Enquanto termino as tabelas dos outros fabricantes de câmeras, vou postando alguns comentários sobre os modelos já ranqueados. Vamos ver o caso das câmeras Panasonic. Em outro post eu já havia falado sobre a AG-AF100, fazendo uma comparação com outras três câmeras de grandes sensores. Na época ela levou nosso selo de preferência. Mas como ela se saiu na comparação com suas irmãs de marca? Algumas boas surpresas saíram desse comparativo.
E como vou ressaltar mais uma vez, não se
trata de olhar apenas o maior índice. Quem teve paciência de ler as explicações
iniciais das tabelas já publicadas, já deve saber que isso não é o mais
importante.
Então vamos começar com o modelo com índice
mais alto:
AG-HMC40PJ
Com índice de .72 foi o modelo mais bem
posicionado entre as 19 já ranqueadas, da Panasonic e Sony. Mas isso não
significa que você vai sair correndo para comprar uma só por causa disso. O
alto índice se deve, nem tanto aos recursos oferecidos, mas por conta do preço
bastante baixo da HMC40. Muitos seguidores do blog me perguntam por essa
câmera, interessados principalmente pelo baixo custo de aquisição. Minhas
restrições a ela são por conta do sensor de ¼” e a lente com apenas 1 anel
multiuso, mas com a qualidade Leica Dicomar. Outra questão é o tamanho muito
acanhado. Se o caso for presença, a HMC80 cumpre bem o papel, com seu formato
de ombro e as mesmas especificações, mas com custo adicional de US$ 500,00. Mas
para quem está começando um pequeno negócio de filmagem de festas infantis, por
exemplo, dispondo de pouco capital e sem muita experiência com operação de
câmeras, sem dúvida essa é uma grande escolha.
AG-HPX170PJ
AG-AC160
A AG160 está para a Panasonic como a NX5N está
para a Sony. É aquela câmera bem completa, com boas saídas de vídeo e áudio,
lente com 3 anéis de operação e um zoom de 22X, usa cartões SD Card baratos e
fáceis de encontrar e está no meio do caminho, em relação a custo de aquisição,
entre os modelos mais simples e os mais caros e não tão sofisticados. Chego a
pensar se os exatos US$ 1 mil dólares a mais que a HPX170, compensem a lente
com 1 anel a mais (embora não seja Leica), a facilidade e menor custo do cartão
SD Card e a incorporação de uma saída HDMI. E tudo isso usando ainda o codec
AVCHD, mais complicado para trabalhar em computadores mais fracos. Mas se você
gosta da Panasonic, não quer pagar mais US$ 300 por uma NX5N ou mais US$ 1200
por uma HPX250 com poucos recursos a mais e quer uma câmera versátil para
diversos tipos de trabalho, podendo ir do social às reportagens externas para
televisão, a AG160 é uma boa escolha.
AG-HPX250PJ
A sucessora da lendária HVX200 herda a qualidade, robustez e uma ótima gama de características técnicas, como taxa de frames variável, boa quantidade de saídas e entradas de áudio e vídeo e já utiliza o novo codec AVCIntra 100 de 10bits, podedendo gravar na midia interna(P2) em compressão 4:2:2 no formato MXF para maior facilidade de edição e troca de arquivos e mantendo uma qualidade master de material. Para quem estava acostumado a trabalhar com o formato DVCPro HD, ela também oferece esta opção. Um senão apenas para as lentes, que apesar de terem um bom desempenho indo da faixa wide de 28mm até uma tele de 616 mm com abertura míima de f1,6, não são mais da Leica como a HPX200. A Panasonic não informa em seu site o fabricante atual das lentes. De qualquer forma é uma alternativa, dentro de uma faixa de preço razoável, a Sony PMW-100, em termos de equipamento estilo ENG com facilidade de edição e arquivamento versátil (MXF).
AG-AF100
Embora tenha recebido a maior pontuação
entre os 19 modelos testados, empatando com Sony PMW-F3L, a AF100 ficou com um
modesto índice de .39 em nosso ranking. Não foi o mais baixo, que ficou também
com a F3L. Essas marcas, dos dois modelos, indicam apenas que o profissional
ainda tem que pagar um alto preço por tecnologia de ponta e qualidade. Mas
existem diferenças básicas entre as duas
câmeras. A F3 da Sony já parte de um custo elevado do corpo (cerca de US$ 17
mil) ainda acrescido de um jogo de boas lentes prime, que elevam seu custo
final para gulosos US$ 25 mil, embora essa diferença de oito mil dólares seja
razoável para 3 lentes cinematográficas. As mesmas lentes compradas avulsas da
Zeiss, custariam cerca de US$ 12 mil.
Ao contrário da Sony, e essa nosso ver, é
uma das melhores qualidades da Panasonic AG-AF100. Partindo de incríveis US$ 4.995
de custo para o corpo da câmera, que ao contrário da F3, vem com um bom kit de
acessórios, ela acaba custando menos da metade do preço de um bom jogo de
lentes. Para nosso ranking, optamos por incluir um jogo com 3 lentes Zeiss ZF
que acabou elevando o custo final para US$ 8930. As lentes escolhidas para o
kit não foram primes cinematográficas. Foram primes DSLR para fotografia.
Optamos por essa abordagem para dar um certo equilíbrio na relação de custo
corpo/lente.
Nos quesitos técnicos a AG-AF100 tem todos
os recursos que hoje sonhamos em uma câmera profissional. Lentes
intercambiáveis, um sensor de imagem generoso, que perde por apenas 5
milímetros na largura para o Sony Super35, gravação a 60 quadros progressivos,
utilização de mídia SD Card de baixo custo e facilidade de compra, saídas SDI e
HDMI, além de vídeo analógico em SD, microfone interno e entradas XLR para
microfones externos, taxa de frames variável de 1 a 60 fps, permitindo câmera
lenta ou rápida. A montagem de lente Micro Four Thirds, permite tanto o uso de
lentes 4/3 e micro 4/3 da Panasonic e de
outros fabricantes como a Leica, com custo mais acessível, bem como o uso de
adaptadores PL para lentes prime cinematográficas.
Os recursos técnicos e as possibilidades
artísticas e estéticas da AF100, fazem dela uma câmera versátil, podendo ser
usada para produções cinematográficas de baixo orçamento, comerciais para
televisão, eventos ao vivo e mesmo eventos sociais sem as limitações da tão
aclamada Canon 5DMKII. Somente um senão deve ser observado. Quem está
acostumado com a facilidade do botão lever
de zoom vai sentir um certa dificuldade para usar o zoom mecânico de certas
lentes. Na verdade o ideal é contar com um disco de follow focus extra para acionar o zoom com mais suavidade, bem como
outro follow para o foco, no caso de
não usar lentes Panasonic com auto foco. Mas pelo preço de entrada de uma
câmera com sensor 1/3 e lentes fixas,
isso nos parece um problema menor.
Conclusão
Em relação aos demais modelos da Panasonic e outros modelos já comparados, a AG-AF100 pelas características técnicas inovadoras e baixo custo recebe mais uma vez nosso selo de recomendação.
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Marcelo Ruiz
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