29/07/2012

Como importar corretamente vídeos AVCHD dos cartões de memória?



Tenho visto em alguns fóruns e aqui também no blog, leitores reclamando da quebra de sinc entre áudio e vídeo trabalhando com clipes em AVCHD. Para evitar esse tipo de problema é necessário entender como funciona a divisão de arquivos de vídeo em cada modelo de câmera que trabalha com cartões de memória e seguir a orientação do fabricante.


No caso de alguns modelos a Sony como a NX5 ou a AF100, o tamanho máximo de um arquivo, devido ao sistema de formatação do cartão de memória, é de cerca de 2GB. Ao chegar a esse tamanho, um arquivo é encerrado e a filmagem continua a ser capturada em um novo arquivo. No caso da Sony NX5 isso corresponde a cerca de 13 minutos de vídeo em resolução FX 1920 x 108030P.

Se a importação é feita de maneira errada, ao juntar esses segmentos na timeline de edição, haverá um pulo na imagem, já que o clipe seguinte, ao termino de um anterior, conterá 2 frames repetidos no início. O áudio, no entanto fica normal. Ao cortar esses 2 frames extras, ou o áudio será cortado ou passará a ficar fora de sinc em 2 frames, ou cerca de 1/15 de segundo.

Eu estava lendo um paper da Sony sobre a captura na NX5 e reproduzo abaixo o que eles recomendam na página 8 do documento (original em inglês):

Importante:
  •   Não mova ou copie clipes individuais via Windows Explorer ou Mac Finder, pois isso resultará em um arquivo que poderá não ser executado corretamente no drive de destino;
  • Para copiar clipes individuais para o disco rígido use o utilitário CMU (Sony Content Management Utility);
  • O Windows Explorer ou o Mac Finder podem ser usados para criar um arquivodo conteúdo total de um cartão de memória ou do disco HXR-FMU128, se todos os arquivos auxiliares e arquivos ocultos forem incluídos na transferência;
  • Arquivando em um sistema com Windows, sempre deve ser selecionada a opção “Mostrar arquivos e pastas ocultas do sistema” nas Opções de Pasta na aba Visualizar do Windows Explorer.
O Adobe Premiere tem um aplicativo chamado Media Browser que pode importar, segundo a Sony, corretamente vários arquivos parciais (spanned) de uma sequencia de vídeo, porém os diversos trechos não serão unidos. Na verdade a Sony recomenda usar sempre o CMU (Content Management Utility).

Uma das vantagens, além de evitar as quebras de sinc, é evitar a grande quantidade de clipes soltos que estão no cartão de memória antes da importação.  Se um cartão de memória puder gravar cerca de 130 minutos de vídeo, isso significa que ao final da gravação haverão pelo menos 10 arquivos *.mts na mídia. Isso se não foram dadas pausas na gravação, pois nesse caso, cada trecho novo corresponderá a um novo arquivo *.mts.
Os arquivos .mts depois de importados com  o CMU passam a ter a extensão *.m2ts. Então o vídeo com 130 minutos será capturado como apenas um arquivo no formato *.m2ts e todas as quebras de arquivos estarão emendadas com perfeição.


Outra vantagem do CMU é poder visualizar previamente o que vai ser capturado no cartão. Então ao escolher determinados clipes no navegador do programa, eles serão unidos automaticamente na captura. O aplicativo está disponível no site da Sony Broadcast. No entanto é necessário que uma câmera Sony compatível esteja conectada, via cabo USB, ao computador onde vai ser instalado o programa.



















Para outros fabricantes de câmeras que usam cartões de memória, existem procedimentos diferentes. O importante é verificar no manual da câmera e no site   correspondente se existem métodos ou softwares disponíveis para o modelo e tipo de arquivo utilizado.

Grande abraço a todos!

Marcelo Ruiz

26 comentários:

  1. Olá. Eu trabalho com sony vegas, mas agora estou tentando apreender com o adobe premiere pro cs6. Mas quando eu coloco vídeos das filmadoras da sony ex: mc2000 e da HDR o áudio não vem junto. E eu baixo ele (vídeo e áudio) do programa original da sony. E quando coloco o vídeo da câmera canon T3i não tem problema nenhum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos,

      Provavelmente seu Premiere não está ativado corretamente e estão faltando codecs e alguns presets. Já verificou isso?

