09/11/2023

Lentes com fungos e haze podem ser salvas? Sim e eu explico como!

Uma coisa que incomoda e preocupa qualquer fotógrafo é poeira e mofo em suas lentes. A maioria de nós é sempre muito cuidadoso em manusear e guardar nossas preciosas lentes fotográficas ou cinematográficas. Mas vez por outra somos pegos de surpresa. Seja por um mofo que resolveu aparecer depois de um inverno muito úmido e frio, seja porque compramos aquela lente rara que apareceu com preço bom, ou mesmo por defeito de fabricação ou idade, onde anomalias mais graves, como o haze causado por agressão de produtos químicos ou o descolamento de grupos de lentes, temos que tomar a decisão de aposentar a velha companheira ou enviar para assistência técnica. 

Nos casos mais leves, como poeira ou mofo recente,

uma boa revisão e limpeza resolve. Mas há os casos complicados onde a lente fica inviável. Na foto acima à esquerda vemos um conjunto de elementos traseiros de uma lente Takumar SMC 55 f/2.0 completamente opaco devido a um fenômeno chamado descolamento de bálsamo. O resultado é um padrão de haze. Embora o haze possa ser causado por outros fatores, como acúmulo de uma camada de óleo ou graxa, usados nos anéis e helicoides, que com o tempo acabam migrando para a superfície das lentes próximas. 

No caso do descolamento por degradação da composição química da cola, usada para unir dois ou mais elementos de um grupo de lentes, causado pela ação do tempo ou mesmo agentes mecânicos como quedas ou calor excessivo, a transparência do conjunto de lentes fica seriamente comprometida, causando desde a perda de contraste e nitidez, bem como a transmissão de luz. O resultado são fotos subexpostas, com falta de definição e contraste e cores desbotadas. Nesse ponto, muitos acabam encostando a lente ou vendem por um preço muito abaixo do valor.

Infelizmente há uma crença que descolamento de bálsamo (nome dado a cola que era usada até cerca de 1990) ou descolamento de cimento ótico (nas lentes fabricadas a partir daquela data) não tem reparo. Muitos técnicos inclusive se negam a pegar lentes com esse tipo de defeito alegando que o reparo é impossível ou economicamente inviável. Existem mitos de que uma lente descolada e posteriormente reparada vai perder o foco ou ficar com o eixo ótico descentralizado. Ou ainda que vai perder as características de transparência e refração da luz. 

É bem verdade que tudo isso está sujeito a acontecer em um reparo desse tipo. Seja por imperícia, uso de materiais inadequados ou em casos de lentes com tolerâncias de montagem extremamente precisas. Mas na maior parte dos casos, quando o reparo é bem sucedido, a lente volta às suas características originais. Na foto acima, à direita, vemos um recorte de foto tirada com a lente Takumar SMC 55mm f/2 que foi restaurada de um descolamento importante e muito mofo e poeira. Ao centro e à esquerda estão duas lentes semelhantes em distância focal, marca e abertura a título de comparação. Na imagem abaixo está a foto inteira, sem recortes ou edição posterior. Foi captada com a lente instalada em uma Pentax K5 digital. 


Apesar da desmontagem total da lente e de seus elementos óticos, inclusive com a descolagem do grupo que estava afetado elo haze e posterior limpeza e recolagem, não se notam anomalias na foto. A nitidez, a tonalidade das cores e a personalidade dessa lente Takumar foram preservadas. Nas imagens a seguir estão alguns detalhes do processo de descolamento e remontagem do grupo afetado.


Da esquerda para a direita: o par de lentes com problema no bálsamo é descolado com calor, o resíduo da cola antiga deve ser cuidadosamente retirado de forma a não arranhar a lente, depois das faces limpas e preparadas uma gota de bálsamo é colocada sobre uma das superfícies, as duas lentes são unidas e montadas em sua caixa metálica, para evitar o desalinhamento, enquanto a cola não cura totalmente e finalmente o grupo é montado de volta na lente. Abaixo estão as lentes usadas para o teste comparativo de nitidez e cores mostrado acima. A lente restaurada é a última da direita. 

Portanto, se você tem lentes antigas ou mesmo novas que estejam com problemas de fungos ou descolamento, considere avaliar bem, com um técnico qualificado, a possibilidade real de recuperação da mesma. Nem toda a lente permitirá uma restauração completa. Mas as que permitirem provavelmente ficarão perfeitas como eram quando novas. Há muitas jóias esquecidas em gavetas e prateleiras que merecem voltar a luz! Lentes totalmente mecânicas, verdadeiras obras de arte da engenharia ótica, que nos reservam surpresas quando nos entendemos com elas. Cada uma tem uma personalidade diferente. Muitas tem características tão marcantes, que um olho experimentado consegue identificar apenas vendo a foto tirada com elas.

Grande abraço! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação! Asim que eu puder, vou responder! Volte sempre!

Marcelo Ruiz

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.