02/03/2012

Em primeira-mão: Finalmente lançada a nova Canon EOS 5D Mark III !




A tão esperada Canon EOS 5D Mark III finalmente chegou. Oferecendo refinamento e melhoria em relação a sua antecessora, a câmera mantém a sua posição como uma DSLR muito capaz, que é ideal para alta qualidade de captura de imagem e gravação de vídeo HD.

A qualidade da imagem da 5D Mark III, que já era excelente, não melhorou drasticamente, apenas um ligeiro aumento na resolução passando de 21.1MP contra 22.1MP. Mas a forma como as imagens são gravadas e processadas, no entanto, mudou de maneira significativa. A integração do novo processador de imagem DIGIC 5 + se destaca como uma das maiores melhorias em relação a 5D Mark II, oferecendo maior velocidade e potência, bem como maior sensibilidade ISO e redução de ruído mais eficiente. A conversão A/D agora é de 14-bit, o que melhora a gradação entre os tons e qualidade da imagem em geral.


Um significativo aumento do sistema de Auto Foco para 61 pontos de alta densidade Reticular e o sensor de medição iFCL de 63 Dual Layer vão melhorar também a eficiência e a precisão da câmera, cobrindo diversas possibilidades de interpretação da cena, analisando e extraindo o máximo de informação de exposição e foco das imagens possível.

Um novo visor com design inteligente, incorpora a sobreposição de um LCD, mostrando o foco e os dados de imagem. Esta sobreposição de LCD pode ser facilmente removida para fornecer uma visão clara e desobstruída para a composição da cena. O LCD agora também é maior: um Clear View II de 3.2 polegadas que apresenta um revestimento resistente à reflexão, para exibição de imagens brilhantes em condições de muita claridade. Sua resolução de 1040000-pontos fornece uma imagem nítida e altamente detalhada, possibilitando uma análise mais precisa da cena.

A Exposição Múltipla e o modo HDR (High Dynamic Range) são efeitos criativos que facilitam o controle sobre a aparência de suas imagens, poupando tempo na pós-produção. Todos essas novas características estão alojadas em um corpo em liga de magnésio robusto que oferece resistência a poeira e a intempéries. Vamos ver essas novas características mais detalhadamente:

Processador de Imagem DIGIC 5+

Para a Canon EOS 5D Mark III, a maior melhoria sobre a 5D Mark II vem do aumento de velocidade e do poder de processamento, oferecidos pelo novo chip de imagem DIGIC 5 +. Comparado com o processador DIGIC 4 anterior, o novo chip deve mostrar melhorias marcantes em termos de tempo, velocidade de gravação de arquivo e taxa de transferência. Este processador também integra novos algoritmos complexos para redução de ruído mais precisa, maior sensibilidade ISO e uma redução da aberração cromática, que incomodava na antiga 5DMKII. Este aumento na sensibilidade vai fazer com que fotografar em situações de pouca luz seja uma possibilidade mais realista. A maior velocidade do processador DIGIC 5+ proporcionou um aumento na taxa de disparo contínuo, trazendo-a de 3,9 para 6,0 quadros por segundo, quando se utiliza um cartão Compact Flash UDMA (CF Card).

Conversão A/D de 14 bits

Usando todo o potencial do novo processador de imagem, o processamento de sinal de 14-bits proporciona uma faixa de ISO alargada para a EOS 5D Mark III. Agora a sensibilidade padrão trabalha na faixa de 100 até 25600 ISO, mas este intervalo é prorrogado para 50 a 102400 ISO em modo expandido, e pode ser customizado e modificado dependendo da sua própria necessidade, além disso, um modo de auto ISO pode ser empregado para lidar com condições de mudança rápida de luminosidade. Os 14-bit de profundidade também possibilitam excelentes, gradações tonais e alta qualidade da imagem em geral.

Sensor Full Frame CMOS de 22,3 Megapixels

Embora a quantidade de megapixels não tenha aumentado significativamente, o sensor CMOS da 5D Mark III foi reformatado, prometendo melhorar as já excelentes características de captura de imagem do modelo anterior. Uma estrutura de fotodiodo com novo design, proporciona imagens altamente detalhadas, ricas e com profundidade visual maior. Este sensor full-frame fornece o mesmo campo de visão de uma câmera de 35mm sem fator de corte. Isto é especialmente útil para tirar o máximo proveito de lentes grande angular.

