06/01/2017

Lentes BCTV em câmeras DSLR Micro 4/3 (III)

Lente Canon BCTV com câmera Panasonic Lumix GF3 Micro 4/3 montada via adaptador.

A trapizonga tá quase pronta! Hoje montei a lente no rod onde ela vai permanecer. É ele que suporta a lente e a lente suporta a câmera. Para quem aguentava o peso de um corpo de Betacam segurar uma Lumix GF3 é moleza!. A caixa preta atrás da câmera é a bateria de 12 V CC que fornece energia para o servo da lente. É uma bateria dessas de carregar celular só que tem além da saída USB 5V 2.0A outra de 12V 5A. funcionou muito bem e é leve. Pesa apenas 260 gramas. E é carregada com cabo USB ligado no carregador do celular ou mesmo no notebook. Agora só falta o apoio de ombro que vai em baixo da bateria e um visor ocular. Com a câmera no ombro fica difícil olhar no LCD. Mesmo câmeras com LCD móvel com a GH4 não permitem boa visão ja que o LCD fica quase na ponta do nariz do câmera.
Vou colocar um viewfinder com LCD de 3,5 polegadas com ocular. Só está faltando os amigos do blog fazerem a vaquinha e me presentearem com uma GH4 ou quem sabe a nova GH5 que será lançada em março! 

Próxima etapa: começar os testes de captação de imagens. Mas já consigo perceber que alente é bem prática e nítida. Vantagens desse arranjo:

1 - A DSLR fica com a mesma praticidade de uma ENG;
2 - Uma lente apenas cobre todas as distâncias focais possíveis;
3 - O controle de zoom pelo servo possibilita um movimento suave e sem trancos impossível de conseguir com lentes zoom fotográficas;
4 - Não é necessário monitor de 5 ou 7 polegadas para fazer foco. usa-se o método de fechar o close, fazer o foco e voltar para a distancia focal desejada;
5 - O foco é fácil como nas câmeras ENG de grande porte e não se altera quando a distância focal muda (lente parfocal);
6 - A lente tem uma fantástica abertura de f 1.8 em todo o intervalo de distância focal e é muito clara;
7 - O custo total da lente/adaptador/bateria/rod ainda será muito inferior a uma lente zoom nova com servo que possa ser usada em DSLR. O modelo mais "popular' da Canon lançado recentemente não chega no Brasil por menos de R$ 20 mil reais.

8 - Sim... ela pode ser usada para captar em 4K nas câmeras cropadas que tenham essa definição (GH4, Blackmagic, Fuji, etc). Não serve para câmeras Full Frame. Mas depois da GH5 quem vai querer outra coisa? Grande abraço! 

[Anterior]  [Proximo]

6 comentários:

  1. boa tarde.. precisando tira algumas duvidas com voce e possivel .. sobre seu projeto com a lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Obrigado pela visita ao blog. Pode perguntar o que precisar. Mas lembro que existem pelo menos uns 8 artigos sobre esse assunto já publicados. Mas se restaram dúvidas terei prazer em te ajudar.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Olá! Obrigado pela visita. Posso tirar suas dúvidas mas prefiro que vc passe suas perguntas por aqui e eu respondo por aqui também, assim a minha resposta fica visível para outros leitores. Pode perguntar o que vc precisa! Grande abraço!

      Excluir
  2. Bom dia .. preciso da sua ajuda tenho uma lente FUJINON MODELO VCL-917BY
    A17x9BRM-28B quero saber se consigo colocar ela em uma DSL. e a onde consigo a fonte pra ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Pelas especificações que me passou essa lente não tem o duplicador 2X (duplicador de zoom) e não serve para adaptação em nenhuma DSLR, mesmo as Micro 4/3. Ela é correta quanto a ser para sentor de 2/3"e ter a montagem B4 mas sem o duplicador, tudo o que vc vai ter é uma imagem circular no meio do sensor e tudo preto em volta. E infelizmente não se pode adaptar um duplicador, pois elas já vinham de fábricas assim. O que vc fazer com essa lente se já tiver comprado, é guardar para ter peças de reposição. talvez comprar uma outra lente Fuji com duplicador que esteja com o servo avariado e usar o servo dessa lente (caso esteja mesmo funcionando) para ser doado a outra lente. Quanto a fonte para alimentar a lente, deve ter entre 12 e 14V com pelo menos 2A, de preferencia vindo de uma bateria pequena pra manter a portabilidade. Não existe no Brasil o cabo adaptador para ligar a bateria ao conector macho do cabo da lente. Somente comprando pelo eBay. Mas ficam caros por conta do frete e impostos, ja que custam mais de 60 dólares e certamente serão parados pela RF nos Correios. Os cabos para lente Fuji (8 pinos) são diferentes dos cabos para pentes Canon (12 pinos).

      Excluir

Obrigado por sua participação! Asim que eu puder, vou responder! Volte sempre!

Marcelo Ruiz

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.