Com muitos usuários do Final Cut migrando para o Adobe
Premiere e com o lançamento de diversos equipamentos usando o codec ProRes, os novos usuários da suíte Adobe
querem trabalhar com arquivos ProRes
do início ao fim do fluxo de edição. Embora o Premiere Pro não seja
comercializado com os componentes do formato proprietário da Apple, ainda é
possível criar presets específicos
para editar e exportar dentro das especificações do codec ProRes. Vamos ver como nesse artigo.
No Premiere Pro CS5, 5.5 ou 6 é possível
criar timelines para trabalhar
nativamente com o ProRes. E também exportar
o trabalho concluído para o mesmo formato. Isso é especialmente necessário quando se trabalha com vídeos
gravados em câmeras ou gravadores externos que utilizam esse formato, como o
gravador externo AJA KiPro ou a câmera
ARRI Alexa.
Os usuários de computadores Mac que possuam
o Final Cut Pro 6 ou 7 isso não será
um problema, pois o programa já possui os codecs
necessários. Mas para os usuários do Windows, que não possui os codecs Apple ProRes, isso não significa
que não possam trabalhar com arquivos desse tipo. A versão gratuita do Quik Time para Windows possui os codecs necessários.
Embora o Premiere vá ter que renderizar os
previews de vídeo usando outro codec, a importação e exportação poderão ser
feitas nativamente no formato Apple ProRes.
E para quem tem o Mercury Playback Engine ativado por hardware, usando placas
NVidia com processadores Cuda, esse render
de preview nem será necessário.
O que torna isso possível é a extrema
flexibilidade do Adobe Premiere Pro para importar e exportar uma grande
variedade de formatos de vídeo, desde que o programa ache os codecs necessários. Então aqui entra a
parte de criação manual dos presets de edição (timelines) e exportação.
Criando
Timelines ProRes manualmente:
Primeiro é preciso criar uma timeline que
use o ProRes como o formato de exibição.
Como existem vários formatos de vídeos ProRes, podemos e devemos criar
um preset para cada um desses
formatos com diferentes resoluções de vídeo e taxas de frames por segundo. Para
esse tutorial eu vou usar o formato ProRes (HQ) 1920 x 1080P30. O processo de
criação de outros formatos será sempre idêntico.
Vamos abrir um projeto novo no Premiere e
salvar como “Apple ProRes” ou qualquer
outro nome que você queira. Precisamos de um projeto aberto para ter acesso as
diversas janelas de configuração. Depois de nomear seu projeto clique em OK.
Na janela New Sequence não use nenhum dos presets existentes. Aliás muitos
usuários do Premiere pensam que esses presets são os únicos que o programa pode
usar. Na verdade podemos criar outros! Vamos ver como. Na janela da figura
abaixo, escolha a aba Settings no alto da janela.
O Premiere pode editar qualquer formato de
vídeo que ele possa decodificar e isso inclui os arquivos no formato QuickTime.
O que vamos fazer nessa janela é criar um Timeline
Preset para o formato ProRes 422 HQ com a resolução 1920x
1080 @ 29,97 frames/seg, lembrando que essa é apenas uma possibilidade, dentro
das inúmeras sequências possíveis com o codec
da Apple. Você pode criar outras sequencias depois.
Nessa janela precisamos modificar vários
parâmetros, de acordo com as especificações originais do formato ProRes HQ. Vejamos:
Editing Mode: Custom
Timebase: 23.976 frames/second
Frame Size: 1920 horizontal, 1080 vertical
(16:9)
Pixel Aspect Ratio: 1.0 (square pixels)
Fields: No Fields (Progressive Scan)
Display Format: 30 fps Drop Frame Timecode
Audio: 48000 Hz
Até aqui você deve ter notado que são apenas
especificações gerais comuns a vários outros codecs de vídeo. Tudo o que
fizemos foi determinar como nosso arquivo de vídeo vai ser conformado na
timeline. O Premiere não tem predileção
por nenhum formato específico, por isso você pode inclusive misturar vários
vídeos diferentes em uma mesma timeline. Genial não? Na parte de baixo dessa janela é que vamos configurar o preview de vídeo.