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  2. Marcelo Primeiramente parabéns pelo seu blog, estou com o mesmo problemas do amigos, sou usuário sony vegas, só to migrando pro PRemiere agora, e estou com o mesmo problema de áudio.. o Arquivo tá normal assisto ele tranquilo mais quando importo pro premiere o áudio não vem.. eu filmo em uma Sony HD e o codec que eu uso é o K-lite, tem alguma luz para a solução?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim. Primeiro seu Premiere tem que estar corretamente ativado se for pirata e estar com a ultima atualização (6.0.3) instalada. Segundo você TEM QUE USAR OBRIGATORIAMENTE o programa que veio com sua camera Sony para importar e emendar os segmentos de vídeo corretamente. Aí rola.

      Excluir
  3. Marcelo, Filmei em uma FILMADORA SONY HXR-NX3D
    sempre editei no sony vegas e nunca deu o problema com o áudio, agora to migrando para o premiere, e estou com os mesmo problemas dos meus amigos o arquivo ficar normal ná hora de migrar, perco o áudio...

    o áudio está em 48Khz, e os arquivos foram copiados direto do cartão, sem nenhum progama.

    o unico codec que eu instalei foi o K-lite, você tem alguma solução meu amigo? Obrigado t+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesma resposta acima.Tem sim. Primeiro seu Premiere tem que estar corretamente ativado se for pirata e estar com a ultima atualização (6.0.3) instalada. Segundo você TEM QUE USAR OBRIGATORIAMENTE o programa que veio com sua camera Sony para importar e emendar os segmentos de vídeo corretamente. Aí rola.

      Excluir
  4. Marcelo, boa noite:Acho que postei em local errado anteriormente: Seguinte tenho uma Panasonica AgAC90. Filmei 1h de um evento e ela dividiu o arquivo em dois de 27 minutos cada. Como eu juntos esses arquivos no premiere? Qnd levo eles p timeline, na união dois dois dá um drop tanto no audio como no video.. Como corrigir isso. A filmadora, não veio com software para unir os arquivos. Li que o premiere faz isso, mas como?! To desesperadoooo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique,

      Respondi no outro post. Tenta importar o cartão inteiro para o disco rígido. Ou seja toda a estrutura das pastas que estão dentro do cartão e não apenas os vídeos.

      Grande abraço!

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  5. Muito bom seu post falando sobre a importação dos arquivos. Comprei uma NX5N recentemente e ainda estou apanhando em alguns pontos, já que saí do DV para o SD/HD direto e optei já pelas gravações com uso de cartão. Tenho uma dúvida:
    Eu posso mudar a extensão do arquivo gravado? Sempre será .mts ??
    Em meu PC eu não consigo ler as propriedades do arquivo, assim como leio numa extensão .mov .
    Sendo a gravação .mts , qual a maior vantagem dessa extensão?

    Abraço.
    Moysés Tomazoli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moysés,

      Quando vc importa direto dos cartões da câmera, o que eu não recomendo, os arquivos vem como .mts mas vc deve usar o programa que a Sony disponibiliza gratuitamente no DVD que veio junto com o equipamento ou baixar direto do site da Sony. Com o aplicativo vc não terá problemas de quebra de sinc de audio e imagem em arquivos grnades que são fracionados pela câmera. Nesse caso, depois de importados pelo programinha da Sony eles terão a extensão m2ts e poderão ser lidos normalmente pelo PC.

      Grande abraço!

      Marcelo Ruiz

      Excluir
    2. Muito obrigado Marcelo.
      Gostaria de compartilhar um pouco mais de seu conhecimento, num tópico que tenha a ver com os presets da HNX5. Tenho percebido uma forte granulação nas imagens se comparado com a AG-HMC150, acima de 3dB. Poderia me enviar o link de um tópico relacionado com este assunto?
      Mais uma vez, muito obrigado.

      Excluir
    3. Moysés,

      Sim, as câmeras Sony sempre granulam mais que o esperado. Acontece desde a Z7, passando pela Z5, NX5 e todas as com sensor de pequeno. O post sobre esse assunto está no blog. É o segundo na pagina inicial. Publiquei semana passada.

      Grande abraço!

