paz... espero que vc também tenha um excelente 2014.

      Grande abraço!

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  80. Olá Marcelo. Tudo bem?
    Estou tenho um probleminha com a edição.
    Minha maquina é nova e está tudo setado dentro dos conforme sugerido por vc mesmo aqui no blog porém estou tendo o seguinte problema com alguns videos: Quando exporto os arquivos noto que em alguns trechos aparecem alguns frames vermelhos com um ponto amarelo no meio.
    Isso eu notava só após a exportação porém agora isso está visível em alguns trechos do vídeo na própria time line. Achava que era alguns efeitos que eu havia usado porém notei que mesmo em trechos sem efeito algum isso acorre.
    O que estou gravando são workshops de música onde usa a câmera fixa no tripé e levo o material para casa para ser editado e posto no youtube.
    Os arquivos foram gravados 29,97 fps, 1920x1080 (1,0) e estou exportando em H.264 para postar.
    A time line estou abrindo no mesmo formato dos videos.
    Isso antes não acontecia mas de uma semana pra cá vem ocorrendo isso e não sei o que é e nem como resolver o problema.
    Peço aqui sua ajuda e desde já muito obrigado pelo espaço.

    Att
    Leandro Fernandes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro,

      Qual a versão de seu Premiere Pro? Está instalado em PC ou MAC? Onde estão os arquivos com os videos brutos? Na propria máquina ou em outra máquina ou drive externo?

      Fico no aguardo para lhe orientar melhor!

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
    2. Meu Premiere é o CS6 para Windows (PC). Uso um SSD de 120 GB para o sistema e 2 HDs de 1 Tb cada (Internos - tudo na mesma máquina) para os arquivos que estão separados assim:
      Um HD só para os arquivos de projetos (Trabalho tabém com Áudio e uso o programa Pro Tools para minhas gravações) e ali estão todos os projetos do Premiere e, no mesmo HD criei uma pasta "PPCS6 Media Cache Files" onde nessa paste criei mais duas subpastas pastas ("Media Cache File" e "Media Cache DataBase").

      O outro HD tem os arquivos "brutos" - Videos Capturados, Vinhetas, Musicas, Artes, etc.
      Neste mesmo HD onde está reservado para os arquivos brutos eu coloquei a pasta "Temp" (Arquivos temporários) que geralmente fica no Hd do sistema (SSD). Optei por tirar essa pasta de lá para não serem gravados arquivos temporários no SSD mas gostaria de saber se fiz correto direcionar a pasta temp para o HD dos arquivos brutos. Além disso eu também troquei os arquivos de paginação para o HD de arquivos brutos e também alterei os valores da memoria virtual usadas pelo windows.
      Pode isso estar interferindo no desempenho da edição?

      Agradeço o espaço. Abraço

      Excluir
    3. Leandro,

      SE vc se refere a pasta temp do Windows ela não deve ser colocada no HD de vídeos brutos, pois a todo instante são gravados arquivos temporários nela necessários ao Windows e isso acaba competindo com o playback dos videos, pois como vc sabe, quando um hd escreve ele não pode ler ao mesmo tempo. Melhor deixar apasta tempo no SSD mesmo e de vez em quando fazer a limpeza.

      Mesma coisa os arquivos de paginação do Windows. Na verdade um SSD nem precisa deles. Nos meus windows eu desabilito a função de paginação. Quanto a memoria virtual, ela só é necessária se vc tiver pouca memória RAM instalada. Quanto vc tem de RAM.

      E pra finalizar, jamais um HD apenas por mais rápido que seja vai fornecer leitura suficiente para rodar bem os videos em HD no Premiere. Sem pelo menos 2 discos em RAID 0 para cada função (videos brutos e arquivos de projeto) nada feito... vai ter travamento.

      Não estou dizendo que o problema seja exatamente esse. Mas é o tipo de coisa que acontece quando não há velocidade suficiente nos discos ou no driver externo quando o programa está exportando. Vc teria que fazer o teste.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
    4. Ok. Tenho 16 Gb de memoria.
      Muito obrigado pelas dicas valiosas. Vou retornar a pasta Temp ao local de origem dela e os arquivos de paginação.
      No meu caso agora acho que só falta comprar mais 2 HS de 1 Tb e montar os 2 sistemas RAID 0. Isso deve resolver o problema. Caso o problema persista, volto a te ocupar por aqui mesmo.
      Muito obrigado.
      Grande abraço e Sucesso.

      Excluir
  81. Boa tarde Marcelo.

    Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo trabalho com o blog que já venho acompanhando há algum tempo!!!

    Efetuo algumas filmagens e gostaria de algumas orientações suas no seguinte ponto:

    1 - para minhas pturas utilizo basicamente 2 tipos de equipamentos 01 filmadora AVCHD e 02 câmera DSLR, no equipamento 01 uso a configuração 60i e no 02, 30p. A maioria das finalizações ssão para um DVD-DL assim gostaria de sua ajuda em saber qual seria o melhor preset a ser utilizado no Premiere. A que utilizo hoje é AVCHD 720p exportando em H264

    2 - A segunda duvida é a seguinte, alguns projetos que finalizei no DVD-DL pretendo enviar para um Bluray porém verifiquei que para a resolução 720p não temos a opção de 30fps somente 24 e 60 quando mudo para 1080p é que posso ter esta opção no Encore, porém não quero utiliza-la para não esticer demais os pixels, assim gostaria que por gentileza me ajuda-se se existe algo que posso fazer para contornar isto seja na edição ou exportação.

    3 - Terceira duvida para finalização apenas em Bluray qual seria a melhor configuração que devoi utilizar para captura em meus equipamentos, as opções que tenho são:

    Filmadora 24p, 60i e 60p

    DSLR 01 30p

    DSLR 02 24p e 30p

    Desde já grato pela sua atenção,

    Leonardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo,

      Vamos lá:

      1 - Se a camera 01 puder captar em progressivo a 30P seria melhor, caso contrário utilize o preset AVCHD 30P em 1080 ou 720 se for essa a resolução máximas das câmeras. Quando inserir o video entrelaçado da câmera 1 na timeline progressiva faça o ajuste no video para conformar para progressivo lá na opção interpret footage. A exportação em H.264 está correta mas não entendo porque 720P a não ser que suas câmeras não captem em HD 1080.

      2 - A resolução 720P (1280 x 720) trata-se de um padrão de HD usado na Europa em PAL. Por isso não tem 30P pois PAL é 25P. Tenho certeza que o Encore deve oferecer 24, 25 ou 60P. E realmente esticar o vídeo fazendo o upscale degrada um pouco a imagem. Nesse caso, voltando a dizer que se vc não pode captar em 1080 será melhor exportar a 24 quadros em NTSC.

      3 - Agora ao responder a ultima perguta é que ví que sua filmadora 1 tem a opção 60P. Então não resta dúvida: use essa opção. Esqueça o modo entrelaçado. Ele acabou. Era usado quando ainda tínhamos monitores CRT de tubo. Capte tudo em progressivo. A vantagem da camera 1 em captar a 60P é que vc pode, com os takes dela, tanto conformar para 30 P para ter velocidade normal quanto deixar em 60P para ter um belo slow motion em alguns trechos.

      Eu tb gosto muito do 24P e vc tem essa opção nas duas câmeras. A menos que vc não goste daquele ligeiro flicker que é semelhante a película.

      Grande abraço!

      Marcelo Ruiz

      Excluir
    2. Bom dia Marcelo.

      Primeiramente lhe agradeço muito pela ajuda!

      Abaixo comentário referente as suas dicas:

      1 - Nesta filmadora eu não consigo captar em 30p somente 24p, 60i ou 60p, a resolução dela é full hd (1920 X 1080), tenho trabalhado com uma timeline 720 e também exportado em 720 porque a câmera DSLR só capta em 720 e para não esticar demais igualando a resolução da filmadora prefiro reduzir de 1080 para 720, acredito que assim não terei tanta perda na finalização. Como você mencionou posterior que como tenho a opção de capturar em 60p que se utilize, eu poderia então trabalhar com o preset para 30p ou 24p tranquilo? Teria que fazer algum ajuste no vídeo?

      2 - Como mencionei no ítem 01 não queria esticar a resolução da DSLR por isso pretendo trabalhar com um Bluray de 720p. Ai lhe pergunto dependendo do preset que você me indicar para trabalhar no item 01, posso utiliza-lo tanto para finalização em DVD-DL e Bluray sem muita perda? No caso do Bluray qual seria o mais indicado 720p ou 1080p?

      3 - Vou seguir sua dica de trabalhar com o 60p já que tenho a versatilidade de trabalhar com ambos os presets. Caso eu saiba que vou finalizar um projeto apenas no Bluray é melhor captar em ambos os equipamentos 24p? ou continuo na filmadora com os 60p?

      Aguardo seus comentários. Mais uma vez muito obrigado pelo exclarescimento.

