Os gastos previstos para a publicidade
oficial do governo em 2012, incluindo todos os órgãos conveniados com a
Secretaria de Comunicação Social da Presidência – SECOM - passarão de R$ 2
bilhões. Se forem acrescentadas as verbas dos governos estaduais e municipais,
provavelmente o valor total de gastos com propaganda oficial deve alcançar a
casa dos R$ 4 bilhões esse ano. É evidente que esse valor não será utilizado
apenas com produção audiovisual. Estão incluídos, além do pagamento dos
honorários às agências de publicidade, os gastos com pesquisas de mercado,
veiculação de mídia, produção de material gráfico e promocional, entre outros.
Antes de discutirmos esse assunto, como profissionais de
cinema e televisão, deveríamos nos perguntar, como cidadãos, se essa cifra
astronômica deveria mesmo ser gasta com propaganda oficial. A sociedade deveria
discutir se é necessário usar o dinheiro dos contribuintes para financiar
gastos, muitas vezes exagerados, com a divulgação das ações sociais do governo.
Ainda mais quando todos sabemos que a função principal dessas propagandas não é
prestar contas. Elas servem muito mais para reforçar os poderes políticos de
partidos, de governantes eleitos e de futuros candidatos a cargos públicos. Mas
como nosso blog não trata de política, vamos nos ater apenas aos aspectos
técnicos e legais do que vem acontecendo nessa seara.
São números gigantescos e disparidades maiores ainda, como
veremos ao longo desse texto. Eu só peço a você, meu leitor e seguidor desse
blog, que após ler com atenção e meditar sobre o assunto, faça sua parte:
Divulgue a outros colegas de profissão ou simplesmente a seu círculo social. O
que trataremos aqui não diz respeito somente a nós, enquanto empresários ou
profissionais da área, nos importa como cidadãos que pagam impostos e não
percebem a correta aplicação destes em benefício da melhoria social do país. A
todos que diariamente se espantam com as notícias de corrupção e mau uso do
dinheiro público.
Para efeito de comparação e análise do problema, vamos ver
alguns exemplos de outros países. Na Inglaterra a televisão aberta é composta
majoritariamente por canais públicos de televisão. São seis canais principais,
todos do governo, que produzem cerca de 27.000 horas de programação anualmente.
O custo total dessas produções chega a R$ 7,2 bilhões por ano. O sistema
publico de televisão inglês é financiado diretamente pelo contribuinte. Cada
domicílio paga anualmente ao governo, cerca de US$ 220,00 de taxa de radio
difusão. Dessa forma, os canais contam com uma verba específica para se
manterem e produzirem conteúdo, independentemente do orçamento geral da nação.
Do Brasil, não encontrei dados oficiais recentes e seguros
para analisar. Mas para se ter uma idéia da precariedade da situação da
televisão pública, basta levarmos em conta que, em 2005, o valor total dos
orçamentos das 19 redes de televisão pública, afiliadas a ABEPEC (Associação
Brasileira das Emissoras Publicas Educativas e Culturais), foi de aproximadamente
R$ 407 milhões, ou seja: 17 vezes menor que o gasto com a televisão pública na
Inglaterra.
Isso em um país com dimensões continentais, população quatro
vezes maior, nível de escolaridade menor e consequentemente maior necessidade
de meios de comunicação oficiais que levem educação, cultura e diversão sadia a
população.
No Brasil, as televisões educativas dependem de verbas e
subvenções que devem ser votadas junto com o orçamento anual no Congresso,
dependendo dos humores dos legisladores e administradores. Muitos deles
proprietários de concessões para exploração de canais de rádio e
televisão. Se o espectro eletromagnético
do território brasileiro é propriedade da nação e do povo, este deveria ter
regras mais rígidas de uso, inclusive para servir a propósitos mais dignos do
que muitas vezes serve. A televisão pública no Brasil não tem qualidade nem
penetração. Todas as redes de TV educativa, somadas, não chegam a atingir 1% da
audiência em relação aos canais particulares.
No cinema a situação não está melhor. Basta dizer que,
segundo dados da ANCINE, das 20 maiores bilheterias do cinema no ano de 2011,
apenas 3 foram de filmes brasileiros, contra 17 produzidos nos Estados Unidos.
A participação na bilheteria chegou a apenas 27,5% do total arrecadado. O custo
de produção desses 3 filmes não passou da casa dos R$ 20 milhões . Em
compensação, se considerarmos um custo médio de US$ 47 milhões para cada filme
americano, pode-se estimar um total de US$ 800,00 milhões ou cerca de R$ 1,5
bilhão, injetados na economia americana para a realização dessas 17 produções.
Isso sem contar os benefícios como geração de emprego e renda, empregos
indiretos e recolhimentos de impostos.
Estima-se que o déficit da balança comercial brasileira, na área de cinema, ande na casa
dos US$ 500 milhões ao ano. A exportação de produtos audiovisuais brasileiros
ainda é incipiente. No Brasil, cerca de
7 produtoras são responsáveis pela realização da maior parte dos filmes que
obtiveram boas bilheterias. Já nos Estados Unidos, existem cerca de 600
produtoras de cinema e 260 produtoras de televisão de grande porte. Juntas
geram cerca de 370 mil empregos diretos (dados de 2008) e mais de US$ 4 bilhões
de receita anual.
Total Parcial
(R$)
|
||
5911-1/99
|
Atividades de
pós-produção cinematográfica de vídeos e de programas de televisão não
especificadas anteriormente
|
60.447.899,41
|
5911-1/01
|
Estúdios Cinematográficos
|
3.694.681,69
|
5912-0/99
|
Atividades de
pós-produção cinematográfica de vídeos e de programas de televisão não
especificadas anteriormente
|
2.776.080,06
|
5911-1/02
|
Produção de filmes para
publicidade
|
2.570.202,21
|
Total no ano
|
69.488.863,37
|
Por ela, vê-se que os gastos não ultrapassam R$ 70
milhões anualmente, incluídos ainda nessas despesas, pagamentos de outros tipos
de conteúdo não voltados para a televisão pública do governo. Muito aquém dos
R$ 7 bilhões gastos pelo sistema público de televisão da Inglaterra,
considerado um dos melhores do mundo e onde a BBC, uma das redes de televisão do
sistema, cria e determina padrões de qualidade e normas técnicas seguidas por redes de TV no mundo todo.
Aqui no Brasil gastamos uma soma inferior, porém mais
próxima do valor aplicado nos programas culturais e educativos da televisão
pública inglesa, em atividades de propaganda dos feitos do governo.
Publicidade, como falei no início desse artigo, de utilidade e necessidade
questionáveis. São cerca de R$ 4 bilhões gastos anualmente, apenas com a
propaganda oficial do governo federal, mais estados e municípios e pagos com o
dinheiro arrecadado com os impostos.
A melhoria do sistema público de televisão e o
desenvolvimento da indústria cinematográfica nacional, deve passar
obrigatoriamente pela revitalização e modernização das emissoras de televisão
educativa e do fortalecimento dos produtores regionais brasileiros de
conteúdo. Isso porque, mesmo em países
com uma indústria cinematográfica altamente desenvolvida, como a de Hollywood
nos Estados Unidos, as produtoras contornam a sazonalidade das produções e o
tempo ocioso entre a pós-produção e lançamento de um filme e o início das
filmagens de outro, com a produção de comerciais para televisão e,
minoritariamente, a produção de programas e séries de televisão aberta ou
fechada.
Digo minoritariamente porque lá existem cerca de 260 grandes
produtoras independentes de televisão. Se dedicam especificamente a realização
de um gênero semelhante as novelas brasileiras - as séries de televisão
permanentes como os seriados Friends,
ER (Plantão Médico), Sex and the City e outras - que
geralmente são exibidas por temporadas, durante vários anos, com muito sucesso.
Aliás essa característica de temporada é um modelo bastante interessante, que
começa a ser adotado no Brasil. A temporada visa exatamente ocupar tempo ocioso
dos estúdios de cinema, durante as atividades de pós-produção das películas,
que podem levar mais de um ano.
Prevemos um futuro mais promissor, apontado pela nova Lei de
Comunicação Audiovisual de Acesso Condicionado (LEI Nº 12.485, DE 12 DE
SETEMBRO DE 2011.), que prevê além de outras medidas, investimentos no setor através de incentivo
as produtoras regionais independentes,
pelo direcionamento de parte das verbas obtidas com a Condecine, para
financiamento da produção brasileira regional, bem como a obrigação de exibição
de percentual fixo de conteúdo nacional. Mas esse progresso esbarra nas
dificuldades que terão, não apenas as pequenas e médias produtoras, para
oferecer aos exibidores conteúdos de qualidade técnica e artística, mas também
as próprias distribuidoras de pacotes em comprar esse conteúdo.
