03/08/2020

O que será o "o novo normal' na área de fotografia, vídeo e cinema?

O repórter Manoel Soares se antecipou às determinações e tem usado máscara no vídeo desde meados de abril. https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/daniel-castro/globo-obriga-reporteres-usarem-mascara-para-darem-exemplo-ao-telespectador-36411?cpid=txt


Nos últimos anos os avanços tecnológicos na área de equipamentos de informática e multiidia, notadamente notebooks e celulares, trouxe mudanças de paradigmas e deafios a nossa área de produção de imagens, vídeo, multimidia, cinema e demais conteúdos para as diversas platformas. Aos meus leitores, aos quais peço desculpas por mais de um ano sem publicações regulares aqui no blog, explico que essas mudanças- pelo menos no meu caso particular - como profissional da área foram tão dramáticas, que confesso ter ficado sem chão!

Os bons tempos de pleno funcionamento de minha produtora - a Olharmultimídia roduções e Eventos - com muitos e variados jobs se foram. Assim como , infelizmente a própria produtora, que enerrou as atividades em 2012. Depois de um período exercendo atividades docentes em ua universidade particular, que também terminou devido a redução de quadro de professores e coordenadores, ainda trabalhei como freelancer para outras produtoras e colegas indeoendentes. Mas também esses convites foram ficando escassos. 


Passei a questionar até se valeria a pena manter esse blog aberto. Mas felizmente não o encerrei. A quantidade de acessos e leitores diários ainda me surpreende, apesar de quase não publicar mais nada. Entendo o número de acessos pela quantidade de artigos ainda bastante relevantes e úteis que estão aqui no blog. Mas na verdade tenho me perguntado como continuar esse trabalho. Sobre quais assuntos escrever? Quais equipamentos merecem revisões ou  comentários? 

Aí veio a pandemia! O mercado de trabalho, que já estava encolhendo na nossa área, teve que enfrentar novos desafios e mais restrições. Então hoje em dia fico me perguntando, para além das mudanãs de hábitos pessoiais e sociais, o que será o "o novo normal" para a área de produção multimidia e audiovisual? 

Já vemos algumas novidades, como o crescimento do mercado de transmissão de videoconferencias em tmpo real, lives de artistas e produção de coteúdos educativos e jornalísticos. E a inclusão de novas tecnologias e pessoas, que mesmo não sendo tecnicos de nossa área, estão apreendendo como construir esses conteúdos, operando seus próprios equipamentos e incorporando novas tecnolgias.

Sendo assim, meus caros leitores, o que proponho é receber de vocês sugestões sobre o que vocês gostariam de ler por aqui. E principalmente sobre como podemos usar o blog como ferramenta de troca de oriniões e experiencias. Já pensava isso antes, quandoo blog estava no auge da atividade e, agora, isso é muito mais relevante. Eu sempre comentava com meus leitos e seguidores que sintia falta de mais interatividade e perticipação ativa de todos. 

Quem sabe se o destino do Blog Olhartecnológio seja virar ua plataforma de conteúdos mais dinâmicos, na forma de repositório de vídeos no formato de lives com a participação de todos nós e que encerradas as lives fiquem hospedados aqui para consultas e visualizações posteriores?

Estou aberto a sugestões, críticas e comentários de vocês, que são a principal razão de existir do Blog Olhartecnológico!

Grande abraço a todos! 

Marcelo Ruiz


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação! Asim que eu puder, vou responder! Volte sempre!

Marcelo Ruiz

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.