29/06/2023

PENTAX Z-1p: o fim de uma era em grande estilo.

Minha Z-1p de 1998 funcionando como nova. 

 Breve histórico:
 
Lançada em 1995 a Pentax Z-1p (ou PZ-1p em alguns países) foi a câmera topo de linha da marca até ser substituída em 2001 pela MZ-S – que foi a última câmera profissional de filme da fabricante japonesa. A montagem de lente KAF2 com suporte a função Power Zoom permitia o uso de qualquer lente de montagem K de todas as versões anteriores. E mesmo lentes com montagem de rosca M42 com uso de adaptador.
 
Trata-se de um tanque de guerra, mas com peso moderado (cerca de 720 gramas com bateria) reunindo todas as funções que o exigente mercado fotográfico profissional necessitava. O painel LCD digital no topo da câmera e o viewfinder com todas as informações da câmera, além do sistema de dial dianteiro e traseiro, para controle de velocidade e abertura, lembram muito e eram, na época, o prenúncio do design das modernas câmeras digitais.
 
A velocidade de disparo chegava a surpreendentes 1/8000seg, característica encontrada mesmo hoje em dia em poucas câmeras digitais de espelho. A robustez e confiabilidade, embora alguns usuários da marca desconfiassem do corpo em policarbonato com chassis interno metálico ficou comprovada pelas décadas de uso sem defeitos. Sua sucessora, a MZ-S apesar de um pouco mais avançada, teve o conhecido problema do travamento do espelho comum em toda séria MZ de câmeras mais populares.

Crédito da imagem: https://www.pentaxforums.com/camerareviews/pentax-z-1p-pz-1p.html

E se a Pentax Z-1p é rara de encontrar hoje em dia, a MZ-S é quase impossível, pois poucos exemplares foram fabricados, tornando o preço proibitivo. A Z-1p tem algumas peculiaridades que fugiam do padrão ergonômico e de design adotado até então pela marca. O visor externo LCD fica logo acima do visor ótico sobre o prisma. Para isso a sapata de flash teve que ser deslocada para o lado direito da câmera. Apesar de estranho, essa posição permite o uso de lentes mais longas sem o inconveniente da sombra projetada sobre o motivo fotografado.
 
Os controles são bem acessíveis, com poucas funções precisando ser controladas pelo menu disponível no LCD. Aliás essa câmera não tem menus propriamente ditos, mas sim quinze funções que podem ser programadas com comandos nos dials de velocidade e abertura. A Pentax chamava isso de funções customizáveis. O manual era bem extenso para a época com suas mais de 170 páginas. Mas a vantagem era que depois de investido um tempo inicial para customizar a câmera, nada mais precisava ser feito.

Pentax MZ-S, última SLR profissional da marca. Lançada em 2001, era um laboratório tecnológico
para a primeira digital da marca japonesa.
 

Provavelmente a Pentax estava já estudando e projetando sua primeira câmera digital – e a Z-1p assim como sua sucessora MZ-S foram uma espécie de laboratório de novas tecnologias. A semelhança durante o uso da Z-1p faz com que muitas vezes nos esqueçamos que estamos usando uma câmera de filme e involuntariamente chegamos a olhar a parte traseira da câmera para “conferir” a foto em um LCD que não existe. Eu já fiz isso algumas vezes. Felizmente depois de alguns anos paradas na estante, essas câmeras top de linha, testemunho de uma época onde a qualidade era uma obsessão e a competitividade era acirrada entre as grandes marcas, essas câmeras estão voltando à vida nesse bem vindo movimento de volta a fotografia analógica.

Protótipo nunca lançado da Pentax MZ-D, digital de 6 Mpixel, apresentado em 2001 no Japão.
Crédito da imagem: https://www.digitalkameramuseum.de/en/prototypes-rarities/item/pentax-mz-d

Deixo abaixo a lista das principais características técnicas da Z-1p:

Tipo de Câmera: TTL auto foco, auto exposição multi-modo 35mm SLR com Auto Flash (RTF) retrátil embutido TTL.

Sistema de foco: TTL por detecção de fase (com SAFOX II no sensor de foco AF).

Sensibilidade: EV-1 ~ EV18 (ISO 100 com lente 50mm f/1.4).

Modos:(1) AF-Single (com função de bloqueio de foco) (2) AF-Servo (com modo preditivo AF) (3) foco Manual (selecionável com botão no corpo da câmera) AF luz auxiliar de foco (com o flash interno acionado): emissão automático em condições de pouca iluminação (1m ~ 6m).

Montagem de lente:     Baioneta Pentax KAF2. Compatível com KAF, KA and K mounts.

Compatibilidade de lentes:       Pentax KAF2, KAF, KA a K montagem baioneta. Com o adaptador M42 podem ser montadas todas as lentes com rosca M42 (Praktica, Pentacon Six, Carl Zeiss Jena).

Viewfinder: Pentaprisma

Tela de foco: intercambiável Natural-Bright-Matte ou spot-matte.