Como dito anteriormente, essa escassez de conteúdos
nacionais de qualidade é fruto de anos de domínio, da cadeia produtiva de
programas para televisão, pelas próprias exibidoras e programadoras (redes de
televisão), que sempre produziram seu próprio conteúdo. Pratica que a nova lei
restringe, ao obrigar a compra de conteúdo produzido por empresas brasileiras,
sem vínculo com empacotadoras e exibidoras. Além disso, a pouca participação em
atividades de produção cinematográfica, por parte das pequenas e médias
produtoras regionais, excetuando-se talvez algumas incursões pelo cinema de
arte e/ou curtas-metragens, também contribui para a falta de capacidade
tecnológica e de fornecimento de mão-de-obra qualificada para esse tipo de
produção.
Esse universo de pequenas e médias empresas, espalhadas por
todo o território nacional, sobrevive hoje, na maioria dos casos, produzindo
pequenos comerciais para a televisão local, onde sofrem ainda, para piorar as
coisas, a concorrência das próprias agências de publicidade. Estas, de
demandantes de trabalhos, passaram elas mesmas a competir com as produtoras na execução
de comerciais mais simples, denominados vulgarmente de “comerciais de cartela.
Executados normalmente por um único profissional de computação gráfica, que
utilizando elementos animados e trilhas sonoras prontas, produz peças de gosto
duvidoso, sem qualidade técnica e sem o emprego de profissionais qualificados
em fotografia, direção de cena, atores, iluminadores, cenógrafos e muitos
outros trabalhadores, que aos poucos, foram perdendo espaço nas produtoras de
pequeno porte.
Outro fator, que provavelmente causará polêmica com as
empresas que serão aqui citadas unicamente para exemplificar os fatos (com
dados públicos e conseguidos em sites abertos), é a crescente monopolização da
produção comercial de conteúdos para televisão e propagandas comerciais por um
pequeno grupo de empresas de grande porte. Se esse fato se restringisse apenas
ao mercado aberto formado por empresas particulares de direito privado,
poderíamos até justifica-lo pela livre concorrência, mesmo em alguns casos
predatória, que o sistema capitalista
permite. As empresas privadas são livres para gastarem suas verbas contratando
quem bem entendam.
Mas quando o governo entra nesse jogo gastando perto de R$ 4
bilhões em propaganda, como já foi mencionado anteriormente, grande parte delas
no formato de comerciais para televisão, sem critérios definidos e mesmo - me
arriscaria a dizer - em claro desacordo com as leis que regem a contratação de
serviços pelos órgãos governamentais da administração direta demais economias
mistas, a coisa se complica.
Os dados que vamos ver a seguir foram retirados de locais de
consulta pública. O sistema escolhido pelo governo, após recomendações dos
órgãos de fiscalização do poder judiciário, foi a contratação de mais de uma
agência de publicidade através de licitação pública. Essas agências, em nome do
órgão contratante, estão autorizadas a prospectar necessidades, pesquisar,
criar, produzir e veicular, nos meios de comunicação, peças publicitárias em
diversos formatos de mídia, com a finalidade de esclarecer e informar a
população as ações do governo nas diversas áreas da administração pública e bem
estar social.
As agências de publicidade, vencedoras desses certames,
passam a ter o direito de, além de criar as campanhas sob orientação dos órgãos
solicitantes, escolherem as formas de execução e veiculação das mesmas. Em
todos os contratos assinados com essas agências, em acordo com a Lei de
Licitações (LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993) fica proibido a terceirização
dos serviços a serem prestados. Mas como
as atividades de produção das diversas formas de mídias e sua veiculação não
fazem parte das atividades de uma agência de publicidade, a contratação de
terceiros se torna necessária e não fica caracterizada como terceirização da
atividade fim do contrato.
Aqui começamos a entrar em um terreno pantanoso. Contratos,
como o recentemente firmado pela SECOM (Secretaria de Comunicação Social da
Presidência da República) com as agências vencedoras da concorrência número
002/2011, prevêem clausulas como a descrita a seguir:
“A CONTRATADA atuará por ordem e
conta da CONTRATANTE, em conformidade com o art. 3º da Lei nº 4.680/1965, na
contratação de fornecedores de bens e serviços especializados, para a execução
das atividades complementares de que trata o subitem 2.1.1, e de veículos e
demais meios de divulgação, para a transmissão de mensagens publicitárias.”
A Lei nº 4.680/1965 prevê em seu artigo terceiro que:
“A Agência de Propaganda é
pessoa jurídica, ... VETADO ..., e especializada na arte e técnica
publicitária, que, através de especialistas, estuda, concebe, executa e
distribui propaganda aos veículos de divulgação, por ordem e conta de clientes
anunciantes, com o objetivo de promover a venda de produtos e serviços,
difundir idéias ou informar o público a respeito de organizações ou
instituições colocadas a serviço dêsse mesmo público.”
Parece que no intuito de simplificar o processo de execução
do objeto contratado, os órgãos federais usam uma lei promulgada há quase 50
anos, quando as práticas comerciais e tecnologias, disponíveis na área de
propaganda e televisão, eram diversamente outras. Isso para permitir que as
agências contratadas pudessem subcontratar sem a necessidade de novas
licitações facilitando dessa forma, as
etapas posteriores de produção das peças publicitárias criadas para o governo.
A Lei nº 4.680/1965 é inclusive muito anterior a lei de licitações, que foi
promulgada em 1993.
Com os poderes auferidos com esse tipo de contrato, as
agências de propaganda contratadas pelo governo, ficam então livres para gastar
verbas bilionárias sem o controle (ou mesmo, quem sabe, com controle e
indicação motivada por interesses escusos) do órgão contratante e, mais ainda,
sem o controle dos Tribunais de Conta, que não podem investigar tais
contratações, pois o pagamento dos trabalhos executados, por todo tipo de
fornecedor dessa cadeia de produção, é feito pelas agências e não pelo governo.
Todos os prestadores de serviços, como produtoras de vídeo,
gráficas, empresas de exibição e por ai adiante, emitem notas e faturas contra
as agências. Estas reúnem essas notas em relatórios e emitem uma nota fiscal
única contra o órgão público contratante. O valor dos serviços desses “pacotes”
é depositado, através de ordens de pagamento bancarias, nas contas das
agências, que se encarregam de pagar seus fornecedores.
Como os honorários pelos serviços prestados por essas
agências, alcançam o teto máximo de 4.5% sobre os serviços de terceiros
contratados por estas, acrescidos de outras remunerações (que no caso do
contrato da SECOM situam o ganho final nos 6%), os restantes 94% de gastos, com
serviços não executados diretamente pelas agências, são pagos sem licitação
alguma.
Quando vemos em nossa área de atuação, concorrências
públicas para realização de vídeos institucionais ou educacionais, para
diversos órgãos do governo, em valores que muitas vezes não chegam a R$ 20 mil
e que, após disputas acirradas em pregões presenciais ou eletrônicos, fazem a
proposta vencedora ficar situada em ¼ desse valor, como podemos fechar os olhos
para que gastos da mesma natureza sejam contratados sem licitações e executados,
por empresas que tem a mesma capacidade técnica que as nossas, sem nenhuma
licitação ou controle por parte do estado?
Sa a verba de propaganda do atual contrato firmado entre a
Secretaria de Comunicação da Presidência e as agências vencedoras se situa na
casa de R$ 150 milhões e o que vai ser efetivamente pago as agências, por seus
trabalhos de criação, não passará de R$ 900 mil (6%), como garantir que os R$
149 milhões restantes serão gastos de forma adequada, já que não poderão ser
auditados pelo TCU? Quem nos garante que essa verba será distribuída, por
exemplo, preferencialmente entre empresas optantes pelo SIMPLES que, por lei,
tem certas prerrogativas e vantagens ao participar de concorrências públicas?
Prerrogativas e vantagens que inclusive foram aprovadas
junto com o estatuto das micro e pequenas empresas, como forma de garantir que
o dinheiro público, obtido através dos impostos que todos nós pagamos, seja
distribuído de forma mais justa para um conjunto de empreendedores que emprega
mais de 70% da mão-de-obra no Brasil. Se levarmos esse mesmo raciocínio, até
agora aplicado a apenas um contrato, para os R$ 4 bilhões a serem gastos
anualmente com propaganda oficial, teremos a espantosa quantia de R$ 3,76
bilhões que serão administradas por pouco mais de 20 agências de publicidade
sem qualquer espécie de licitação ou controle.
Se você, meu caro leitor, não havia entendido até agora como
um certo senhor careca havia desviado com tanta facilidade dinheiro de empresas
públicas e privadas, através de suas agências de publicidade, agora pode ter
uma idéia mais clara de como era e ainda é fácil. A única coisa que o governo
fez para proteger o que lhe é mais caro - a arrecadação de impostos - e evitar
a sonegação foi determinar que seja cumprida, pelos órgãos pagadores, o que
manda a Instrução Normativa SRF nº 480, de 15/12/2004, em seu Artigo 15:
“Nos pagamentos referentes a
serviços de propaganda e publicidade a retenção será efetuada em relação à
agência de propaganda e publicidade e a cada uma das demais pessoas jurídicas
prestadoras do serviço, sobre o valor das respectivas notas fiscais.”
