Continuando a falar sobre adaptadores de áudio, sobre os quais já publiquei vários posts (que vc pode ler clicando aqui e aqui), trago hoje um modelo de baixo custo que acabei de desenvolver. Pode ser uma opção de qualidade e baixo custo, já que os modelos disponíveis são todos importados, difíceis de encontrar e bem caros.
Nesse primeiro modelo não foi possível, por questões de espaço interno e qualidade dos componentes, ter 2 canais de entrada de microfone. Mas para uso em DSLR o adaptador pode ser ligado à câmera com um cabo em Y com uma entrada P10 para o mic vindo do pré (um condensador que necessite de Phantom Power e regulagem de ganho por exemplo) e um microfone lapela sem fio com a saída regulada em nível de linha no receptor, conectado ao cabo Y por meio de um plug XLR ou p3,5mm, permitindo deixar o ganho de entrada da câmera em nível bem baixo evitando os ruídos internos do próprio preamp da câmera para evitar seu próprio ruído interno.
Além do cuidado na escolha de componentes e do projeto,
que possibilitou uma saída de áudio limpa, absolutamente sem ruídos internos (causado pelo próprio sistema, como nas câmeras DSLR). Os externos causados pela alimentação foram resolvidos com o uso de baterias de lítio. Ele pode funcionar por mais de 48 horas com bateria interna (que não gera ruídos de aterramento) ou adaptador de AC eletrônico sem transformador que também não costuma causar ruídos a não ser que a rede de energia seja muito ruim.
O que pode ser feito com esse adaptador de áudio:
Para captação de áudio em câmeras que não possuem entradas
adequadas para microfones externos (condensadores principalmente que necessitam
Phantom Power em qualquer voltagem até os 48V regulares) com possibilidade de
regulagem de ganho e um diferencial: controle de tonalidade de sons graves e
agudos;
Captar audio de mesas de som em eventos diretamente na câmera ou outros aparelhos que não possuam entradas de linha adequadas com possibilidade de regular nível de entrada e tonalidade do sinal;
Captar audio de mesas de som em eventos diretamente na câmera ou outros aparelhos que não possuam entradas de linha adequadas com possibilidade de regular nível de entrada e tonalidade do sinal;
Para músicos que precisam conectar microfones de instrumentos ou voz em sistemas de palco que não possuem entradas balanceadas e com alimentação phantom power, com possibilidade de envio do sinal direto (sem pre amplificação) para a mesa ou passando pelo preamp do adaptador. Nesse caso há o monitoramento do sinal para fones de ouvido;
Para quem precisa conectar um instrumento ou microfone de voz a um sistema sem entrada adequada (celulares, laptops ou amplificadores domésticos);
Para músicos que queiram estudar ou ensaiar sem usar amplificador externo, usando o preamp com fones de ouvido (para guitarras, contra-baixo ou violão que não tenham preamp interno, com saída de alta impedância (high-Z) é necessário o uso de uma DB (direct-box) ativa ou passiva antes de conectar com o adaptador);
Especificações do adaptador:
Canais de entrada:
Microfone (XLR) balanceada com Phanton Power 48V com chave de seleção do pino 3 (cold) aterrado ao pino 1 ou desconectado (flying) para microfones condesadores;
Entrada de linha desbalanceada (RCA) 1 canal
Microfone (XLR) balanceada com Phanton Power 48V com chave de seleção do pino 3 (cold) aterrado ao pino 1 ou desconectado (flying) para microfones condesadores;
Entrada de linha desbalanceada (RCA) 1 canal
Sensibilidade das entradas:
NÍveis de entrada para 2,2Vpp saida (0dBu):
MIC: 20mV (-32dBu)
ENT LOW: 240mV RMS (-10dBu)
NÍveis de entrada para 2,2Vpp saida (0dBu):
MIC: 20mV (-32dBu)
ENT LOW: 240mV RMS (-10dBu)
Saídas:
Fones de ouvido (um canal duplicado Esquerdo + direito)
max 5W @ 16 ohms e 1,5W @ 64 ohms;
Fones de ouvido (um canal duplicado Esquerdo + direito)
max 5W @ 16 ohms e 1,5W @ 64 ohms;
Saída de linha do preamp: conector P10 mono desbalanceado
com max 3VRMS (12dBu);
Resposta de frequência: 3 Hz a 85KHz (-3dB);
Distorção harmonica Tot.< 0,08% @1KHz (saída 2,2Vpp);
Controle de Tonalidade: GRAVES +/-10dB (60Hz), Agudos +/-10dB (12 KHz);
Saída direta: XLR balanceada com bloqueio de phantom power nível de microfone e chave seletora de corte de aterramento do pino 1);
Resposta de frequência: 3 Hz a 85KHz (-3dB);
Distorção harmonica Tot.< 0,08% @1KHz (saída 2,2Vpp);
Controle de Tonalidade: GRAVES +/-10dB (60Hz), Agudos +/-10dB (12 KHz);
Saída direta: XLR balanceada com bloqueio de phantom power nível de microfone e chave seletora de corte de aterramento do pino 1);
Controles:
Volume de fones de ouvido independente do preamp
Pre amp: Ganho, graves e agudos
Liga/Desliga Phantom Power;
Liga desliga aterramento do pino 1 da saída direta de mic;
Liga/desliga aterramento do pino 3 da entrada de mic ao pino terra (pino 1) para microfones condensadores que não aceitam aterramento do sinal cold (pino 3) ou uso de microfones de eletreto sem phantom power;
Chave geral liga/desliga com seleção para alimentação por fonte ou bateria externa (9 a 16,8VDC) ou bateria interna;
Nota: A mesma chave na posição BATERIA e com a inserção do carregador de baterias, desliga o adaptador durante a carga;
Volume de fones de ouvido independente do preamp
Pre amp: Ganho, graves e agudos
Liga/Desliga Phantom Power;
Liga desliga aterramento do pino 1 da saída direta de mic;
Liga/desliga aterramento do pino 3 da entrada de mic ao pino terra (pino 1) para microfones condensadores que não aceitam aterramento do sinal cold (pino 3) ou uso de microfones de eletreto sem phantom power;
Chave geral liga/desliga com seleção para alimentação por fonte ou bateria externa (9 a 16,8VDC) ou bateria interna;
Nota: A mesma chave na posição BATERIA e com a inserção do carregador de baterias, desliga o adaptador durante a carga;
Consumo: de 60 a 85mVolt/hora
Autonomia da bateria interna: mais de 30h com phanton power ligado ou 48h sem phantom power.
Amplificador de fones desliga automaticamente se não houver audio vindo do preamp.
Autonomia da bateria interna: mais de 30h com phanton power ligado ou 48h sem phantom power.
Amplificador de fones desliga automaticamente se não houver audio vindo do preamp.
Dimensões: 12 x 9 x 3,5 cm
Peso: 500 gramas
Peso: 500 gramas
Material da caixa: alumínio fundido natural
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Marcelo Ruiz
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