07/09/2021

Quatro lentes...quatro fotos...

 


Quatro lentes, quatro fotos... todas captadas a 10 metros de distância com quatro lentes semelhantes (Zoom 70-200mm). ISO, abertura e velocidade iguais (ISO 100, f/5.6, 1/125s). Sem retoques na pós. As ampliações estão a 100%. Quem arrisca relacionar as fotos com as lentes que foram usadas?

Cada lente tem sua personalidade. As características podem ser iguais, mas cada fabricante tem sua tecnologia. Cada cópia de um mesmo modelo pode ser muito boa ou muito ruim. Acima são mostradas quatro lentes zoom cobrindo a faixa de 70-210mm. A mais antiga foi fabricada em 1985. A mais nova, ainda produzida como lente de kit, começou a ser produzida em 2009. Todas possuem abertura automática que pode ser controlada pelas câmeras Pentax de qualquer ano de fabricação, que possuam baioneta K. As lentes 1 e 2 contam ainda com foco automático, controlado pelos motores internos no corpo das câmeras Pentax analógicas (alguns modelos) ou digitais. A mais moderena (1) não possui anel de controle de abertura,que é feita exclusivamente pela câmera. As demais trazem a opção da abertura manual. As duas primeiras (1 e 2) são fabricadas pela Pentax. A número 3 pela Vivitar e a 4 pela Samyang.

Nas imagens abaixo, temos exemplos de imagens captadas no mesmo horário, com a mesma luz incidente, a mesma distância e as mesmas configurações. E em seguida a ampliação em 100% dessas mesmas fotos. Cada uma delas mostra a diferença de nitidez no centro e nas bordas das imagens, a qualidade do foco na abertura máxima da lente, as aberrações cromáticas e a claridade de cada lente (mesmo considerando que todas estavam com a mesma abertura de iris). O,contraste e as cores também variam. E o desfoque de fundo (bokeh) também é visível nas imagens. Você saberia relacionar qual lente captou cada uma das fotos? Em sua opinião qual produziu a imagem mais agradável? Enviem suas respostas ns comentários!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação! Asim que eu puder, vou responder! Volte sempre!

Marcelo Ruiz

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.