Segundo a mesma IN 480, os percentuais sobre os valores
brutos pagos devem ser calculados de acordo com a tabela publicada no Anexo 1
da IN SRF nº 539, de 25/04/2005, onde está previsto o percentual total de 9.45%
(1% de CSLL, 3% de COFINS, 0,65% de PIS/PASEP e 4,8% de IRRF) incidente sobre
as NF's emitidas.
Indiretamente o governo, ao exigir que as agências
apresentem as notas fiscais recebidas de seus fornecedores, garante que os
pagamentos efetuados sejam realmente distribuídos aos fornecedores, evitando
casos como o que motivou a desistência da SECOM em renovar o contrato com as
agências anteriores: Denuncias contra
uma das agências, que recebia do governo e não pagava seus fornecedores.
Mas esses controles, quanto ao recolhimento de impostos e
pagamento a terceiros, não mudam o fato de que a maior parte das verbas não são
licitadas. Felizmente essa determinação legal permitiu também que
conseguíssemos chegar aos valores que
serão apresentados a seguir.
Verificando os pagamentos mensais feitos pela SECOM às
agências contratadas, através do Portal da Transparência do Governo Federal,
aparecem os valores de impostos retidos de cada empresa prestadora de serviços
para estas agências, bem como dados referentes aos empenhos e as notas fiscais
emitidas pelas contratadas. Dessa forma, foi possível calcular os valores
recebidos por essas produtoras e os valores relativos ao honorários das
agências contratantes em alguns casos.
Exemplo da metodologia de cálculo para apuração de valores:
No dia 25/01/2011 a agencia Propeg emitiu as notas fiscais
de números 32977, 33090, 33109, 33182 e 33186 para ressarcimento de atividades
de propaganda conforme empenho 2010NE000030, sub item 92 - SERVICOS DE PUBLICIDADE INSTITUCIONAL. O
valor total das notas, já descontados os impostos, foi de R$ 579.464,24,
depositados no dia 25/01/2011 na conta da agência, através de ordem bancaria.
No dia 25/01/2011 a SECOM reteve através do DARF
2011DF800188, o valor de R$ 51.975,00 da produtora Fabrika Filmes Ltda, CNPJ
03.218.295/0001-65, a título de recolhimento obrigatório de tributos federais.
Esse valor corresponde a 9,45% de impostos, conforme já explicado alguns
parágrafos acima. Portanto, por simples cálculo matemático, deduz-se que a nota
fiscal emitida pela produtora Fabrika Filmes, contra a agência Propeg, teve um
valor de R$ 550.000,00 (quinhentos e cinquenta mil reais).
Como o valor de honorários da Propeg deve se situar na casa
dos 4,5% sobre os serviços de propaganda executados - valor tomado por base no
texto do contrato constante no edital de licitação 002/2011, que escolheu as
agencias prestadoras, e considerando-se que esse é o teto máximo previsto pelo
art. 46, § 1º, da Lei nº 8.666/1993, para pagamentos de honorários, conclui-se que
a Propeg adicionou, ao valor da nota da Fabrika, mais R$ 22.412,11 e
mais honorários de 1,5% (um e meio por cento), incidentes “sobre os preços
comprovados e previamente autorizados de serviços especializados prestados por
fornecedores, com a intermediação e supervisão da CONTRATADA”, conforme prevê a
clausula 8.1.2 do mesmo contrato. Esses honorários são calculados sobre o valor
da NF emitida pela empresa contratada pela agencia, deduzidos os desconto sobre
retenções de impostos.
Então temos R$ 550.000,00 menos R$ 51.975,00 que é igual ao
valor líquido de R$ 498.025,00. Calculando-se 1,5% desse valor, chegamos ao
total de R$ 7.470,37 de honorários. Somando-se os valores de R$ 22.412,11 (4.55%)
+ R$ 7.470,37 (1,5%) + R$ 550.000,00 (NF da FabriKa) temos um total de R$
579.882,48*.
(*) A diferença entre esse valor e o de R$ 579.464,24 constante
no site Portal da Transparência, deve-se provavelmente a um percentual menor da
taxa de administração cobrada pela PROPEG (teto de 4,5%), a qual não tivemos
acesso.
Usando a mesma metodologia para os demais meses do ano,
conseguimos levantar os valores totais recebidos pela mesma produtora, ao
prestar serviços para a Propeg e outras agências de publicidade, em modalidade
semelhante:
FABRIKA Filmes Ltda - CNPJ 03.218.295/0001-65
Ano de
2011
|
Retenções
de imposto (DARF) R$
|
Valor das
Notas Fiscais R$
|
Janeiro
|
51.975,00
|
550.000,00
|
Fevereiro
|
6.426,00
|
68.000,00
|
Abril
|
19.674,90
|
208.200,00
|
Maio
|
606,90
|
6.422,22
|
Junho
|
1.785,71
|
18.896,40
|
Julho
|
16.254,00
|
172.000,00
|
Agosto
|
3.121,25
|
33.029,10
|
Setembro
|
37.596,78
|
397.849,52
|
Novembro
|
55.276,85
|
584.940,21
|
Dezembro
|
64.681,47
|
684.460,00
|
Totais de 2011
|
257.398,86
|
2.723.797,45
|
Com a mesma sistemática, foram pesquisados os
dados de outra produtora de vídeo de grande porte situada em Brasília - a BSB Serviços
Cine Video Ltda - onde também encontramos recebimentos através de agências de
propaganda, incluindo a Propeg. Os cálculos mostram que só no ano de 2011 a
produtora recebeu, indiretamente do governo federal, através de contratos com
agências de publicidade, mais de R$ 1.8 milhão.
BSB SERVICOS CINE VIDEO LTDA – CNPJ 06.900.652/0001-69
Ano de
2011
|
Retenções
de imposto (DARF/DAR) R$
|
Valor das
Notas Fiscais R$
|
Janeiro
|
31.085.65
|
324.948,00
|
Fevereiro
|
27.299,86
|
288,887,40
|
Abril
|
6.700,05
|
70.900,00
|
Maio
|
1.457,00
|
19.185,18
|
Junho
|
5.282,55
|
55.900,00
|
Julho
|
1.937,25
|
20.500,00
|
Agosto
|
68.096,77
|
720.600,74
|
Setembro
|
10.177,65
|
107.700,00
|
Outubro
|
7.852,80
|
88.702,11
|
Novembro
|
5.906,25
|
62.500,00
|
Dezembro
|
40.225,62
|
425.667,93
|
Totais de 2011
|
174.935,80
|
1.896.603,96
|
Ao fazer uma pesquisa no mesmo site do governo federal, nas
rubricas 5911-1/01 (Estúdios Cinematográficos), 5912-0/99 (Atividades de
pós-produção cinematográfica de vídeos e de programas de televisão não
especificadas anteriormente ) e 5911-1/02 (Produção de filmes para
publicidade), para todo o ano de 2011, concluímos que o governo federal pagou,
a 80 empresas produtoras de vídeo e cinema, em todo o Brasil, o montante de R$
9.040.963,96. Portanto a Cine Vídeo e a Fabrika receberam juntas R$ 4.620.401,41 durante o ano de 2011. Isso
representa em termos relativos*,
51% das verbas distribuídas à
diversas produtoras durante o mesmo período.
(*) Na verdade, tratam-se de
verbas e modos de pagamento diferentes, pois essas três rubricas anteriores não
representam pagamentos diretos do governo às produtoras citadas, estando
incluídas empresas que também receberam indiretamente do governo através de
agências de publicidade.
A rubrica 5911-1/99A (Atividades de produção cinematográfica
de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente) lista
pagamentos feitos a outras 235 produtoras, referentes a realização de conteúdo
de cinema e vídeo. Os valores se referem tanto a pagamentos diretos, como
pagamentos indiretos.
Normalmente os serviços de produção de vídeos institucionais
e vídeos de treinamento, são contratados diretamente através de licitação
presencial ou eletrônica. São geralmente trabalhos de pequeno valor e que não
se enquadram na categoria de publicidade e portanto são pagos diretamente as
empresas produtoras.
Como já foi dito antes, essas licitações são, em grande
parte, disputadas por pequenas e médias produtoras. A disputa é acirrada e
muitas vezes desleal, pois essas empresas, por não estarem ligadas a agências
de publicidade, não executam trabalhos, com melhor retorno econômico, para o
governo durante boa parte do ano. Nessas oportunidades, acabam ofertando preços
abaixo da realidade do mercado e mesmo do custo razoável para executá-los. Quem já participou de alguns desses certames,
certamente presenciou casos absurdos, onde mesmo o pregoeiro - engessado pelo
critério do menor preço que determina a Lei de Licitações - percebe que o lance
vencedor certamente não poderá executar o objeto do leilão com qualidade
técnica aceitável.
