11/06/2023

Microfones são essenciais para um áudio de qualidade, seja qual for a finalidade. Um áudio ruim estraga qualquer conteúdo, seja ele de som ou imagem. Microfones de qualidade são muito caros. Comprei um microfone shotgun genérico em um site chinês. E além de testar, desmontei. Custou barato, mas será que a qualidade é proporcional ao preço?

Quando comparamos um microfone genérico, vendido aos milhares por  um preço que certamente faz desconfiar da qualidade, com um microfone premium de marcas consagradas, sempre surgem perguntas. Mas será que vale a pena pagar cem vezes mais caro pelo mesmo tipo de produto? Terei um ganho de qualidade proporcional a essa diferença de valor? A qualidade do modelo mais barato é tão ruim assim?

A resposta a essas perguntas não é tão simples. Temos que levar em conta diversas variáveis. E pra te ajudar na decisão cito algumas delas:

  • Que tipo de captação vou fazer? Posso abrir mão de parte da qualidade na hora da captura e depois tentar melhorar na edição?
  • O local onde vou usar esses equipamentos é seguro ou correrei riscos de danos ou furto?
  • Tenho orçamento para comprar o melhor (e mais caro) microfone que estou precisando?
  • Tenho acesso a testes e depoimentos de outras pessoas que compraram o modelo mais barato que estou pesquisando?
  • Posso investir agora em um equipamento de ponta que me será útil a longo prazo?
  • Existe uma opção intermediária que seja mais viável e dentro de meu orçamento no momento?
A minha dica é: Se você pode comprar um equipamento de qualidade, que vai lhe servir muitos anos, não existe. Mas não se prenda a isso se a grana estiver curta. Muitas vezes. com criatividade e um pouco mais de trabalho podemos chegar a um resultado final bastante aceitável com equipamentos de baixo custo.

Para ajudar, assista ao vídeo sobre esse artigo no canal do blog no Youtube;


Mas por que um microfone profissional é tão caro? 

Equipamentos de áudio, vídeo e fotografia sempre foram caros. Umas das razões é que são ítens muito específicos, com um público consumidor restrito. alguns são feitos em um processo quase artesanal e muitas vezes customizados para cada cliente. E a qualidade que oferecem é resultado do emprego de materiais nobres e muitas horas de projeto e pesquisa. 

Na imagem a seguir vemos na parte de cima, a comparação de um microfone shotgun genérico (sem modelo ou marca) que foi comprado na China para testes e produção desse artigo e do vídeo. Abaixo dele está um microfone premium Neumann KMR82i. Enquanto o chinês é vendido por 25 dólares com frete incluso, o Neumann está custando 2 mil dólares fora o imposto de importação e frete para o Brasil. O resultado é que o genérico chegou em minhas mãos por R$ 125, enquanto o segundo me custaria algo em torno de R$ 17 mil  totalmente legalizado. Mesmo que eu comprasse no exterior ele custaria cerca de R$ 10 mil. 



Mas o que justifica essa diferença completamente sem sentido? Primeiro temos que levar em conta a diferença cambial e o valor do serviço prestado no exterior e no Brasil Nesse caso, para um profissional de áudio nos EUA, por exemplo, não é tão caro assim pagar dois mil dólares em um equipamento fantástico, que vai lhe servir muitos anos, quando ele cobra, digamos 500 dólares por uma diária de gravação para cinema por exemplo. No Brasil infelizmente nossa área está cada vez mais sendo sucateada e pessimamente remunerada. Um bom técnico de áudio vai receber em média quinhentos reais, se tanto, por um dia de trabalho. Quantas diárias ele teria que fazer, sem tirar um centavo, para pagar um microfone desses?

