21/12/2012

Filmando no escuro...


Imagem retirada do blog http://bydawnlight.zenfolio.com

Para meus leitores que perguntam sempre se o modelo x ou y filma bem em situações de pouca luz, aqui vão algumas dicas. Um cara chamado pelo apelido de ByDawnLigth ( eu não consegui o nome real dele) postou no blog de fotografias Zenfolio uma série de imagens de testes que ele fez medindo o desempenho de 3 modelos de câmeras DLSR filmando em situações de escuridão total.

Para simular uma situação de ausência total de luz ele simplesmente colocou a tampa da lente e filmou usando um ISO bem alto. Na foto acima vocês podem conferir o resultado. Nas 3 imagens superiores foi usado um ISO de 3200 e nas inferiores ISO 6400. São valores muito altos que corresponderiam, a grosso modo, a valores superiores a 28dB em uma câmera de vídeo.

Ele comparou 3 câmeras: a nova Canon 6D, uma 5DMKIII e a sua antecessora 5DMKII.  A 6D e a nova 5DMKIII foram bem até ISO 3200.  Sendo que a 6D foi perfeita mesmo em um ISO 6400. A 5DMKII mostrou muito ruído tanto em 3200 como em 6400 ISO.

A questão é simples: filmar com pouca luz qualquer câmera filma. Mas o resultado final pode ser desastroso. As áreas escuras ou totalmente pretas da imagem e em certas situações, até mesmo as sombras leves vão ter bastante ruído e as cores de um modo geral também serão afetadas.

Então não adianta comprar uma câmera somente porque ela filma com poucos LUX, segundo o fabricante. O negócio é sempre iluminar bem sua produção de vídeo. Lógico que existem situações onde isso pode não ser possível, mas sempre que o evento puder ser programado com antecedência, chegue bem mais cedo munido de toda a luz que você tiver e capriche na iluminação. A câmera, a qualidade do seu trabalho e seu cliente agradecerão muito!

Grande abraço a todos!

Marcelo Ruiz

2 comentários:

  1. Boa noite Marcelo; estou muito agradecido em poder contar com tanta informação postada no seu blog. sou fã do Keko Sinclair e já estou quase acabando de ler todos seus posts. esse fim de semana que passou cobri um evento grande, tive muitos problemas com iluminação (mistura de temperaturas)falta de iluminação em locais específicos e sobra em outros. foi depois disso que resolvi procurar auxilio na internet e achei seu blog. com tanta informação espero não ter tantos problemas no futuro. Gracias por compartilhar essas riquezas.

    ResponderExcluir
  2. Grato pela visita ao blog Abimael. Temos diversas dicas sobre o assunto aqui. Volte sempre.

    Abraços,

    Marcelo Ruiz

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação! Asim que eu puder, vou responder! Volte sempre!

Marcelo Ruiz

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.