28/05/2012

Duas novas lentes Sony para PMW-F3: uma no cravo outra na ferradura...



A Sony coloca no mercado esse mês duas novas lentes para sua câmera F3. Dá uma no cravo outra na ferradura. A wide angle SCL-P11X15 com 1,5X de zoom vem com montagem Sony PL, provavelmente compatível com outras câmeras que utilizam o padrão ARRI para lentes, cobre a faixa de distância focal entre 11 e 16mm, completando o jogo de 3 lentes que é vendido junto com a F3. A gama agora fica com as opções 11@16, 35, 50 e 85mm, as 3 últimas com abertura mínima de T2.0 (próximo a f1.6) e a 11-16mm com abertura mínima de T3.0 (aprox.. f 2,6).


Já a SCL-Z18X140 é uma lente 14X zoom que cobre a faixa de 18-252mm de distância focal, com montagem Sony FZ original da câmera F3 (sem o anel adaptador PL). A abertura mínima é T3,8 (aprox. f 3,5) em modo wide. A novidade é a incorporação de um modo servo para zoom, foco e abertura compatível com a F3, onde finalmente o botão de zoom terá serventia, pois até agora as lentes lançadas pela Sony e as existentes no mercado eram totalmente manuais. Com esse lançamento a Sony aproxima a F3 de uma utilização mais confortável para aplicações em televisão, seja em estúdio ou em externas.



As produtoras de televisão e emissoras podem contar agora com uma F3 mais apropriada para o fluxo de trabalho broadcast, onde a troca de lentes e operação totalmente manual destas, é um grande fator limitante. A lente também permite a operação no modo totalmente manual, o sistema é similar ao utilizado pela Sony HVR-Z7. A possibilidade de uso totalmente manual vai agradar aos que utilizam a câmera para produções cinematográficas, pois a SCL-Z18X140 complementa as lentes PL de foco fixo oferecidas pela Sony, que só iam até  os 85mm. Fora o fato de não ser muito luminosa, mas ainda muito boa, o que preocupa, além do preço salgado de US$ 12 mil, é o uso da montagem FZ, proprietária da Sony, o que pode tornar a lente obsoleta no futuro, se a Sony mudar ou substituir esse sistema.



Poderia ter saído com montagem Positive Lock como a wide angle SCL-P11X15. Dessa forma teria vida longa e independente de qualquer obsolescência de modelo de câmera. Não custa lembrar que a Sony é campeã em usar  montagens diferentes para cada modelo. Temos de baionetas B4, passando para 2/3, 1/2 e 1/3, NEX E-Mount e agora o FZ Mount. Nesse ponto a Nikon é imbatível e exemplo a ser seguido. Usa uma mesma montagem a mais de 50 anos. O encaixe baioneta F Mount permite usar lentes dos anos 50 em seus modelos de câmeras digitais SLR atuais. Isso faz com que os fotógrafos não tenham medo em investir em lentes da marca, pois sabem que terão vida longa. Assim como o cinema, com as lentes ARRI, Cooke e outros fabricantes que adotaram  o padrão PL , originalmente criado pela Arri e que também já conta com meio século de vida.

Abaixo seguem os links para as páginas dos dois modelos no site da Sony.


Grande abraço a todos!

Marcelo Ruiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação! Asim que eu puder, vou responder! Volte sempre!

Marcelo Ruiz

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.