Detalhe de frame de vídeo da Lua captado em 4096 x 2160p com lente Canon BCTV. Na metade inferior o mesmo frame após correção de lente, gradação de cor e outros filtros no Photoshop. |
Dica para quem vai usar lentes Canon BCTV. Conforme mostrei no post anterior, Fora das aberturas melhores (sweet spot da lente) notadamente em f 1.8 e f 16 existe bastante aberração cromática em determinadas situações. A solução é a correção do trecho do vídeo usando a ferramenta de correção de lentes existente no Photoshop. Ressaltando que não vamos encontrar lentes Fujinon ou Canon BCTV lá.
Por tentativa e erro acabei descobrindo que o melhor perfil é selecionar marca Canon e usar o perfil da lente EF-S 18-200 em f 5.6. A correção é quase perfeita. O restante que sobra pode ser corrigido como se faria com uma fotografia. O workflow é selecionar o take desejado com o botão direito na timeline, escolher revelar no projeto para encontrar com mais facilidade, Depois clicar novamente com o botão direito no video desejado na janela de projeto e escolher abrir com o Adobe Bridge. No Bridge selecionar o vídeo na lista e escolher exportar para o Photoshop. No Photoshop basta abrir Filtros e depois correção de lentes. Escolher o perfil como indiquei e para quem conhece bem a ferramenta, ainda se pode fazer outras mudanças manualmente. Depois é só exportar o vídeo pelo Photoshop mesmo escolhendo as mesmas configurações do video original. Finalmente é só voltar ao Premiere e importar o vídeo corrigido para a sequencia na timeline. Grande Abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por sua participação! Asim que eu puder, vou responder! Volte sempre!
Marcelo Ruiz
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.