      Grande abraço!

      Leonardo.

      Excluir
    3. Leonardo,

      Já que a DSLR só tem 720P deixe a câmera também nos 720P se for possível e rodando as duas em 24P e exportando em 720 P em 24 fps. Achoque essa seria a opção que traria menos trabalho e menos diferenças nas imagens das duas.

      Sim vc pode trabalhar em uma time line hd 720P 24 para exportar direto para bluray e DVD tento trabalho de editar apenas uma vez. Quem vai fazer a redução para dvd será o Encore.

      Como já disse no primeiro parágrafo, no caso dessas diferenças todas, eu acho melhor trabalhar em 24P nos dois equipamentos desde a captação e finalizar tudo em 24P.

      Grande abraço!

      Marcelo Ruiz

      Excluir
    4. Muito Obrigado pelo retorno.

      Abraço!

      Excluir
  82. Marcelo,

    Venho tentando fazer captura de uma fita miniDV em HD. Tentei utilizar o Nero Vision Express mas não obtive êxito, acredito que captura em HD apenas na versão paga. No Premiere minha captura fica com várias listras e muita tremulação. Você tem algum programa que possa me indicar pra fazer essa captura? Ou alguma dica que possa resolver esse problema do Premiere? Minha câmera filma em 1080i.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafaela,

      Assim fica muito vago. Em qual câmera foram captadas as imagens? Qual o formato? Como são essas listras e a tremulação? Qual versão do Premiere está usando? como está fazendo a captura? Direto da camera via cabo? Qual cabo?

      No aguardo...

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  83. Boa tarde Marcelo, meu nome é Aguinaldo e efetuo a gravação de DVDs pelo Encore CS6 e estou recebendo reclamações dos clientes pois o DVD não roda ou quando roda no aparelho trava em algumas partes. O que pode ser isto? Como posso eliminar este problema?

    Abraços e obrigado por enquanto.

    ResponderExcluir
  84. Aguinaldo,

    Em 90% dos casos é defeito de "junta" no aparelho do cliente. Junta tudo e joga fora. Tem gente que ainda tem aparelho de DVD do tempo em que a TV era preto e branco... risos. Aí os aparelhos não reconhecem alguns tipos de mídia como DVD-R (ou as vezes +R) ou a velocidade da taxa de dados está alta ( acima de 4,5 Mb/s). Mas raramente é defeito no seu disco, se vc testou e funcionou bem no seu aparelho ou computador, que certamente devem ser mais modernos e melhores que o do cliente.

    Qual bitrate vc usou?

    Abraços,

    Marcelo Ruiz

    ResponderExcluir
  85. Obrigado Marcelo pelas explicações, já acompanhava seu blog e agora estarei mais participativo ainda.
    O bitrate que estou utilizando é de Alvo 3 e Maximo 6, porém ontem em resolvi checar todos os DVDs que havia gravado e em alguns travou no meu DVD (tenho um aparelho um pouco antigo ainda aqui em casa) e outros não. Constatei então que acabei utilizando dois tipos/marcas de disco de DVD...em um ocorria o problema e em outro não.
    Estou gravando novamente alguns com o tipo de disco que não apresentou problemas da 1ª vez e agora está ficando ok.

    Obrigado por enquanto e sempre que necessitar entrarei em contato.
    Abçs.
    Aguinaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aguinaldo,

      Existem algumas marcas que realmente travam em alguns tipos de aparelho, não apenas antigos, mas novos também. Por incrível que pareça uma marca barata como a Multilaser, fabricada aqui mesmo no país, raramente dá problemas. Outra marca boa e das mais caras é a Ridata legítima, mas é mais difícil de encontrar.

      Grande abraço!

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  86. Bom Dia Marcelo Ruiz

    estou precisando passar um video numa loja.
    mas queria fazer tipo montar 4 tvs uma no lado da outra ou seja fazer um telão com 4 tvs de
    52 polegadas. e o video passar inteiro nas 4 tvs pergunta. como faço isso e qual equipamento preciso
    para fazer isso ? pode me ajudar meu amigo

    abraços Marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Facinho Marcos, pega uma boa placa de vídeo como a GTX 770 ou 780 e vc pode ligar os quatro monitores. Dois nas portas DVI-D , 1 na porta HDMI e outro na DisplayPort e caso os monitores não tenham entrada DP vc pode usar um adaptador DP para DVI-I e pronto. Depois de tudo conectado basta programar o modo de exibição da área de trabalho no Windows para ser exibida nos 4 monitores. Aí é só arrumar a posição que vc quer arrastando os icones na tela e pronto. Coloca o vídeo para passar direto do Media Player.

