Diga-se
de passagem que a melhor tecnologia embarcada sempre foi a usada nas câmeras da
PANASONIC. E ela fez algo surpreendente em termos de mercado. Ignorou os pedidos constantes de seus
clientes e não lançou produtos com sensor FULL FRAME. Vieram a GH2, GH3, GH4 e
agora a GH5 que vai causar tremores na concorrência. Manteve o foco no mercado
de fotografia amadora e no caso das câmeras profissionais, apostou no sistema
MICRO 4/3. A jogada deu resultados. Diversos profissionais de cinema baixo
custo, cinegrafistas de eventos sociais e documentaristas passaram a preferir as
robustas e portáteis câmeras da série GH para suas produções.
A
própria PANASONIC vem há anos acompanhando, sem nunca se manifestar
oficialmente, contra ou a favor,
os experimentos de alguns entusiastas da marca com hardwares hackeados, lentes adaptadas e outras melhorias. Não sem motivo que dizem os experts, que o mercado de câmeras compactas ainda tem muito o que avançar, enquanto o mercado das DSLR de espelho, sensor 35mm e corpo grande tende a estagnar. Com o lançamento da GH5 vemos a PANASONIC incorporar no produto quase tudo que os profissionais usuários da marca pediam todos esses anos. Dessa forma, a gigante japonesa se consolida no nicho de mercado de câmeras compactas, sensor cropado especializadas em vídeo.
os experimentos de alguns entusiastas da marca com hardwares hackeados, lentes adaptadas e outras melhorias. Não sem motivo que dizem os experts, que o mercado de câmeras compactas ainda tem muito o que avançar, enquanto o mercado das DSLR de espelho, sensor 35mm e corpo grande tende a estagnar. Com o lançamento da GH5 vemos a PANASONIC incorporar no produto quase tudo que os profissionais usuários da marca pediam todos esses anos. Dessa forma, a gigante japonesa se consolida no nicho de mercado de câmeras compactas, sensor cropado especializadas em vídeo.
Ela não tem e nem terá a pretensão de competir
com esses modelos no mercado de fotografia still. Também não almeja competir,
mesmo tendo consolidado um modelo de câmera bem adequado, o mercado de equipamentos
de alto custo para cinema. Mesmo porque já existe uma espécie de vertente
estética e cult de admiradores das características de cor, textura e campo
visual proporcionado pelos sensores reduzidos e processadores de imagem da
marca. O que faltava às GH1, 2 e 3 a PANASONIC incorporou parcialmente na GH4.
Mesmo às custas do uso do questionável acessório, quase maior que a câmera, que
permitia certas funcionalidades, como entradas profissionais e controle de
áudio, diversas saídas de vídeo sem compressão com sinal limpo de informações
do visor e outras funções. Caro e pesado, chegando a custar mais que o corpo, o
acessório não teve o sucesso esperado.
[Anterior] [Próximo]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por sua participação! Asim que eu puder, vou responder! Volte sempre!
Marcelo Ruiz
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.