Preview
de vídeo
As configurações de Video Preview afetam apenas a maneira que o vídeo será exibido
quando você renderiza sua timeline após aplicar algum efeito. Se você está
usando um vídeo que corresponde exatamente a sua sequencia, e não fez nenhuma
modificação nele, essas configurações não surtem qualquer efeito. E se você
está usando o Mercury Playback Engine com uma placa de vídeo capacitada, também
não haverá render, pois geralmente a timeline está marcada com a cor verde ou
amarela, indicando que não é necessário renderizar o arquivo para exibi-lo. Mas
se você usar algum efeito que não tenha aceleração pela GPU, somente o trecho
com o efeito ficará vermelho e talvez precise de render para ser exibido
corretamente sem travamentos.
Então vamos setar o Preview File Format para QuickTime
(Desktop) e setar o codec de
vídeo para Apple ProRes 422. Também
verifique para que a altura e largura do quadro (Width and Height) sejam os
mesmos da especificaçã, geral dessa nova
timeline que você está criando, nesse caso, 1920 x 1080.
Salvando
seu novo Preset
Para facilitar as coisas na próxima vez que
você precisar usar esse novo preset,
salve com um nome semelhante aos demais presets padrão, com indicações claras
das características do seu novo Custom Preset. Vamos chama-lo então
de “ProRes 422 HQ 1080p30”. Se você
desejar, pode adicionar ainda outras informações no campo Description, como por exemplo: “Para edição de vídeos da câmera XXX ou do projeto do fulano de tal”. Essa informaçãoo estará
visível da próxima vez que você clicar em seu novo preset.
Uma vez que você tenha salvo o novo preset de timeline, o Premiere voltará
para a janela Sequence Presets e você poderá ver seu novo preset na parte de baixo das opções
padrão dentro da pasta Custom.
Agora que você entendeu como criar um novo preset, você pode criar outros repetindo
esses passos novamente para cada outro tipo de configuração Apple ProRes, por exemplo, mudando o
tamanho do quadro de vídeo ou a taxa de quadros. Basta clicar novamente na aba Settings, modificar
os parâmetros necessários e salvar com outro nome.
Em meu notebook, por exemplo eu tenho outras configurações
do Apple
ProRes:
Agora vamos criar novos Presets de exportação:
Assim como os presets de Timeline você pode precisar criar novas configurações de
exportação. Isso é especialmente útil, por exemplo, quando estamos editando um
vídeo em AVCHD e queremos exportar para um formato como menos compressão e
portanto com menos perdas. Nesse caso você pode escolher uma timeline convencional, como o preset
AVCHD 1080i 60 e nessa timeline, após
concluir o trabalho de edição, exportar em formato Apple ProRes 422 HQ. Isso evitará que, ao contrário de salvar em
formato h.264, seu vídeo sofra nova compressão e com isso, mais degradação de
cores e definição.
Para criarmos um novo preset de exportação precisamos
de um projeto aberto com uma timeline
com ao menos um clipe de vídeo. Podemos abrir o mesmo projeto que criamos no
início desse tutorial e escolher o novo preset
de timeline que criamos. Não importa que você não tenha um vídeo no formato
Apple ProRes 422 HQ em sua ilha de edição.
Lembre-se que, como foi dito antes, o Premiere é bastante flexível e aceita
qualquer formato em qualquer timeline.
Então importe qualquer trecho de vídeo que
você queira para a timeline, demo do
que você habilite a aba de exportação de vídeos. Agora com sua timeline selecionada vá em File>Export
Media
Caixa
de diálogo de Configurações de Exportação
Para ter acesso a outros formatos e
configurações do QuickTime, incluindo
Apple ProRes, é preciso criar os presets adicionais. Estes, depois de
criados passa a fazer parte dessa lista e podem ser usados em novos projetos.
Vamos começar clicando na aba Video e na caixa Video Codec escolheremos para esse tutorial a opção Apple ProRes 422 (HQ).
Vamos então setar a exportação de vídeo
para as mesmas configurações de preview
que criamos antes.
Na aba Video
mude:
O Video
Codec para Apple ProRes 422
A largura (Width) para 1920
A altura (Height) para 1080
A taxa de frames (frame rate) para 29,97
O formato de campo (field type) para Progressive
O aspecto (aspect) para Square Pixels (1.0)
Change the Aspect to Square Pixels (1.0)
Na aba Audio mude o Sample Type de 16-bit para 24-bit para casar com a maioria dos formatos Apple ProRes. Mas se
seu arquivo original tiver uma taxa de áudio diferente, use a configuração
dela.