      Grande abraço!

      Excluir
    2. Obrigado Marcelo pela a sua ajuda, me ajudou bastante ! Voce é o Cara.

      só uma pergunta tenho a vga gtx 680 da para fazer tanben ?
      fazendo desta forma o video vai aparecer inteiro nas 4 tvs ?

      Brigadão Amigo Abraços

      Marcos

      Excluir
    3. Marcos,

      Sim. A GTX 680 tb suporta 4 monitores no mesmo esquema da 780.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  87. Marcelo, parabéns pelo blog.

    Gostaria de saber se existe uma forma de editar .avi no Premiere CC utilizando o Mac OSX lion

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wildelano,

      A pergunta está meio incompleta. Que tipo de arquivo .avi? Tudo depende do codec com o qual o arquivo está compactado. Vc está tentando editar e o Premiere não consegue importar? Por favor esclareça.

      Marcelo Ruiz

      Excluir
    2. O projeto foi criado em outro pc, ao copiar a pasta do projeto para o MAC, não é possível editar, o MAC não reconhe, fica aparecendo um ícone com o sinal de interrogação.

      Estas são as informações que o VLC mostra do arquivo que o Premiere não reconheceu:

      Codificador:TechSmith Screen Codec 2 (tsc2)
      Resolução: 1920x1080
      Taxa de quadros: 30

      Excluir
    3. Wildelano,

      Sim, nem o Mac e nem qualquer ouro computador que não tenha o plugin TechSmith instalado. Esse vídeo deve ter sido capturado ou editado com o Camtasia Studio.

      http://www.techsmith.com/camtasia-uses.html

      Vc pode tentar baixa a versão gratuita dele ou outro decoder free qualquer (é só procurar por tsc2 plugin na web) Pra ver se depois de instalar o decorder o próprio Premiere reconhece o formato.

      Caso contrário vai ter que exportar em outro formato com avi sem compressão, mpg2 ou h.264 do computador original onde estava o vídeo.

      Grande abraço!

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  88. Bom dia a todos

    Estou com uma dúvida a respeito de filmagem 3D. O que vemos em filmes é uma captura com uma camera 3D ou é feito uma pós produção para geração de imagem 3D.

    Usa-se algum equipamento diferenciado ou em qual programa é feito a edição?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Herbert,

      Na verdade a captura é feita com 2 câmeras de cinema montadas em um suporte de forma que as duas capturem a mesma cena mas com regulagens diferentes. Aí vai depender do processo utilizado na edição. Pode ser por diferença de cor nas duas imagens captadas, pode ser por uma ligeira mudança no angulo de captura, pode ser por utilizar campos e linhas de imagem alternados. Programas como o Premiere e o Final Cut editam em 3D. Existem câmeras mais amadoras, destinadas a televisão ou publico em geral, que usam o sistema de duas lentes, chamado estereoscopia. Mas no cinema de grande orçamento geralmente não é utilizado e sim o processo das duas câmeras normais justapostas.

      Veja no link abaixo uma foto de um RIG com 2 cameras Panavision profissionais para 3D.
      http://www.martinpreiss.cz/wp-content/uploads/2009/12/R1033567.jpg

      Grande abraço!

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  89. Fala professor, tudo bem?
    Gostaria de tirar uma duvida: Estou com uma gravação em uma fita MiniDV que foi gravada em HDV. Porem não consigo capturar pelo Premiere em HDV, somente em DV, pois tentei uma outra fita. Estou usando o Sony HVR-M25N e um cabo firewire para fazer a interface com o computador. Fico no aguardo de uma ajuda.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente o M25 está para modo automático e não HDV e pode ser o Premiere tb que esteja configurado para capturar em DV. Vc tem que trocar nas preferências. lá em capture Device. Troca para HDV retira o cabo desliga o deck recoloca o cabo e liga novamente. Sua timeline está em DV ou HDV?

      Grande abraço!

      Marcelo Ruiz

      Excluir
    2. Professor, desculpe a demora, mas como eu consegui resolver o problema, cai em cima do trabalho, e era bastante coisa rsrsrs...
      Acho que era a timeline mesmo.
      Mais uma vez MUITO OBRIGADO, o sr. foi impar como sempre!

      Abraços!!!