Basta observar as tabelas publicadas ao final desse texto
para perceber a discrepância entre os valore pagos a algumas empresas.
Geralmente as que trabalham diretamente com as agências de publicidade e sem
necessidade de licitação, acabam recebendo valores muito acima da média geral.
Isso também contribui para que o desequilíbrio do mercado e diminui as chances
de melhor capacitação técnica das micro, pequenas e médias empresas do setor.
Todo o auxílio na forma de uma certa reserva de mercado e
financiamento governamental para produção de conteúdo nacional, com foco na
regionalidade, é bem vindo. Mas se houvesse uma distribuição mais justa da
verba destinada à produção de conteúdo publicitário governamental, esse seria o
melhor programa de incentivo. Somente no ano de 2011 foram gastos cerca de R$
480 milhões em pagamentos de agências de publicidade e atividades de informação
e comunicação.
Desse valor, provavelmente mais de R$ 100 milhões foram para
atividades de produção de vídeos. E não estão computados nesse total os gastos
dos governos estaduais e das prefeituras municipais com suas campanhas de
publicidade. Se considerarmos o montante
de R$ 4 bilhões a serem gastos por essas entidades, provavelmente cerca de R$ 1
bilhão de reais será gasto com pagamento a atividades de produção de
publicidade para televisão, rádio e cinema.
O que pretendemos com esse artigo é propor uma discussão
ampla entre nossa classe empresarial e mesmo com a sociedade, já que estamos
falando de dinheiro dos cofres públicos provenientes de impostos. Gostaríamos
de esclarecer que nenhuma das empresas citadas cometeu nenhum ato ilegal, ou
que se trate de algum tipo de perseguição
ou exposição pública, no sentido de diminuir ou prejudicar as
personalidades jurídicas citadas. Todas realizaram trabalhos de qualidade no
cumprimento de suas relações contratuais, pagaram os impostos devidos e estão
abrigadas pelas leis que regem suas relações ente si, entre estas e o governo e
o fisco.
Questionar se o tipo de relação admitida nos contratos do
governo com as empresas de publicidade está de acordo com a severidade da lei
de licitações e mesmo se essa é capaz de regular e proteger juridicamente as
relações comerciais de determinadas atividades, nesse caso a produção artística
audiovisual, dadas as suas características especiais e os órgãos governamentais
obrigados a segui-la, é nossa função como cidadãos. Afinal vender um produto
audiovisual ao estado não é o mesmo que vender uma tonelada de papel higiênico,
onde o que unicamente importa, a julgar inclusive pela aspereza da maioria dos
exemplares encontrados nos banheiros públicos, é o menor preço final. Não é
assim que as coisas se dão com uma atividade eminentemente artística como a
produção de cinema e televisão.
Grande abraço a todos!
Anexos – Tabelas Diversas
(dados disponíveis no
Portal da Transparência – http://www.portaltransparencia.gov.br
acessado em 11/02/2012)
Total de gastos do governo federal com
verbas para publicidade: ano 2011
Total Parcial
(R$)
|
|
Agências de publicidade
|
410.840.819,11
|
Informação e comunicação
|
69.488.863,37
|
Total do ano
|
480.329.682,48
|
Valores pagos a agencias de publicidade
em 2011
CNPJ
|
Razão social
|
Orgão
|
Valor total
|
05.428.409/0003-99
|
PROPEG COMUNICACAO LTDA [PROPEG COMUNICACAO]
|
Min Saúde, Cidades, Secom
|
108.183.330,19
|
54.779.343/0001-25
|
AGNELO PACHECO CRIACAO E PROPAGANDA LTDA
|
Min Saúde, Cidades,Turismo
|
66.106.695,16
|
65.561.664/0003-37
|
MATISSE COMUNICACAO DE MARKETING LTDA [MATISSE]
|
Secom
|
33.171.798,93
|
01.621.063/0003-90
|
141 SOHO SQUARE COMUNICACAO LTDA [141 BRASIL]
|
Min Turismo, Secom
|
25.360.827,54
|
34.358.432/0001-90
|
LINK/BAGG COMUNICACAO E PROPAGANDA LTDA
|
Min Transportes, Educação
|
21.234.917,72
|
03.585.183/0001-42
|
FSB COMUNICACAO E PLANEJAMENTO ESTRATEGICO LTDA
|
Min Turismo, Minas Energia
|
16.273.094,24
|
03.509.498/0001-00
|
FIELDS COMUNICACAO LTDA [FIELDS COMUNICACAO]
|
Min Esportes
|
13.675.875,77
|
03.585.183/0004-95
|
FSB COMUNICACAO E PLANEJAMENTO ESTRATEGICO LTDA
|
Min Turismo, Esportes
|
13.622.390,64
|
33.673.286/0004-78
|
ARTPLAN COMUNICACAO S/A
|
Min Cidades
|
9.716.402,71
|
04.784.569/0001-46
|
CALIA/ Y2 PROPAGANDA E MARKETING LTDA
|
Min Saúde
|
9.212.442,14
|
05.411.322/0008-13
|
PPR - PROFISSIONAIS DE PUBLICIDADE REUNIDOS LTDA.
|
Min Esporte
|
9.183.385,22
|
57.863.854/0001-19
|
CDN COMUNICACAO CORPORATIVA LTDA
|
Secom
|
8.884.168,94
|
81.070.617/0004-28
|
HEADS PROPAGANDA LTDA
|
Min Trabalho
|
7.952.838,64
|
60.741.303/0001-97
|
DDB BRASIL PUBLICIDADE LTDA.
|
Min Cultura, Justiça
|
7.771.385,75
|
61.067.377/0001-52
|
BORGHIERH LOWE PROPAGANDA E MARKETING LTDA
|
Min Saúde
|
7.088.354,04
|
61.067.492/0009-84
|
OGILVY & MATHER BRASIL COMUNICACAO LTDA
|
Min Turismo
|
6.471.219,88
|
16.088.593/0001-20
|
LEIAUTE COMUNICACAO E PROPAGANDA LTDA [LEIAUTE]
|
Min Minas Energia/ANP
|
6.536.903,18
|
00.000.424/0001-56
|
DEBRITO PROPAGANDA LTDA
|
Min Ciência e Tecnologia
|
5.646.670,17
|
03.207.401/0001-05
|
TAO MARKETING E COMUNICACAO LTDA [NJOBS]
|
Secom e diversos
|
4.584.436,11
|
58.456.336/0001-43
|
Y&R PROPAGANDA LTDA. [Y&R]
|
Min Planejamento
|
4.046.977,24
|
04.405.242/0002-05
|
EMPRESA BRASILEIRA DE COMUNICACAO PRODUCAO LTDA
|
Secom
|
3.964.557,68
|
69.277.291/0001-66
|
DUDA MENDONCA & ASSOCIADOS PROPAGANDA LTDA.
|
Min Saúde
|
3.915.791,65
|
67.243.824/0001-63
|
GALO PUBLICIDADE PRODUCAO E MARKETING LTDA
|
Min Esporte
|
3.874.263,56
|
04.513.101/0001-17
|
MASTER PUBLICIDADE S.A. [MASTER PUBLICIDADE]
|
Min Saúde
|
3.566.919,84
|
62.123.948/0001-91
|
DPZ DUAILIBI PETIT ZARAGOZA PROPAGANDA LTDA
|
Min Agricultura
|
3.139.698,11
|
02.723.414/0001-74
|
SACADA PUBLICIDADE LTDA. [SACADA COM E MARKETING]
|
Min Desenvolvimento
|
2.982.907,53
|
04.180.208/0001-90
|
AGENCIA 3 COMUNICACAO INTEGRADA LTDA
|
Min Ciência e Tecnologia
|
2.519.453,84
|
33.673.286/0001-25
|
ARTPLAN COMUNICACAO S/A
|
Min Turismo
|
2.153.112,69
|
Total
Geral em 2011.
|
410.840.819,11
|
Informação e comunicação – Estúdios
Cinematográficos – Ano 2011
CNPJ
|
||
09.539.187/0001-70
|
960,00
|
|
08.885.856/0001-01
|
31.899,00
|
|
33.603.093/0001-06
|
750,00
|
|
09.322.209/0001-46
|
529,20
|
|
00.393.072/0001-46
|
19.750,00
|
|
02.020.661/0003-76
|
46.395,55
|
|
12.867.225/0001-29
|
475,00
|
|
09.594.811/0001-32
|
156.048,00
|
|
08.941.821/0001-34
|
3.786,33
|
|
24.922.445/0001-97
|
1.411.523,77
|
|
08.151.097/0001-45
|
92.650,00
|
|
09.480.867/0001-66
|
550,00
|
|
03.008.714/0001-34
|
490.893,75
|
|
02.844.971/0001-43
|
93.171,09
|
|
10.955.095/0001-50
|
132.590,00
|
|
07.332.110/0001-08
|
RIBEIRO & MONTANHA LTDA - ME [SIM VIDEO PRODUTORA]
|
2.710,00
|
09.625.064/0001-52
|
RODIL & DEISS FILMES LTDA - ME [RODIL & DEISS
FILMES]
|
2.500,00
|
07.860.494/0001-23
|
TANGERINA ENTRETENIMENTO LTDA.
