05/11/2020

Transmission Line Speakers e um bom som vintage...


 

Novo par de caixas HiFi saindo do forno. Parecem grandes (e são...) para os alto-falantes né? Mas são caixas do tipo Transmission Line Enclosure (sistema perfeito, mas pouco conhecido) com graves aveludados e que se pode passar horas escutando sem cansar os ouvidos. O receiver do vídeo é um CCE (isso mesmo... aquela marca que todos dizem que não presta) que tem 35 anos de idade. Produzido no Brasil na década de 70/80 (quando ainda não importávamos diverte-te e a indústria nacional de áudio de alta fidelidade competia com os melhores importados.

 Havia aqui várias fábricas, como Gradiente, CCE, Cignus, Yang, Quasar, Polivox, que não ficavam a dever nada as estrangeiras. Hoje? Todas faliram porque não aguentaram a competição das marcas internacionais que invadiram o mercado com produtos nem sempre baratos - a maioria - fabricados na China ou Japão - e o apelo do tal “novo” com os sistemas Surround 5.1 e 7.1 com aquele monte de caixas espalhadas na sala. Uma grande bobagem. O som de dois canais ((estereofônico) é o que mais reproduz a audição humana. 

Sem contar que os amplificadores digitais (classe D) não tem a mesma qualidade dos antigos analógicos ( classe A ou B). Mas o povo acha chique ter na sala um Denon ou Harman-Kardon com aquela parafernália de caixas espalhadas no ambiente. Sem nem mesmo saber que foram vendidas pros chineses e não são fabricadas nos seus países de origem com a qualidade original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação! Asim que eu puder, vou responder! Volte sempre!

Marcelo Ruiz

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.