14/02/2012

Criatividade em alta: Smartphone Nokia rodou um longa metragem inteiro.



O 'Monstro' criado exclusivamente para o Nokia N8 no primeiro longa comercial 100% mobile da história do cinema, totalmente filmado com o smartphone.

A criatividade anda em alta, pelo menos no cenário internacional da produção cinematográfica. Alguns diretores, em diversas partes do mundo, estão experimentando novas tecnologias para o cinema. E se você ainda acha estranho usar uma câmera fotográfica digital para fazer vídeos, o que me diz de usar o celular, que está aí no seu bolso, para fazer um longa metragem?


Essa foi a proposta do diretor Hooman Khalili e sua equipe. Ele montou uma lente de cinema 35mm em um adaptador do tipo DOF e adicionou ao conjunto um já meio ultrapassado celular Nokia N8. Colocou seu projeto em um desses sites de investimento coletivo (Kikstarter) e arrecadou cerca de US$ 300 mil. O dinheiro será usado para estrar o filme em circuito internacional ainda essa ano.

A qualidade das imagens e o resultado final foram impressionantes. O filme “Olive” estrelado por Gena Rowlands será o primeiro longa metragem da história do cinema a ser rodado inteiramente em um celular. Outros diretores também fizeram boas experiências com o formato e é provável que os grandes distribuidores possam começar a acreditar na idéia. Hooman Khalili quer submeter o filme a Academia de Cinema de Hollywood e espera poder concorrer a um Oscar em 2013.  Veja abaixo o making-off do filme.



Devemos  seguir exemplos como esse aqui no Brasil, pois se a falta de verbas e apoio oficial são uma constante, tenho certeza que a nossa criatividade pode superar isso. 

Grande abraço a todos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação! Asim que eu puder, vou responder! Volte sempre!

Marcelo Ruiz

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.