Olhando para a foto podemos ver a diferença de qualidade gritante, mesmo sem ter os dois microfones nas mãos. Comparando:
  1. O microfone genérico chinês usa uma bateria de 1,5V como fonte de alimentação, o que limita o volume de saída. O Neumann usa a alimentação Phantom Power (48V) que deve ser fornecida pelo equipamento de captação. 
  2. Um microfone premium geralmente usa um transformador de áudio na saída, com a finalidade de balancear, amplificar e isolar de ruídos o áudio final. O chinês não tem nenhuma proteção contra ruídos e não é balanceado.
  3. Na placa principal é que se nota a diferença fundamental. Enquanto o chinês usa poucos compponentes SMD em um leiaute bem simplificado, o Neumann usa componetes tradicionais de excelente qualidade. Resistores, capacitores, transístors de prmeira linha. 
  4. E finalmente a cápsula de eletreto responsável pela captação das ondas sonoras. No chinês existem duas cápsulas de baixa qualidade e pequeno diâmetro e no outro uma cápsula apenas (como todo microfone direcional shotgun deve ter) de qualidade superior. E falta outro elemento básico que não está presente no chinês (e nessa foto do Neumann não é mostrado): um tubo interno que fica dentro do corpo do microfone que é responsável pela direcionalidade do microfone.
Além devemos lewvar em conta a qualidade dos materiais utilizados na fabricação. Nos microfones de qualidade se usa aço inoxidável com diversos tipo de acabamento e metais como cobre e latão. Nos microfones baratos muito plástico e alumínio comum. No final de tudo, essas diferenças vão influenciar no custo, mas principalmente na qualidade, durabilidade e pureza do áudio captado. 

Mas e quanto a qualidade do áudio?

Bem, essa pergunta é tão subjetiva quanto as respostas. A qualidade sonora de um microfone premium é indiscutível. Mas para ela ser percebida, devemos levar em conta a percepção e conhecimento técnico de quem ouve, a mídia na qual o produto final foi veiculado, a perícia de quem editou o áudio na finalização e os equipamentos usados para escutar esse conteúdo. E principalmente a efemeridade (por quanto tempo esse áudio estará disponível) e a destinação. 

Uma coisa é captar um áudio para uma live em rede social, que terá vida curta e, caso tenha sido terceirizada a produção, quanto foi cobrado pelo trabalho e ainda onde ele será ouvido. Provavelmente em um aparelho celular com um péssimo fone de ouvido. Se tanto. Outra coisa é a captação de um áudio de um cantor realmente bom (tão dificil hoje em dia) que vai ser veiculado em um disco LP de vinil (felizmente estão voltando) e ouvido por audiófilos em equipamentos de ponta.Como vemos a diferença é enorme. 

Conclusão

No caso específico desse microfone do teste, pois esse tipo de microfone se trata de um modelo genérico, provavelmente fabricado com partes de diferentes fornecedores e que é montado por mais de uma dezena de fabricantes, e  depois de feitos alguns ajustes (assista ao vídeo para saber o que fiz), para a finalidade de gravar vídeos para meu canal, eu diria que atende. A qualidade, dentro das condições que eu disponho no local onde gravo (sem tratamento acústico), deve ter ficado em 50% em relação a de um microfone premium. 

Mas quem vai comprar um destes deve ficar atento. Existem nos sites de comercio eletrônico, aqui no Brasil e no exterior, dezenas de fabricantes oferecendo esse modelo básico de shotgun. Todos são absolutamente iguais e se nota claramente que o fabricante (se é que fabricou) mudou apenas o modelo e colocou sua logomarca. Como não há muito controle de qualidade, cada cópia pode soar diferente ou mesmo vir com defeitos de fabricação. Eles são vendidos em dois comprimentos. Um com 32 cm e outro com 36 cm. Os maiores são mais caros. Mas, na prática, não oferecem mais direcionalidade no áudio captado, porque faltam elementos construtivos que fariam com que um corpo maior fosse mais direcional. 

Nos microfones de qualidade, algumas marcas vendem a base com o circuito e a cápsula e o comprador pode comprar tubos externos de diferentes tamanhos, de acordo com o ângulo de captura desejado. Há ainda a questão da alimentação. No meu caso, depois de fazer uns testes arrisquei ligar direto na mesa com Phantom Power ativado e funcionou. Embora no manual dissesse que ele poderia ser alimentado apenas por uma pilha AA de 1,5V. Mas já testei outros desses que não funcionam sem a pilha mesmo com a alimentação 48V ligada. e outros que queimaram simplesmente quando tentei fazer isso. Então recomendo cautela. E ficar atento ao valor. 

Na foto acima podemos notar duas marcas tradicionais no mercado brasileiro de baixo custo. E o preço é maior em função desse apelo. Mas trata-se do mesmo microfone genérico chinês que essas marcar compram lá fora em quantidades e pedem para o fabricante colocar suas logomarcas. Então  não vale apenas pagar mais caro (mesmo sendo barato) só por conta de um nome fantasia. 





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Marcelo Ruiz

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