Magnificação: 0.8X (com 50mm f/1.4 no infinito)

Cobertura do visor:        covers 92% of real picture vertical / horizontal

Ampliação do Viewfinder: 0.8X (com 50mm f/1.4 no infinito).

Informações no visor:   LCD Multi-dados LCD com iluminação.

1) Confirmação de foco 2) Velocidade do obturador 3) Abertura 4) Confirmação de disparo do flash 5) compensação da emissão do flash 6) Aviso de pouca iluminação 7) Aviso de lente não utilizável 8) Escala de compensação de exposição 9) Compensação EV 10) Trava de memória 11) Sistema de medição (multi-pattern, spot, center-weighted) 12) Modo panorama

Indicações no painel LCD:           LCD Tipo multi-dados com EL (Eletro-Luminescencia)

1) Modo de exposição (Hyper Programa, AE Programado, Prioridade de abertura, Prioridade de abertura AE, AE com prioridade de velocidade, Hyper Manual and Manual Bulb2), carregamento correto do filme, avanço e rebobinamento do filme e aviso de erro de carregamento do filme) 3) Image-Size Tracking 4) Zoom Clip 5) Zoom Effect 6) Velocidade do diafragma 7) Abertura 8) Velocidade ISO do filme 9) Compensação de exposição 10) Valor da compensação de exposição 11) Contador de fotos 12) Aviso de bateria com pouca carga 13) Indicador de carregamento do flash embutido 14) Aviso de iluminação insuficiente 15) Aviso de lente incompatível 16) Modo de medição (multi-segment, spot, center-weighted) 17) Funções customisáveis Pentax 18) self-timer 19) Exposaição múltipla 20) Sincronização trailing-shutter-curtain 21) Emissão pre-flash (redução de olhos vermelhos) 22) Indicador de compensação do flash 23) Auto-bracketing 24) TV direct dial 25) AV direct dial 26) motor drive mode.
Obturador:
obturador no plano focal eletronicamente controlado. Velocidades de 1/8000 sec. ~ 30 sec. mais bulbo.

Transporte do filme:     Mecanismo de carregamento rápido com avanço automático do filme para a primeira foto.

Avanço/rebobinamento:  automatico. (com função de rebobinamento no meio do filme) Modos de avanço:  quadro único ou multi disparo (aprox. 4 frames/seg.)

Modos de exposição:   (1) Hyper Program (2) Programmed AE(3) Aperture-Priority AE(4) Shutter-Priority AE(5) Hyper Manual(6) Manual Bulb(7) TTL Program Auto Flash, Compensação de exposição automática com medição multi-pattern.

Compensação de exposição:     +4EV (increment de 1/3EV ou 1/2EV selecionável)

Sistema de medição:    (1) TTL open-aperture com oito segmentos tipo multi-pattern metering (sincronizado com a lente e informação do auto-foco)

(2) spot metering(3) center-weighted metering

Faixa de medição: EV0 ~ EV20 (ISO 100 com lente 50mm f/1.4)

Velocidades do obturador:        (1) auto: 1/8000 sec. ~ 30 sec.

(2) manual: 1/8000 sec. ~ 30 sec. mais bulbo (3) flash sync: 1/250 sec. (slow-shutter-speed sync: 250 sec. ~ 30 sec. plus bulb)

Auto bracketing: 3 frames correta/under/ over na faixa de +4EV (increment de 1/3EV ou 1/2EV selecionável) combinado também com multiexposição.

Múltipla exposição:      ajustável de 2~9 frames

Levantamento do espelho: Sim (automático) com temporizador ajustado para 2 segundos. Flash TTL embutido:  Número guia 14 (ISO 100/m)

Angulo de cobertura: máximo de 28mm com lentes wide-angle.

Sincronização:  com o flash embutido  via sapata auxiliar Modos: (1) Emissão ajustável na sincronização com luz do dia e  and slow-shutter-speed (2) flash bracketing (3) flash emission compensation (4) trailing-shutter-curtain sync (5) pre-flash (red-eye reduction) (6) AF spotbeam projector built in.

Sincronização minima do flash:               1/250 sec. Automática com flash interno ou externo.

Alavanca de previsão de profundidade de campo: sim

Funções customizáveis: 15 funções programáveis pelo usuário com memória.

Motordrive:      4fps

Controle da sensibilidade ISO dos filmes: Automática com DX-code (ISO25 ~ ISO1000) ou ajuste manual (ISO6 ~ ISO6400 em intervalos de 1/3EV)

Temporizador: Eletronicamente controlado com 2 ou 12 segundos e função de elevação do espelho.  

Controle remote:  Através de cabo tipo F Pentax

Bateria: Uma bateria de lítio 6V (2CR5)

Pesdo: 650g sem lente e bateria.

Dimensões: 152.0mm(C) x 95.5mm(A) x 74.0mm(P) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação! Asim que eu puder, vou responder! Volte sempre!

Marcelo Ruiz

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.