|
1.200.000,00
|
10.289.158/0001-87
|
ZERO PRODUCOES LTDA ME [ZERO PRODUCOES]
|
7.500,0
|
Total no ano
|
3.694.681,69
|
Atividades de pós-produção
cinematográfica de vídeos e de programas de televisão não especificadas
anteriormente: Ano 2011
CNPJ
|
||||
06.022.684/0001-09
|
AM3Z PRODUCAO E COMUNICACAO LTDA [AMZ LIVROS]
|
8.000,00
|
||
04.239.244/0001-82
|
ASSOCIACAO CUBATENSE DOS PRODUTORES DE VIDEOS
INDEPENDENTES - ACPVI
|
125,49
|
||
01.815.092/0001-20
|
CANAL RURAL PRODUCOES LTDA
|
22.402,51
|
||
10.919.387/0001-38
|
CASTRO & RIGOTI LIMITADA ME [SSS FORMATURAS]
|
3.540,00
|
||
02.847.917/0001-51
|
EDITORA FILME B LTDA
|
6.950,00
|
||
11.317.055/0001-46
|
FAST FORWARD RECURSOS DIGITAIS LTDA [FAST FORWARD RECURSOS
DIGITAIS]
|
24.570,00
|
||
03.780.121/0001-91
|
GW SAO PAULO COMUNICACAO S.A.
|
2.457,00
|
||
05.130.532/0001-67
|
IMAGEM SERVICOS CINEMATOGRAFICOS LTDA [TELEIMAGE]
|
2.385.002,85
|
||
10.299.845/0001-83
|
INFINITO PRODUCAO E FINALIZACAO DE VIDEOS LTDA. - ME
[INFINITO VIDEOS]
|
88.980,50
|
||
05.863.567/0001-05
|
INSTITUTO DE CINEMA E VIDEO DE LONDRINA [KINOARTE]
|
50.000,00
|
||
08.813.728/0001-44
|
J O DE QUEIROGA NETO ME [INK ESTUDIO DE ANIMACAO]
|
4.495,00
|
||
09.156.777/0001-14
|
KASE EDICOES DE VIDEO LTDA ME [KASE EDICOES DE VIDEO]
|
2.800,00
|
||
04.397.309/0001-18
|
LAIKA ESTUDIO LTDA.
|
184,27
|
||
00.890.502/0001-35
|
LANCE VIDEO DE VOLTA REDONDA LTDA ME
|
2.400,00
|
||
11.049.670/0001-19
|
MAZZEI CAETANO E BERBARI LTDA
|
12.567,55
|
||
05.193.147/0001-69
|
MOSAICO - VIDEO E PRODUCOES JORNALISTICAS LTDA. [MOSAICO]
|
7.600,00
|
||
12.514.407/0001-16
|
NITCH PRODUCOES FOTOGRAFICAS E CINEMATOGRAFICAS LTDA ME
|
5.800,00
|
||
05.732.167/0001-60
|
REDE BRASILEIRA DE ENTRETENIMENTO DIGITAL LTDA [RAIN
NETWORKS]
|
2.162,31
|
||
04.468.679/0001-07
|
ROBSON NUNES PRODUCOES ARTISTICAS LTDA ME
|
77.000,00
|
||
07.042.772/0001-35
|
ROSANGELA RENNO SERVICOS DE ARTES VISUAIS LTDA.
|
3.000,00
|
||
10.279.661/0001-51
|
SUPERNOVA PRODUCOES CINEMATOGRAFICAS LTDA ME [SUPERNOVA]
|
17.300,00
|
||
02.117.348/0001-99
|
TECNODATA EDUCACIONAL LTDA [TECNODATA EDUCACIONAL]
|
2.670,00
|
||
67.646.836/0001-39
|
TERRACOTA FILMES LTDA. [SCHERER E KUPERMAN]
|
17.622,58
|
||
67.513.507/0001-10
|
VERBO VIRTUAL COMUNICACAO E MARKETING LTDA
|
12.000,00
|
||
07.182.633/0001-07
|
VIA MULTIPLA PRODUCOES LTDA [VIA MULTIPLA PRODUCOES]
|
1.800,00
|
||
10.873.042/0001-90
|
WORM STUDIO POS PRODUCAO DE VIDEO LTDA
|
14.650,00
|
||
Total do ano
|
2.776.080,06
|
|||
Produção de filmes para publicidade: Ano
2011
CNPJ
|
||
09.065.789/0001-33
|
400 FILMES - SERVICOS DE PRODUCOES LTDA [400 FILMES]
|
2.500,00
|
10.407.709/0001-60
|
9IDEIA PRODUCOES E EVENTOS LTDA-ME [9IDEIA]
|
1.400,00
|
10.220.793/0001-08
|
CAFUNDO ESTUDIO CRIATIVO LTDA ME
|
10.000,00
|
07.114.508/0001-60
|
CIACOM COMUNICACAO LTDA - ME
|
14.530,00
|
09.942.944/0001-52
|
CRIATIVA AUDIOVISUAL LTDA [CRIATIVA AUDIOVISUAL]
|
30,00
|
08.440.376/0001-29
|
DELICATESSEN - PRODUCAO DE FILMES LTDA. [DELICATESSEN
FILMES]
|
600,07
|
09.127.356/0002-46
|
EDICAO G 8 PRODUCOES CINEMATOGRAFICAS LTDA
|
1.840,00
|
11.582.336/0001-26
|
HM PRODUCOES LTDA ME [A LOJINHA DE FILMES]
|
6.237,50
|
13.272.469/0001-21
|
J R V SOUSA PRODUCAO DE FILMES [ILTDA JORNALISMO I
PUBLICIDADE]
|
4.355,40
|
64.086.648/0001-05
|
JOAO DANIEL FILMES LTDA
|
27.875,99
|
03.536.195/0001-87
|
LIGHT M. COMUNICACAO LTDA
|
44.113,40
|
10.795.295/0001-93
|
M. J. M. PUBLICIDADE LTDA - ME [ECOAR PUBLICIDADE]
|
2.990,00
|
10.564.470/0001-31
|
MAGALHAES & SANTIN LTDA-ME
|
41,58
|
03.048.443/0001-40
|
MALAGUETA CINEMA E VIDEO LTDA [MALAGUETA CINEMA E VIDEO]
|
99.065,43
|
04.547.429/0001-54
|
MAPEMA PRODUCOES & EVENTOS LTDA
|
46.622,52
|
05.416.743/0001-60
|
MARAO DESENHOS ANIMADOS LTDA
|
7.700,00
|
08.989.452/0001-50
|
MARCOS ROBERTO BASTIANI - ME [PREMIERE VIDEO]
|
6.500,00
|
11.503.911/0001-58
|
MAROVATTO.ORG PRODUCOES ARTISTICAS LTDA
|
111.375,00
|
07.454.637/0001-05
|
MARQUES E MARQUES MULTIMIDIA LTDA [M2 MULTIMIDIA]
|
3.000,00
|
00.317.995/0001-19
|
MAX COLOR REVELACOES LTDA - ME [FRAME DIGITAL]
|
7.581,00
|
09.301.075/0001-87
|
OUTRACENA VIDEOPRODUCOES LTDA ME
|
7.480,00
|
10.325.857/0001-35
|
OZONIO SOLUCOES DIGITAIS LTDA -ME
|
17.400,00
|
10.276.471/0001-80
|
PENNINGTON PRODUCOES AUDIOVISUAIS LTDA [PENNINGTON
MULTIMIDIA]
|
10.434,50
|
06.247.686/0001-04
|
PEQUI FILMES LTDA [PEQUI FILMES]
|
50.000,00
|
03.029.149/0001-91
|
RENTALCAM PRODUCAO E ASSESSORIA LTDA
|
1.600.428,40
|
11.191.694/0001-08
|
SAGA IDES PRODUCAO, DRAMATURGIA, ESPETACULO E MARKETING
LTDA [IDES PROD]
|
332.000,00
|
02.386.149/0001-86
|
SET PRODUTORA PRODUCOES E EVENTOS LTDA ME [SET PRODUTORA]
|
1.800,00
|
09.547.438/0001-69
|
T V T PRODUTORA DE AUDIO E VIDEO LTDA [TVT]
|
1.000,00
|
12.290.560/0001-07
|
TUBO COMUNICACAO INTELIGENTE LTDA [TUBO COMUNICACAO
INTELIGENTE]
|
5.445,00
|
04.676.620/0001-04
|
TVIX COMUNICACOES LTDA-ME [TVIX COMUNICACOES]
|
8.000,00
|
10.202.058/0001-71
|
UAU] DIGITAL PRODUCOES LTDA
|
17.384,53
|
03.194.693/0001-99
|
VIDEO CLOSE PRODUCOES LTDA ME
|
8.400,00
|
11.675.554/0001-05
|
VSI PRODUTORA DE VIDEOS LTDA [VSI PRODUTORA]
|
1.692,00
|
08.758.325/0001-40
|
W22 PRODUTORA DE VIDEO LTDA [W22 ESPORTE E EVENTOS]
|
180,00
|
07.949.950/0001-06
|
ZULU FILMES LTDA
|
110.199,8
|
Total do ano
|
2.570.202,21
|
Atividades de produção cinematográfica
de vídeos e de programas de televisão
não especificadas anteriormente: ano
2011
CNPJ
|
||
02.525.725/0001-29
|
02 CINEMA LTDA
|
1.260.000,00
|
04.852.671/0001-31
|
34 FILMES LTDA [34 FILMES LTDA]
|
2.500,00
|
07.914.597/0001-29
|
A SATIRIO DA ROCHA
|
3.450,00
|
10.781.269/0001-06
|
ABAQUAR PRODUCAO CULTURAL LTDA [ABAQUAR PRODUCAO]
|
50.290,25
|
06.905.794/0001-19
|
AC CAVALCANTE SERVICOS LTDA.