AF de Alta Densidade Reticular de 61-Pontos

O recém-projetado sistema de focagem automática emprega um adicional de 52 pontos de foco. Este novo sistema de focagem automática ajuda a garantir o foco mais crítico possível, com um elevado nível de eficiência. O sistema de focagem automática é dividido em vários modos, com até 41 pontos AF de tipo cruzado em todo a imagem e 5 pontos duplos diagonais.  O Controle de foco é separado em 6 diferentes métodos: Spot, Single, Single + 4 pontos adjacentes, Single + 8 pontos adjacentes, Seleção de Zona e seleção automática do ponto AF. 

Esta variedade ajuda a atender às necessidades de qualquer situação, incluindo as condições de luz extremamente baixas. O sistema AF é baseado em um sensor RGB inteligente com 100.000 pixels de com seleção automática do ponto AF. Este posicionamento intuitivo de ponto é especialmente importante ao usar autofoco para acompanhar assuntos em movimento rápido. Fazendo uso do sistema ITR EOS (Rastreamento Inteligente e Reconhecimento), a 5D Mark III é capaz de reconhecer e lidar com as características faciais e de cor de diferentes pessoas, para rastreamento de foco durante o pan ou que estejam se movendo ao longo da cena.

Sensor iFCL de 63 zonas de medição de dupla-camada

Funcionando independentemente do sistema de Auto Foco, o sistema de medição também se tornou mais inteligente e crítico, em termos de análise dos motivos a serem  fotografados, para ajudar a determinar a melhor exposição possível. A 5D Mark III analisa de forma independente cor, foco e luminosidade em todas as 63 zonas que compõem a área de imagem.

O design de dupla camada do sensor de medição proporciona uma maior sensibilidade a diferentes comprimentos de onda de luz, evitando problemas comuns que são geralmente associados com sensores eletrônicos. Na 5D Mark III, essas camadas são divididas entre um canal vermelho/verde e um canal de azul/verde, proporcionando mais equilíbrio entre os tons de vermelho, evitando as saturações tão comuns a esses sensores. Os dados de cada camada são analisados e combinados em medição muito acurada para a subsequente configuração da exposição.

Gravação de Vídeo HD

Continuando o que fez a 5D Mark II tão popular, a 5D Mark III oferece uma qualidade de vídeo HD significativa. Vários formatos são suportados, incluindo 1080/30p e 720/60p, e tempos de gravação contínua até 29 minutos e 59 segundos com código de tempo agora são possíveis. Uma melhora importante para a restrição de 12 minutos do modelo anterior, mais ainda um tanto problemática. A câmera comprime o vídeo em formato intra-frame ou como IPB, para as duas variações do codec H.264/MPEG-4 AVC.

O que separa a captação de vídeo da 5DMKII de outras DSLRs é o ajuste manual de configurações e níveis de áudio durante a gravação. Esses recursos estão disponíveis, em parte, devido à função Live View, que permite monitoramento em tempo real no LCD, bem como a funcionalidade do menu durante a gravação. O processador DIGIC 5+ também melhora as funções de vídeo da 5D Mark III, melhorando os tempos de resposta e reduzindo artefatos de cor, aberrações e moarés.

Exposição Múltipla e HDR

A exposição múltipla e características HDR (Alta gama dinâmica) estão disponíveis para uso na câmera, reduzindo o tempo necessário para alterar a sua imagem durante a pós-produção. Imagens de alta gama dinâmica são executadas de forma rápida e sem problemas. A câmera automaticamente varia suas exposições e, em seguida, integra a série subseqüente de imagens em um arquivo. Esse novo arquivo apresenta  as altas-luzes controladas e sombras detalhadas com uma gama alargada de meio tons. Esta eficiência é especialmente útil quando fotografando cenas de alto contraste, como paisagens com água ou neve, ou em situações em que tanto um exterior e interior estão no quadro de imagem.

Visor Inteligente de 3,2 polegadas Clear View II LCD

Na área, o visor óptico oferece 100% de campo de visualização e lente aesférica para uma visualização clara e brilhante, com uma redução em aberrações cromáticas e distorções. Este visor de alta qualidade é ainda reforçado com a integração de um LCD sobreposto e transparente que exibe informações sobre a exposição e focagem automática. Este visor inteligente recém-desenvolvido dá uma gama de informações e é facilmente desligado para retornar à visão clara e inalterada a partir do viewfinder. As informação apresentadas como AF e linhas de grade podem ser personalizadas e o medidor AF também pode ser deslocado para o lado, fora da área de imagem.

O design do novo LCD mostra um aumento no tamanho (3,2 "contra 3,0 da Mark II") e resolução (1.040. 000 contra 920.000 pontos). Aumenta de tamanho e resolução para permitir a revisão ainda mais precisa de imagens e vídeos e um revestimento multi-coating anti-reflexo permite o monitoramento em ambientes muito claros.