Verifique mais uma vez se tudo está correto
e agora salve o seu preset para quando precisar dele novamente. Assim não será
preciso criar do zero e ter todo esse trabalho.
Clique na pasta indicada pela seta vermelha
na figura abaixo:
Como fizemos na primeira parte deste
tutorial, escolha um nome que possa descrever com clareza o seu novo custom preset. Para esse tutorial eu
escolhi “Copy of 422 HQ 1080p30” mas você pode escolher outro nome que lhe seja
mais intuitivo.
Trabalho
terminado! Mas ficam algumas dicas:
Nesse tutorial aprendemos a criar novas timelines customizadas e novos perfis
para exportação também customizados. Nos exemplos que usei, as especificações
da timeline criada corresponderam as
especificações do novo preset de
exportação. Nesse caso todo o nosso fluxo de trabalho se daria com material no
formato Apple ProRes 422 HQ.
Aqui cabe uma dica. Usuários de
computadores Mac, que trabalham nativamente com fluxos ProRes tem um tempo
menor de render e exportação porque o Final Cut Pro, por padrão, usa os
arquivos de preview, gerados durante
a edição, para criar o vídeo final exportado, apenas copiando os frames onde
houveram modificações no arquivo de exportação final. Entenderam o porque da
fama histórica dos Mac’s para edição de vídeo?
O que acontecia com usuários de PC com
Windows, sem os codecs originais da Apple, era que o Premiere tinha que
exportar todo o vídeo renderizando tudo novamente, pois o render de preview não é tão preciso quanto o render de exportação final. Mas com a introdução do Mercury
Playback Engine o preview se
dá em tempo real não necessitando render. Somente na hora da exportação será
necessária a renderização em máxima qualidade para criar o vídeo final.
Como no exemplo usado nesse tutorial
trabalhamos totalmente com vídeos ProRes
HQ em uma timeline ProRes HQ e o
nosso set de exportação também era o
mesmo, poderíamos aplicar um truque para o Premiere exportar mais rápido:
Bastaria marcar a caixa “Use Previews” já que o vídeo final
seria exportado no mesmo formato do original. Assim o Premiere só faria render
dos trechos necessários onde, por exemplo, houvesse efeitos.
Mas... e para quem vai usar vídeos em outros formatos que não o Apple ProRes?
Se você está editando material em outro
formato de vídeo como o AVCHD, por exemplo e quer exportar para um formato com
menos compactação e menos perdas como o ProRes, ou mesmo precisa enviar para
seu cliente e ele exigiu esse formato, basta editar o vídeo abrindo um projeto
com as especificações padrão que você desejar (no caso AVCHD) e na hora da
exportação final, na caixa de diálogo Format na janela de Export
Settings, escolher o preset Apple ProRes que você criou nesse nosso
tutorial e que ficou salvo na pasta Custom
Presets de formatos de exportação. Nesse caso, não deve ser marcada a caixa
de uso de previews de visualização. Devemos deixar o Premiere renderizar tudo
em qualidade padrão para não degradarmos o arquivo final exportado.
Vamos ficando por aqui. Se você não
entendeu alguma parte desse tutorial, é só mandar uma pergunta pelo campo de
comentários. E se esse trabalho foi útil e você desejar me ajudar a manter o blog,
que tal fazer uma doação? É só clicar no ícone no alto a esquerda na página
inicial do blog.
Grande abraço!
Marcelo Ruiz
Boa tarde amigo. Primeiro quero parabenizá-lo pelas verdadeiras aulas!!! Uso o Premiere Pro cc 2015.3 e tenho o Quick Time 7 instalado. Não consegui que o Premiere reconhecesse as configurações de sequencia com parâmetros ProRes que demonstrou como criar. Daí fui fazer no Premiere Pro CS6 para ter a mesma interface que suas demostrações. Primeiro não reconhecia minha placa Geforce GT 720, mas fiz como orientou e passou a reconhecer habilitando o CUDA. Agora esbarro em um problema nas configurações do Video Preview para enfim criar a sequencia. Não está habilitado o formato de previw para Quick Time! O que pode estar acontecendo?
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