|
1.200.000,00
|
05.270.790/0001-49
|
ACCORDE FILMES LTDA [ACCORDE CINEMA E TELEVISAO]
|
179.999,40
|
06.881.770/0001-77
|
ADELSON BARRETO ROCHA ME [ABR CINE VIDEO]
|
145,00
|
10.354.581/0001-13
|
AGENCIA DETALHES LTDA
|
12.189,20
|
07.467.108/0001-38
|
AL FILMES LTDA [URSO FILMES]
|
26.274,91
|
07.496.159/0001-98
|
ALDEIA PRODUCOES LTDA
|
103.168,86
|
08.165.285/0001-22
|
ALEXANDRE PIMENTA MARQUES EDICOES [PIMENTA FILMES EDICOES]
|
4.500,00
|
08.254.467/0001-70
|
ALUMBRAMENTO PRODUCOES CINEMATOGRAFICAS LTDA
[ALUMBRAMENTO]
|
1.199.950,20
|
02.353.452/0001-82
|
AMAZON FILMES S/S LTDA. [AMAZON FILMES]
|
15.750,00
|
12.090.121/0001-50
|
ANEGRA PRODUCAO, CULTURA & EDUCACAO LTDA [ANEGRA
FILMES]
|
20.000,00
|
51.248.144/0001-00
|
ANIMATION CINEMIDIA E PRODUCOES LTDA
|
328,10
|
69.095.453/0001-45
|
ANIMGRAFS SOCIEDADE EMPRESARIA LTDA - EPP
|
47.860,00
|
02.759.564/0001-38
|
APPEL CONSULTORIA & ASSESSORIA LTDA [APPEL
CONSULTORIA]
|
1.000,00
|
05.145.815/0001-82
|
ARTE LUX PRODUCOES CINEMATOGRAFICAS LTDA [ARTE LUX
PRODUCOES LTDA]
|
71.616,64
|
00.614.991/0001-00
|
ARTES BRASIL PRODUCOES ARTISTICAS LTDA [CIA D'ARTES DO
BRASIL]
|
90.000,00
|
37.981.206/0001-50
|
ASACINE PRODUCOES LTDA EPP
|
530.289,39
|
26.964.585/0001-53
|
ASSOCIACAO BRASILIENSE DE APOIO AO VIDEO NO MOV POPULAR
[ABRAVIDEO]
|
59.184,19
|
12.499.409/0001-83
|
ASSOCIACAO CPA TV [CPA TV]
|
25.000,00
|
10.458.523/0001-30
|
ASSOCDE ENTIDADES USUARIAS E ADM. DO CANAL COMUN DA CIDADE
DE AMERICANA
|
163,14
|
02.008.424/0001-28
|
ATC ENTRETENIMENTOS LTDA
|
418.834,23
|
04.149.422/0001-84
|
ATELIE PRODUCOES LTDA-ME [ATELIE]
|
146.479,95
|
08.002.639/0001-18
|
AVATAR PRODUCOES DE FILMES LTDA. [AVATAR FILMES]
|
574,56
|
03.662.199/0001-01
|
BACHIANA POLIS PRODUCOES LTDA [SALA XXI]
|
175.036,60
|
02.140.120/0001-10
|
BANANEIRA FILMES LTDA
|
1.400.000,00
|
29.320.025/0001-54
|
BEM-TE-VI PRODUCOES ARTISTICAS LTDA ME
|
105.000,00
|
01.478.079/0001-23
|
BLACK MARIA FILME VIDEO DIGITAL LTDA [BLACK MARIA]
|
264,60
|
10.383.039/0001-99
|
BONFILM PRODUCAO E DISTRIBUICAO AUDIOVISUAL LTDA. EPP
|
603.290,41
|
06.141.363/0001-23
|
BOTOSSO & VEIGA LTDA [FOTON PROJETOS E DESIGN]
|
87.160,00
|
08.902.896/0001-06
|
BRASILEIRA IMAGEM E CONTEUDO LTDA [BRASILEIRA FILMES]
|
91.348,35
|
06.900.652/0001-69
|
BSB SERVICOS CINE VIDEO LTDA [CINE INTERNACIONAL]
|
202.611,53
|
06.927.649/0001-39
|
C. F. KNOLL PRODUCOES - ME
|
15.000,00
|
05.815.669/0001-55
|
C. G. ANDREWS - ME [CASTANHA FILMES E COMUNICACAO]
|
21.534,04
|
27.651.181/0001-72
|
CALIBAN PRODUCOES CINEMATOGRAFICAS LTDA
|
25.000,00
|
03.246.961/0001-79
|
CAMERA 2 VIDEO FILMES LTDA.EPP.
|
2.300,00
|
04.909.742/0001-95
|
CAMILA GONZATTO & FREDERICO PINTO LTDA [ARMAZEM DE
IMAGENS]
|
751.969,49
|
05.950.996/0001-10
|
CAMINHO DO MEIO CRIACOES AUDIOVISUAIS LTDA [CAMINHO DO
MEIO CRIACOES]
|
8.000,00
|
03.402.388/0001-45
|
CAPTACAO DIGITAL VIDEO LTDA
|
11.800,00
|
05.358.698/0001-35
|
CARADECAO PRODUCOES BRASILIA LTDA [CARADECAO BRASILIA]
|
128.122,82
|
03.011.536/0001-09
|
CARADECAO PRODUCOES LTDA
|
701.381,10
|
10.505.568/0001-18
|
CARIRI PRODUCOES ARTISTICAS LTDA [CARIRI FILMES]
|
304.950,00
|
09.534.692/0001-22
|
CAROLINA CAMPIONI GABIA - ME [3 G STUDIOS]
|
40.000,0
|
09.558.964/0001-24
|
CASE FILMES LTDA
|
2.000.000,00
|
03.055.182/0001-96
|
CENTRAL NACIONAL DE PRODUCOES LTDA [CNT PRODUCOES]
|
27.452,23
|
42.822.676/0001-00
|
CICLOPE LTDA [CICLOPE MULTIMIDIA]
|
7.200,00
|
00.445.787/0001-03
|
CINE CINEMATOGRAFICA LTDA.
|
71.309,70
|
68.317.445/0001-33
|
CINEMA BRASIL DIGITAL - ESCRIT DE PLAN EM EMPR AV LTDA
[EMPORIO DE CINEMA]
|
1.055.000,00
|
08.902.137/0001-43
|
CINEMA VIDEO COMUNICACAO TOTAL LTDA [GRUPO BRASIL]
|
2.816,10
|
05.645.012/0001-97
|
CIRCUS FILMS LTDA
|
70.259,62
|
80.330.012/0001-13
|
CLAUDIO CESAR GARMATTER & CIA LTDA [WOODSTOCK]
|
700,00
|
00.845.658/0001-02
|
COISA DE CINEMA - CINEMA E VIDEO LTDA ME [COISA DE CINEMA]
|
1.199.998,21
|
10.720.687/0001-93
|
CONECTA PRODUCOES LTDA [CONECTA VE PRODUCOES LTDA]
|
2.700,00
|
02.020.661/0001-04
|
CONSPIRACAO FILMES S.A.