Tanto o visor LCD como o viewfinder possuem nível eletrônico de duplo eixo, uma característica que exibe visualmente uma barra de nível,  bem como informações de rolagem e tilt. Isto é particularmente útil para fotografar paisagens ou em situações em que o horizonte deve estar nivelado e a convergência de planos deve ser evitada.

Design robusto e funcional

A 5D Mark III não mudou a já testada e comprovada construção em liga de magnésio do modelo anterior. Este projeto altamente rígido e forte, também fornece uma grande durabilidade e resistência ao pó e possui vedação ampla em torno das emendas para proteção assegurada. A construção resistente também dispõe de design ergonômico para manipulação simplificada e intuitiva. Controles personalizáveis ​​permitem dedicar alguns botões para suas próprias necessidades, ajudando a aumentar a eficiência ao fotografar em situações de ritmo acelerado. Há também slots para cartões de memória dual, suportando tanto cartões SD como CF Card para maior compatibilidade.

O novo obturador, recentemente desenvolvido, foi testado para pelo menos 150.000 ciclos. Uma atualização do Sistema de Limpeza Integrado EOS usa uma vibração baseada em processo de remoção de pó para proteger a câmera contra a incursão de poeira.
Lente Canon EF 24-105 f/4L IS USM

Quando comprada em  forma de kit, a câmera vem com uma lente padrão com zoom 24-105mm f / 4. Esta gama de distâncias focais é mais que suficiente para a maioria das situações, desde grande angular a um retrato em close. A sua construção integra elementos de vidro Super-UD com três lentes aesféricas para uma melhor redução de aberração cromática e distorção. Além disso, a lente incorpora a tecnologia de Estabilizador de Imagem para uma redução de 3-stop no movimento da câmera. O desenho da lente também integra a mesma proteção contra pó e intempéries como o corpo da câmera, resultando em um sistema que pode ser utilizado continuamente, independentemente das condições a que for submetido

A Canon 5D Mark III é uma melhoria definitiva sobre a Mark II. Mas, dadas características já muito avançadas do modelo anterior, a Mark III é na verdade mais um refinamento do que já era bom. Esta câmara continua a ser líder em termos de funcionalidade HDSLR, e não decepciona no que diz respeito a fotografias apesar de sua já famosa e comprovada capacidade de captação de vídeos em HD.

O novo modelo é mais eficiente e permite o uso ainda mais intuitivo. Maior velocidade e poder de processamento são as áreas em que esta câmera realmente brilha, dando uma performance inquestionável que excede em muito as expectativas anteriores. Com a Mark III, a Canon 5D mantém seu status como uma referência para outras câmeras DSLR.

Especificações Técnicas:

Tipo de câmera
DSLR de lentes intercambiáveis
Montagem de lentes
Canon EF
Tamanho do sensor
Full-Frame (36 x 24mm)
Tipo do sensor
CMOS
Processador de imagem
DIGIC 5+ Image Processor
Resolução
22.3MP
Formato de arquivo
JPEG e RAW
Prof de bit
14-bit
Velocidade de disparos
Até  6.0 fps (com UDMA CF Card)
Pontos AF 
61
Tipo de foco
Auto e Manual
Medição de exposição
iFCL (com 63-zonas Dual Layer)
Sapata de flash
Hot shoe e terminal PC 
Tipo de visor
Pentaprisma ótico com superimposição de LCD
Cobertura do visor
~100%
Ampliação do visor
0.71x
Angulo de visão do  visor
34.1°
Monitor LCD 
3.2" 1,040,000 pontos
Sensibilidade ISO
100-25600 (50-102400 no modo expandido)
Formatos de vídeo
1080/30p (29.97), 24p (23.976), 25p; 720/60p (59.94), 50p; 480/60p (59.94), 50p
Duração máxima do vídeo
29 minutos e 59 segundos (partição automática de arquivo com 4GB)
Compressão de vídeo
Compressão  i-Frame e IPB formato MOV
Time Code
Sim
Modos criativos
Múltipla Exposição and Alta Faixa Dinâmica (HDR)
Conexões
HDMI, saída A/V , USB 2.0, microfone mono e fone de ouvido (P2)
Alimentação
Bateria LP-E6 lithium-ion 
Wireless Capability
Compatível com transmissores e receptores opcionais
Dimensões
15.2 x 11.7 x 7.6 cm
Peso
860 g

A nova 5DMKIII tem preço sugerido de US$ 4.299,00 com kit de lente Canon EF 24-105 f/4L IS USM e de US$ 3.499,00 somente o corpo. Preço nos Estados Unidos sem os impostos de importação e frete. 

Grande abraço a todos!

Marcelo Ruiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação! Asim que eu puder, vou responder! Volte sempre!

Marcelo Ruiz

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.