26/10/2021

Antigas e ultrapassadas? Jamais...


As câmeras digitais já existem há mais de vinte anos. Tanto tempo faz parecer que as câmeras fotográficas de filme são algo pertencente a um passado mais remoto ainda. Mas a realidade é que a maioria das funções que nos acostumamos a ver nas digitais já estava presentes em modelos analógicos nos anos 2000. Controle das lentes pela câmera com abertura e foco automáticos. Modos inteligentes de detecção de cena, prioridade de abertura ou velocidade. Modo de multidisparos e mesmo controle de zoom pela câmera, coisa que poucas digitais têm hoje em dia. na realidade a migração para o digital teve um grande impulso porque foi facilitada pelas tecnologias desenvolvidas na década de 1990 para as câmeras de filme. O que mudou basicamente foi a substituição da película química pelo sensor digital de imagem. O restante tem sido refinamento.


Sobre a câmera

A Pentax MZ-10, vendida como ZX-10 nos EUA, é uma câmera SLR autofoco para filme 35mm lançada em 1996, com impressão de data ou hora nas fotos e função panorama (mudando para formato de quadro 13 × 36 por máscara). A baioneta da MZ-10 possui o suporte KAF2 completo. Além dos modos de exposição usuais, como modo manual medido, modo AE com prioridade de obturador e modo AE com prioridade de abertura, a MZ-10 oferece cinco modos de imagem que são modos de programa otimizados para certas situações: modo de operação verde, modo de programa retrato, modo de programa paisagem, modo de programa de close-up e modo de programa de ação. Esses modos podem ser selecionados manualmente ou automaticamente pela câmera, dependendo da distância focal e da distância de foco, esta função é chamada de modo de imagem inteligente. O modo selecionado é indicado no visor e no painel LCD ao lado do botão do obturador.

Compatibilidade de lentes: A MZ-10 deve ser usada com lentes SMC-F e SMC-FA. Lentes K e SMC-M de foco manual e até lentes de montagem de rosca M42 adaptadas podem ser usadas no modo manual e no modo AE com prioridade de abertura, portanto nenhum modo de imagem está disponível. Além disso, a câmera muda de medição de exposição de seis segmentos para medição central ponderada. Lentes sem anel de abertura (igual a lentes com anel de abertura definido como "A"), como SMC-FAJ ou algumas lentes SMC-DFA, podem ser usadas no modo AE com prioridade de abertura ou apenas no modo de imagem, não sendo possível definir um determinado f-stop manualmente. A MZ-10 oferece funções de zoom motorizado com lentes de zoom SMC-FA adequadas. Não possui visualização de DOF, não há função de exposição múltipla ou bloqueio de espelho, medição pontual ou ajuste dióptrico. A tela do visualizador não intercambiável não tem recursos de focalização como ponto de imagem dividida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação! Asim que eu puder, vou responder! Volte sempre!

Marcelo Ruiz

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.