A Sony coloca no mercado esse mês duas
novas lentes para sua câmera F3. Dá uma no cravo outra na ferradura. A wide angle SCL-P11X15 com 1,5X de zoom
vem com montagem Sony PL, provavelmente compatível com outras câmeras que
utilizam o padrão ARRI para lentes, cobre a faixa de distância focal entre 11 e
16mm, completando o jogo de 3 lentes que é vendido junto com a F3. A gama agora
fica com as opções 11@16, 35, 50 e 85mm, as 3 últimas com abertura mínima de
T2.0 (próximo a f1.6) e a 11-16mm com abertura mínima de T3.0 (aprox.. f 2,6).
Já a SCL-Z18X140 é uma lente 14X zoom que
cobre a faixa de 18-252mm de distância focal, com montagem Sony FZ original da
câmera F3 (sem o anel adaptador PL). A abertura mínima é T3,8 (aprox. f 3,5) em
modo wide. A novidade é a
incorporação de um modo servo para zoom, foco e abertura compatível com a F3,
onde finalmente o botão de zoom terá serventia, pois até agora as lentes
lançadas pela Sony e as existentes no mercado eram totalmente manuais. Com esse
lançamento a Sony aproxima a F3 de uma utilização mais confortável para
aplicações em televisão, seja em estúdio ou em externas.
As produtoras de televisão e emissoras podem
contar agora com uma F3 mais apropriada para o fluxo de trabalho broadcast,
onde a troca de lentes e operação totalmente manual destas, é um grande fator
limitante. A lente também permite a operação no modo totalmente manual, o
sistema é similar ao utilizado pela Sony HVR-Z7. A possibilidade de uso
totalmente manual vai agradar aos que utilizam a câmera para produções
cinematográficas, pois a SCL-Z18X140 complementa as lentes PL de foco fixo
oferecidas pela Sony, que só iam até os
85mm. Fora o fato de não ser muito luminosa, mas ainda muito boa, o que
preocupa, além do preço salgado de US$ 12 mil, é o uso da montagem FZ,
proprietária da Sony, o que pode tornar a lente obsoleta no futuro, se a Sony
mudar ou substituir esse sistema.
Poderia ter saído com montagem Positive Lock como a wide angle SCL-P11X15. Dessa forma teria
vida longa e independente de qualquer obsolescência de modelo de câmera. Não
custa lembrar que a Sony é campeã em usar
montagens diferentes para cada modelo. Temos de baionetas B4, passando
para 2/3, 1/2 e 1/3, NEX E-Mount e agora
o FZ Mount. Nesse ponto a Nikon é
imbatível e exemplo a ser seguido. Usa uma mesma montagem a mais de 50 anos. O
encaixe baioneta F Mount permite usar
lentes dos anos 50 em seus modelos de câmeras digitais SLR atuais. Isso faz com
que os fotógrafos não tenham medo em investir em lentes da marca, pois sabem
que terão vida longa. Assim como o cinema, com as lentes ARRI, Cooke e outros
fabricantes que adotaram o padrão PL ,
originalmente criado pela Arri e que também já conta com meio século de vida.
Abaixo seguem os links para as páginas dos
dois modelos no site da Sony.
Grande abraço a todos!
Marcelo Ruiz
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por sua participação! Asim que eu puder, vou responder! Volte sempre!
Marcelo Ruiz
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.