|
630.115,00
|
06.214.424/0001-35
|
CONTEUDO DIGITAL FILMES LTDA EPP [CONTEUDO FILMES]
|
767,56
|
01.908.170/0001-31
|
COOPERATIVA DE PROD DE AUD DE SAUDE,SAN E M AMBIENTE LTDA
[COOPAS]
|
4.738.540,81
|
04.761.874/0001-12
|
CORTE SECO FILMES LTDA [CORTE SECO]
|
187.999,00
|
09.297.586/0001-72
|
CRIARTE PRODUCAO, E CULTURA LTDA - EPP
|
97.906,88
|
07.245.771/0001-98
|
CULT BRASIL PRODUCOES CULTURAIS LTDA
|
3.500,00
|
08.427.088/0001-34
|
DE FELIPPES FILMES E PRODUCOES LTDA [GAVEA FILMES E
PRODUCOES]
|
900.000,00
|
53.559.472/0001-45
|
DENISE STOKLOS PRODUCOES ARTISTICAS LTDA ME
|
11.000,00
|
07.033.667/0001-30
|
DEVICTOR PRODUCOES CULTURAIS LTDA. ME [DEVICTOR FILMES]
|
29.200,00
|
04.887.159/0001-20
|
DIGITAL 21 PRODUCOES ARTISTICAS LTDA
|
8.032,50
|
00.291.470/0001-51
|
DILER & ASSOCIADOS LTDA
|
450.000,00
|
03.521.177/0001-21
|
DIRECAO CULTURA PRODUCOES LTDA [DIRECAO CULTURA]
|
4.788,50
|
02.670.307/0001-25
|
DORALICE PRODUCOES LTDA [DORALICE FILMES]
|
184.019,22
|
02.902.219/0001-01
|
DRAMA FILMES LTDA
|
45.000,00
|
39.083.456/0001-06
|
DREI MARC PRODUCOES LTDA
|
5.200,00
|
08.948.346/0001-28
|
DV3 COMUNICACOES LTDA ME [DV3 COMUNICACOES]
|
5.396,00
|
10.334.090/0001-00
|
E.C. MARINS EMPREENDIMENTOS ARTISTICOS
|
36.900,00
|
05.617.531/0001-41
|
EL DESIERTO FILMES LTDA ME [EL DESIERTO]
|
1.199.850,00
|
05.886.612/0001-47
|
ELIPSE CINE PRODUCOES E MARKETING LTDA
|
5.448,42
|
00.637.277/0001-20
|
ESPN DO BRASIL EVENTOS ESPORTIVOS LTDA.
|
36.424,06
|
07.245.771/0001-98
|
CULT BRASIL PRODUCOES CULTURAIS LTDA
|
3.500,00
|
08.427.088/0001-34
|
DE FELIPPES FILMES E PRODUCOES LTDA [GAVEA FILMES E
PRODUCOES]
|
900.000,00
|
53.559.472/0001-45
|
DENISE STOKLOS PRODUCOES ARTISTICAS LTDA ME
|
11.000,00
|
07.033.667/0001-30
|
DEVICTOR PRODUCOES CULTURAIS LTDA. ME [DEVICTOR FILMES]
|
29.200,00
|
04.887.159/0001-20
|
DIGITAL 21 PRODUCOES ARTISTICAS LTDA
|
8.032,50
|
00.291.470/0001-51
|
DILER & ASSOCIADOS LTDA
|
450.000,00
|
03.521.177/0001-21
|
DIRECAO CULTURA PRODUCOES LTDA [DIRECAO CULTURA]
|
4.788,50
|
02.670.307/0001-25
|
DORALICE PRODUCOES LTDA [DORALICE FILMES]
|
184.019,22
|
02.902.219/0001-01
|
DRAMA FILMES LTDA
|
45.000,00
|
39.083.456/0001-06
|
DREI MARC PRODUCOES LTDA
|
5.200,00
|
08.948.346/0001-28
|
DV3 COMUNICACOES LTDA ME [DV3 COMUNICACOES]
|
5.396,00
|
10.334.090/0001-00
|
E.C. MARINS EMPREENDIMENTOS ARTISTICOS
|
36.900,00
|
05.617.531/0001-41
|
EL DESIERTO FILMES LTDA ME [EL DESIERTO]
|
1.199.850,00
|
05.886.612/0001-47
|
ELIPSE CINE PRODUCOES E MARKETING LTDA
|
5.448,42
|
00.637.277/0001-20
|
ESPN DO BRASIL EVENTOS ESPORTIVOS LTDA.
|
36.424,06
|
00.374.607/0001-31
|
ESTACAO 3 IMAGENS E MIDIAS LTDA
|
4.714,68
|
05.205.988/0001-49
|
EXATO SEGUNDO PRODUCOES ARTISTICAS LTDA [EXATO SEGUNDO
(ES)]
|
2.600,00
|
04.679.730/0001-11
|
F2 FILMES LTDA [F2 FILMES]
|
800,00
|
03.218.295/0001-65
|
FABRIKA FILMES LTDA
|
192.698,09
|
03.005.343/0001-37
|
FANTASIAS LUMINOSAS LTDA [FANTASIAS LUMINOSAS]
|
505,75
|
73.364.879/0001-24
|
FBL E ASSOCIADOS,COMUNICACOES LTDA
|
1.374.954,00
|
30.027.114/0001-96
|
FIBRA ELETRONICA INDUSTRIA E COMERCIO LIMITADA [FIBRA
VIDEO]
|
40.000,00
|
01.918.811/0001-39
|
FILME B COMUNICACOES LTDA [AUDIOVISUAL]
|
18.336,00
|
73.619.637/0001-34
|
FILMES DO EQUADOR LTDA
|
695.488,00
|
05.209.603/0002-00
|
FLORESTA VIDEO GRAFICA E EDITORA LTDA [FLORESTA VIDEO]
|
200,00
|
10.702.733/0001-21
|
FORMOSA FILMES LTDA
|
103.611,30
|
00.538.914/0001-00
|
FRAIHA PRODUCOES DE EVENTOS E EDITORA LTDA [ABACAXI
FILMES]
|
630.000,00
|
07.378.735/0001-00
|
FRANCISLEIA DE MELO RODRIGUES FERREIRA FRANCO ME [W3
PRODUCOES]
|
500,00
|
06.034.622/0001-17
|
GALANTE FILMES LTDA [GALANTE FILMES]
|
10.000,00
|
10.803.928/0001-68
|
GARAPA PRODUCOES E SERVICOS LTDA
|
1.680,00
|
07.390.450/0001-87
|
GERAL FILMES LTDA
|
6.473,25
|
04.661.796/0001-84
|
GIROS INTERATIVA LTDA
|
1.175.982,61
|
12.080.668/0001-75
|
GPM VIDEOS LTDA [GPM VIDEOS]
|
15.000,00
|
09.437.566/0001-50
|
GRAFO AUDIOVISUAL LTDA.ME
|
5.000,00
|
09.474.581/0001-78
|
GRIO PRODUCOES CULTURAIS LTDA [GRIO PRODUCOES]
|
6.000,00
|
01.378.559/0001-12
|
GULLANE ENTRETENIMENTO S.A.
|
3.039.978,00
|
37.114.709/0001-28
|
GW BRASILIA COMUNICACAO S/A
|
5.368,18
|
10.281.460/0001-99
|
HAMACA PRODUCOES ARTISTICAS LTDA - ME [HAMACA PRODUCOES
ARTISTICAS]
|
299.760,40
|
09.043.664/0001-02
|
HARO PRODUCOES E SEVICOS LTDA
|
3.680,00
|
02.732.339/0001-08
|
HUTUZ CULTURAL LTDA. [ATHA ENTRETENIMENTO]
|
4.725,00
|
34.576.553/0001-09
|
I.A.I. PROMOCOES LTDA
|
20.000,00
|
11.015.645/0001-14
|
IGMEP - INSTITUTO DE GESTAO DE MUDANCAS ESTRATEGICAS E
PESSOAS LTDA
|
2.660,00
|
08.413.744/0001-40
|
ILSON DE OLIVEIRA [CIA THEATRO EM CENA]
|
7.505,00
|
09.325.623/0001-09
|
IMMAGINI ANIMATION STUDIOS BRASIL LTDA
|
4.174,41
|
03.653.781/0001-01
|
INICIATIVA PRODUCOES CINEMA E VIDEO LIMITADA
|
50.816,22
|
32.375.099/0001-00
|
INTERVALO PRODUCOES MULTIMIDIA LTDA. [INTERVALO]
|
1.686,82
|
28.109.668/0001-90
|
INTERVIDEO COMUNICACOES LTDA [INTERVIDEO DIGITAL]
|
1.667.777,77
|
05.832.663/0001-96
|
IOIO PRODUCOES CINEMATOGRAFICAS LTDA
|
5.000,00
|
10.459.299/0001-09
|
JANEIRO FILMES LTDA
|
7.750,00
|
02.843.015/0001-47
|
JUAREZ P. GOMES [TOTALL COMUNICACAO]
|
7.238,00
|
05.635.770/0001-24
|
KHINE PRODUCOES LTDA
|
1.360,00
|
01.464.291/0001-31
|
KINOFILMES PROD. ARTISTICAS E CINEMATOGRAFICAS LTDA
|
90.000,00
|
08.465.974/0001-52
|
KINOOSFERA FILMES E PRODUCOES ARTISTICAS LTDA
|
2.500,00
|
02.395.043/0001-49
|
KINOSCOPIO CINEMATOGRAFICA LTDA
|
193.733,64
|
12.301.239/0001-80
|
KOMBAT FILMS LTDA
|
9.478,35
|
05.469.627/0001-00
|
L PIRES [ALUMIA]
|
31.361,22
|
69.055.812/0001-30
|
LARUCCIA PRODUCOES CINEMATOGRAFICAS LTDA
|
2.362,50
|
14.372.650/0001-72
|
LIBERATO PRODUCOES CULTURAIS LTDA. ME [ATELIE LIBERATO]
|
329.130,00
|
08.107.984/0001-16
|
LUA PRODUCOES ARTISTICAS LTDA.