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  6. Boa noite Marcelo
    Eu Tenho uma Panassonic 3CCD HMC151 e a uso para filmar os shows da minha banda de frente para o palco, utilizando sua ótima captura de áudio como guia principal nas edições e sync com as outras 3 câmeras. Acontece que na divisão dos vídeos, perco cerca de 1 segundo de áudio. Como a captura desta câmera é o áudio principal dos meus clips, estou com este problema no ato da edição prejudicando algumas músicas com este seguindo de silêncio. Não encontrei um programa de importação semelhante ao da Sony. Você tem alguma idéia do que eu posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não indicou como importa os vídeos do cartão para o computador, mas verifique se vc está importando apenas os clipes ou todas as pastas do cartão. Ou seja, copie a estrutura inteira desde a raiz do cartão para uma pasta onde depois vc vai importar inteira para o programa de edição. Isso geralmente resolve o problema, pois se vc importar apenas os vídeos sem os metadados que ficam em outras pastas, na passagem de um segmento de 3 GB para outro, em gravações que excedam o tempo máximo permitido para um arquivo de 3GB, realmente fica esse espaço em branco. A Sony tem um programa de importação que faz essa junção ao importar vídeos longos, mas não existe esse mesmo programa da Panasonic para Windows. Apenas para Mac Se vc está editando com Mac o link está abaixo:

      https://eww.pass.panasonic.co.jp/pro-av/support/dload/avccam_impt/agree_e.htm

      Espero que resolva seu problema.

      Grande abraço!

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  7. Oi Marcelo!
    Por favor, me ajude! Fiz uma viagem de um mês com a minha família. No meu cartão SDHC tem 47 videos... fui tentar passa-los para o computador e eles estão sem áudio!!!
    Quando coloco o cartão na câmera novamente os videos não aparecem mais!!!
    Aparecem no computador quando eu insiro o cartão, mas continuam sem áudio!!
    Estou desesperada, eram videos muito importantes. (minha câmera é uma compacta da Sony, CyberShot, modelo novo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabella,

      Provavelmente vc recortou, ao invés de copiar os vídeos do cartão. Os vídos estão sem áudio pq deve estar faltando o codec adequado para ler os mts da câmera. Qual programa vc usou ou está usando para editar os vídeos? Vc instalou o aplicativo da Sony que veio junto com a câmera? O que vc está usando para ver os vídeos em seu computador?

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  8. Boa tarde!

    Para baixar o CMS pode ser qualquer modelo/linha sony ou so broadcast?

    ResponderExcluir
  9. Pode baixar sem colocar serial. Mas ele vai funcionar somente para arquivos compatíveis.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber se dentro do programa tem alguma maneira de importar de uma pasta e não diretamente da câmera ou SD CARD.
    Estou com um problema de terem transferido o arquivo e não terem utilizado o programa é termomproblema com o sinc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lorernzo, tem sim. O programa importa de pastas no computador. Mas acho que n"ao vai resolver muito. se importaram para o computador sem todas as pastas o programa não vai conseguir emendar os arquivos sem perdas de frames.

      Excluir
  11. Oi! Então, eu não sei se isso tem muito a ver com esse post, mas eu tenho uma filmadora da Sony modelo DCR-SX22. Eu gravei alguns videos com ela para um trabalho da escola mas quando eu passo os videos pro meu notebook, não consigo abrir os arquivos. Ai tentei mandar por email para uma amiga e quando ela clica pra abrir so da pra ouvir o audio da gravação, o video não. E quando eu tento mandar por whatsapp, por exemplo, envia como se fosse um papel ou algo assim e não da pra abrir tambem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, e quando eu coloco o cartão de memoria da filmadora no meu notebook, não aparece nada, é como se eu não tivesse colocado nada.

      Excluir
    2. Essa câmera grava em formato MPEG2-PS e requer que o software de captura e edição que vem no CD junto com a câmera seja instalado no computador antes de trasferir os arquivos. e a transferência deve ser através de cabo USB conectado a filmadora. Retirar os arquivos direto do cartão não funciona.

      Excluir
  12. comprei a uma semana a camêra nx5u porém ao gravar, gravei diretamente no cartão de 128gb dela, e não estou conseguindo acessar o cartão via usb e muito menos acessar o cartão pela própria câmera através do cabo usb.

    Não consigo nem mover os arquivos para o slot de cartao sd.

    o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tentou gravar com outro cartão e ver se o problema persiste? Pode ser que o cartão esteja corrompido. Se outros cartões derem o mesmo problema aí pode ser o slot do cartão com defeito dentro da câmera ou outro defeito no hardware.

      Excluir

Obrigado por sua participação! Asim que eu puder, vou responder! Volte sempre!

Marcelo Ruiz

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.