19/06/2012

Zoom ou travelling?



Sem dúvida que as lentes zoom facilitam nosso trabalho, pois existem situações onde simplesmente não é possível aproximar a câmera do objeto fotografado. Mas acabamos nos acostumando tanto a essa facilidade, que muitas vezes nos esquecemos que aproximar fisicamente a câmera do objeto pode render uma imagem bem mais interessante.


Na figura acima a imagem superior foi captada com uma lente fixa de 14mm distante cerca de 18 cm das flores. A imagem inferior foi feita com uma lente zoom 14-45mm a uma distância de pouco mais de 1 metro.  O tamanho relativo das flores em relação ao frame é o mesmo. No entanto observando o segundo plano veremos que a lente zoom aproximou igualmente a imagem, diminuindo o angulo de abertura.  A perspectiva também se modificou mostrando a televisão que não aparece na imagem feita com a lente 14mm, que por sua vez conseguiu registrar um segundo plano com mais detalhes do ambiente. 


Não podemos dizer que uma imagem seja melhor que a outra. Mas cada uma delas  nos conta uma história diferente. Dependendo do contexto do que queremos expressar uma ou outra podem ser válidas. Além da perspectiva e do ângulo de abertura diferentes, a qualidade da imagem feita a menor distância e com uma lente fixa é ligeiramente melhor que a outra feita com a lente zoom. A lente 14mm fixa possui menos elementos internos e portanto deixa passar mais luz e produz menos aberrações que a lente zoom com mais lentes internas fixas e móveis.

Então em sua próxima filmagem antes de usar sua alavanca de zoom, considere a possibilidade de usar suas pernas!

Grande abraço!

Marcelo Ruiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação! Asim que eu puder, vou responder! Volte sempre!

Marcelo Ruiz

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.