      Excluir
  90. Olá, tenho uma Panasonic HMC 80 que tem me dado excelentes resultados de imagens, porém, percebo que na pós renderização a imagem fica um pouco "em câmera lenta", se é que me entende... gostaria que me indicasse uma melhor configuração dessa câmera e formato de gravação, assim como a importação dos arquivos AVCHD para o Premiere CS6, que é o formato que ela grava. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade não é bem câmera lenta, mas atrasos no carregamento dos frames na estrutura do vídeo exportado. As causas são várias, desde a qualidade da captura, passando pela exportação com parâmetros corretos e da qualidade do leitor de DVd ou mesmo da máquina onde vc está vendo o vídeo exportado. Aqui no blog tem um tutoria sobre isso. Estã aqui no lado direito na coluna dos posts mais acessados. Dá uma lida.

      Grande abraço!

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  91. Marcelo, conheci ha pouco tempo este blog, e acompanhar teus comentários nos esclarece muito. Recentemente li teu comentário a respeito da Lumix GF3, como eu estava para comprar uma câmera, pensei nessa, mas como não encontrei na época, acabei comprando uma G3, para a qual vi que também existe hack. Agora pretendo "hackeá-la", ja vi que existe o Ptool3.66, da equipe do Vitaly, seria possível v. me dar dicas e recomendações de como devo proceder.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro,

      O hack das Panasonic é bastante complexo e deve ser tentado somente se vc seguir corretamente as instruções. Fiz isso uma vez em uma câmera e o processo é demorado e cheio de macetes. Mas a melhor fora é seguir uns tutoriais que vc acha no Google. O assunto é muito extenso.

      Grande abraço!

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  92. Bom dia Marcelo! Estou com uma dúvida simples:
    Quando vejo algum DVD famoso, prensado por alguma grande empresa, sempre tem um ícone impresso escrito "HD DVD". Seria esse o diferencial que grandes produções usam para que o vídeo fique com a qualidade HD em um DVD que roda em qualquer aparelho? Se sim, é possível eu conseguir gravar dessa forma usando o Encore?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas,

      Não e isso. Aquele símbolo que aparece em alguns DVD's mais antigos indicava que aquele filme podia ser comprado também na versão HD-DVD que há quase 10 anos atrás competia com o BluRay. Só que o formato foi abandonado fazem uns 5 anos, quando a JVC desistiu de competir com a Sony. Alguns aparelhos tocadores de BluRay ainda vem com a capacidade de ler tanto discos BluRay quanto HD-DVD e geralmente vc vai ver o mesmo símbolo na frente do aparelho junto com outras logomarcas de outros formatos suportados pelo aparelho. Acontece que o disco HD-DVD não é igual a um disco DVD comum e só pode ser lido por um aparelho antigo no formato HD-DVD ou por tocadores novos de BluRay. A midia é parecida mas diferente quanto ao tipo de lazer necessário para a decodificação.

      Grande abraço!

      Marcelo Ruiz

      Excluir
    2. Lucas,

      Aquela logomarca aparecia nos DVD antigos quando ainda havia uma disputa entre a Sony e a JVC pelo formato de alta definição. A Sony acabou ganhando com o BluRay e a JVC desistiu do formato HD-DVD. Hoje os filmes em DVD novos não vem mais com esse símbolo e sim com o do BluRay, indicando que aquela obra tb está disponível no formato. Para tocar um HD-DVD vc tem que ter um aparelho antigo da JVC ou um aparelho de Bluray mais novo que tb lê o formato HD-DVD. Os nomes são parecidos mas DVD não tem nada a ver com HD-DVD.

      Grande abraço!

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  93. Oi Marcelo, estou passando por uma dificuldade, instalei o Adobe Premiere Pro CC, porém quando tento importar arquivos gravados na GY-HM700 (mp4 ou mov), dá erro. Vídeos gravados na 7D (mov) e 60D (mov) eu consigo importar tranquilamente.
    Eu acredito que seja codec, MainConcept, tu pode me ajudar ?
    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris,

      Você está importando os vídeos direto ou toda a estrutura de pastas dos cartões de memória? Exemplo de um cartão de câmera Panasonic:

      HM700-0001------DCIM------PRIVATE -------JVC-----BPAV-----CLPR-----TAKR-------etc.

      Pelo menos tudo que está abaixo da pasta PRIVATE tem que ser importado para a timeline do Premiere. Veja se isso funciona e qualquer coisa volta a perguntar.

      Grande abraço!

      Marcelo Ruiz

      Excluir

Obrigado por sua participação! Asim que eu puder, vou responder! Volte sempre!

Marcelo Ruiz

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.