A Sony colocou no mercado um novo modelo de
câmera de mão, a PMW-100, menor que os atuais modelos como a Z5 ou NX5, que
traz como principal atração o uso do codec MPEG2 , nosso velho conhecido. É uma
opção para quem está tendo dificuldades com o AVCHD e quer um equipamento
barato e com boas opções de saídas de vídeo.
Mas como sempre, a prática nada agradável,
que os fabricantes tem teimado em manter, de lançar um modelo novo ao invés de
melhorar os existentes ainda é a regra. E sempre com aquela desagradável
postura de deixar de fora características importantes de outros modelos ao
invés de incorporá-las. Antes de passar a descrição do novo equipamento não
podemos deixar de falar um pouco sobre isso.
As modificações, desde que tragam ganhos em
qualidade e avanço técnico, são sempre bem vindas. Mas trazer essas melhorias a
custa de deixar de fora outras já consagradas,
me parece uma forma meio desleal de forçar vendas e tentar manter
produtos defasados ainda nas prateleiras dos revendedores. A nova PMW-100 incorpora novidades como o
formato de baixa compactação MXF HD422, que mesmo rodando ao dobro da
quantidade de dados do AVCHD, é mais leve para editar por não estar tão
compactado.
Mas porque esse novo codec não foi
introduzido na ótima HXR-NX5U, que está fazendo tanto sucesso não apenas aqui
no Brasil como em outros países? A Sony dá uma explicação parcial dizendo que
apenas a mídia SxS formatada em UDF pode gravar a essa velocidade do codec. Há
controvérsias, pois um cartão SDxC classe 10 pode gravar a taxas de 70 Mbps.
Podem existir outras razões como o pagamento de licenças de propriedade.
A nova PMW-100 oferece pela primeira vez
saídas HD/SD-SDI e conexões para envio e recebimento de timecode em um modelo de formato pequeno. A NX5 já oferecia a saída
HD-SDI, motivo do seu grande sucesso, faltando apenas uma saída/entrada de timecode profissional. Nas demais
características a NX5 é superior, notadamente suas lentes fixas série G, com 3
anéis independentes para foco, zoom e íris, além de uma maior faixa de
distâncias focais, coisas que a nova PMW-100 peca por não oferecer.
A intenção da Sony foi lançar um produto
mais voltado para os grandes canais de televisão, que utilizam modelos
como a PMW-500 de ombro e estúdio e as
PMW-EX1/EX3 para reportagens externas, e que muitas vezes necessitam de câmeras
mais baratas para reportagens mais sensíveis ou com risco de perda ou
destruição do equipamento. Na verdade a PMW-100 tem todas as características de
codec e mídia de gravação, além das saídas da EX3, perdendo apenas no quesito
lentes. Obviamente o preço é 50% inferior, cerca de US$ 4,5 mil, ao nosso ver
ainda caro para um modelo tão pequeno e com lentes não muito apropriadas.
Mas para pequenas produtoras que prestam
serviços para redes de televisão e fazem comerciais de baixo custo para
exibição local ou regional. O modelo poder ser de boa utilidade. Vamos então as
principais características.
A nova Sony PMW-100 é a primeira câmera
formato de mão a suportar o codec MPEG2 HD422 @ 50Mbps. É uma boa companhia para
a PMW-500 XDCAM HD422 formato de ombro. Com seu sensor de 1/3” Full HD Exmor de
1920 x 1080, segundo a Sony, é capaz de captar imagens com alta resolução, alta
sensibilidade, baixo ruído e uma larga faixa dinâmica, em um formato pequeno de
corpo. A PMW-100 pode ser usada em SD ou HD. Ela pode ser programada para
gravar em MPEG2 a 50 Mbps em arquivos MXF, os mesmos usados atualmente nos
discos óticos da Sony que as grandes redes de televisão estão adotando como
formato de entrega de comerciais e outras produções. Mas isso apenas nos
cartões SxS no formato UDF. Ela pode ser programada para gravar também em
formato XDCAM EX, desde que os cartões SxS sejam formatados em FAT, gerando
arquivos compatíveis com o formato gravado pelas Sony PMW-EX1 e EX3 ou PMW-320/350.
Para capturas em SD podem ser feitas gravações em DVCAM em formatos MXF ou
XDCAM EX.
Características principais:
Sensor de 1/3” Exmor
CMOS
Gravação em 50Mbps
MPEG HD422 em arquivos MXF (modo UDF apenas)
Gravação e playback
em formato SD (DVCAM)
Lentes fixas com 10x de
zoom (f= 5.4 - 54 mm) (modos servo/manual)
Dois slots para
cartões de memória ExpressCard SxS
Gravação de até 4
horas em qualidade máxima usando 2 cartões SxS de 64 GB
Modos de gravação em
formatos UDF (compatível com disco ótico) ou FAT (compatível com XDCAM EX) para
obter fluxos de trabalho e resoluções similares com os sistemas existentes de
Disco Ótico Sony ou gravadores XDCAM EX
Função NightShot
Baixo consumo de
energia
Formato compacto e de
baixo peso (1,8 Kg)
LCD de 3,5”16:9
Slow & Quick
motion
Assistente de foco
como ampliação no visor
Função Slow Shutter
Abertura de íris por
angulo, opcional
Gravação em modo Picture
Cache
Gravação de áudio em
4 canais
Saídas HD/SD-SDI e composta/HD-Y
Interface USB para
conexão da câmera como leitora de cartão
Seis padrões de Gamma
Standart e quatro de HyperGama
Preço sugerido: US$
4.500,00
Site do fabricante: http://pro.sony.com/bbsc/ssr/cat-broadcastcameras/cat-xdcam/product-PMW100/
Grande abraço a todos!
Marcelo Ruiz
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