|
1.228,50
|
12.046.483/0001-44
|
LUCK CINE VIDEO & EVENTOS LTDA - ME
|
720,00
|
20.449.450/0001-73
|
LUPA-FOTOGRAFIA E PRODUCAO LTDA
|
6.320,00
|
71.617.252/0001-02
|
LUZ XXI CINE VIDEO LTDA [LUZ XXI]
|
450.000,00
|
40.426.918/0001-11
|
MAC COMUNICACAO E PRODUCAO LTDA
|
982.145,00
|
07.647.467/0001-77
|
MAGNETOSCOPIO PRODUCOES LTDA [MAGNETOSCOPIO]
|
949.012,35
|
09.255.824/0001-87
|
MAIS FILMES LTDA [MARGARIDA FLORES E FILMES]
|
279.509,04
|
10.438.390/0001-30
|
MANGA ROSA FILMES LTDA
|
2.500,00
|
10.543.234/0001-39
|
MARTA P C GUCCIARDI RODRIGUES TEXTOS - ME
|
5.840,00
|
01.644.140/0001-65
|
MENESCAL PRODUCOES ARTISTICAS LTDA [MENESCAL & LEMOS
PROD ARTISTICAS]
|
300.000,00
|
03.093.490/0001-06
|
MERCADO CULTURAL LTDA [MERCADO CULTURAL]
|
142.500,00
|
05.972.181/0001-31
|
MIDIANELE LTDA.-ME [MIDIANELE]
|
111,15
|
13.117.434/0001-18
|
MONICA YANAKIEW COMUNICACAO LTDA [M YANAKIEW COMUNICACAO]
|
120.719,03
|
42.473.256/0001-66
|
MORENA FILMES LTDA
|
300.000,00
|
03.827.382/0001-10
|
MORO COMUNICACAO LTDA [MORO COMUNICACAO]
|
883.226,52
|
46.397.220/0001-00
|
MOVI & ART PRODUCOES CINEMATOGRAFICAS LTDA [MOVI E
ART]
|
181.743,78
|
07.728.008/0001-18
|
MZ FILMES E PRODUCOES CINEMATOGRAFICAS LTDA [MZ FILMES]
|
188.423,07
|
04.334.366/0003-10
|
NEWCO PROGRAMADORA E PRODUTORA DE COMUNICACAO LTDA.
|
37.942,83
|
53.976.478/0001-18
|
NEXUS CINEMA E VIDEO LTDA
|
2.025.000,00
|
68.593.466/0001-81
|
NO AR COMUNICACAO LTDA
|
1.271.256,00
|
02.225.715/0001-78
|
NOTICIAS AGRICOLAS LTDA
|
2.116,80
|
12.291.260/0001-42
|
NOVA TV MULHER E MAE PRODUCOES LTDA
|
3.761,26
|
08.746.762/0001-43
|
O2 FILMES PUBLICITARIOS LTDA.
|
5.511,24
|
10.438.028/0001-69
|
OBERON FILMES LTDA ME
|
8.600,00
|
08.542.531/0001-18
|
OCA PRODUCOES GRAFICAS E DESIGN LTDA [OCA FILMES]
|
4.896,37
|
32.361.735/0001-37
|
OFICINA EMEPE PRODUCOES ARTISTICAS LTDA [ENSOLARADA
PRODUCOES]
|
14.900,00
|
04.077.508/0001-49
|
OFICINA PRODUCOES CINEMATOGRAFICAS LTDA
|
487.500,00
|
08.487.391/0001-22
|
OLHAR BRASILEIRO VIDEO PRODUCOES S/S LTDA [OLHAR
BRASILEIRO]
|
22.781,50
|
01.605.800/0001-07
|
OLHAR IMAGINARIO LTDA - EPP
|
580.000,00
|
10.923.789/0001-06
|
OLHAR MIDIA E PROPAGANDA LTDA [OLHAR MIDIA E PROPAGANDA]
|
2.490,00
|
05.622.711/0001-11
|
OPEN FILMES LTDA. [OPEN FILMES]
|
61.387,20
|
07.924.385/0001-22
|
ORION PRODUCOES DE FILMES E AUDIO LTDA
|
16.726,50
|
87.435.368/0001-60
|
OTTO DESENHOS ANIMADOS LTDA
|
711.900,00
|
08.337.943/0001-16
|
OUROBOROS CINEMATOGRAFICA LTDA
|
299.948,05
|
07.158.250/0001-01
|
PANDA - PRODUCOES DE AUDIO E VIDEO LTDA. [P A N D A.]
|
43.053,24
|
05.565.485/0001-84
|
PANORAMICA COMUNICACAO LTDA [PANORAMICA COMUNICACAO]
|
7.068,60
|
11.242.411/0001-00
|
PARALELO COMUNICACAO E MULTIMIDIA LTDA [PARALELO
COMUNICACAO]
|
10.000,00
|
12.558.369/0001-01
|
PLANO A SERVICOS ARTISTICOS E CULTURAIS LTDA - ME [PLANO A
PRODUCOES]
|
2.980,00
|
07.551.244/0001-01
|
PLAY MOVIE, PRODUCOES E LOCACAO DE EQUIPAMENTOS AUDIO
VISUAIS
|
6.858,40
|
08.428.128/0001-62
|
PLURAL ENTERTAINMENT BRASIL - PRODUCAO DE VIDEO S.A.
|
923.000,00
|
07.458.120/0001-86
|
POESIA FILMES LTDA [POESIA FILMES]
|
340,20
|
05.094.145/0001-12
|
PONTO PRODUCOES ARTISTICAS LTDA [GUANABARA FILMES]
|
47.000,00
|
10.946.030/0001-49
|
POS-POS PROJETOS CULTURAIS LTDA ME [LIVRE GALERIA DE
ARTES]
|
14.000,00
|
11.265.176/0001-91
|
PRETA PORTE FILMES E PRODUCOES CULTURAIS LTDA
|
2.500,00
|
11.563.570/0001-06
|
PRIME PRODUCOES E EVENTOS - ME
|
1.164,00
|
00.020.648/0001-20
|
PRODIGO FILMS LTDA
|
450.000,00
|
51.450.179/0001-10
|
PRODUCOES CINEMATOGRAFICAS CIADECIN LTDA.
|
6.426,00
|
07.381.315/0001-75
|
PROJETO OLHO VIVO [ONG PROJETO OLHO VIVO]
|
160.000,00
|
22.331.409/0001-23
|
QUIMERA FILMES LTDA
|
22.127,56
|
72.062.029/0001-09
|
RACCORD PRODUCOES ARTISTICAS E CINEMATOGRAFICAS LTDA
|
200.000,00
|
02.947.857/0001-49
|
RADAR CINEMA E TELEVISAO LTDA
|
1.852.000,00
|
44.154.342/0001-31
|
RAIZ PRODUCOES CINEMATOGRAFICAS LTDA-ME [RAIZ]
|
627.072,30
|
02.669.022/0001-74
|
REC PRODUTORES ASSOCIADOS LTDA [REC PRODUTORES ASSOCIADOS]
|
4.725,00
|
02.908.530/0001-68
|
RENATA BELO P PINTO LTDA -ME [AROMA FILMES]
|
300.000,00
|
13.050.715/0001-09
|
REVOLUTION BROADCAST - PRODUCOES ARTISTICAS LTDA.
[REVOLUTION BROADCAST]
|
263.917,80
|
30.022.073/0001-45
|
ROBERTO WERNECK - PRODUCOES CINEMATOGRAFICAS LTDA
|
1.568.498,14
|
08.422.273/0001-36
|
ROUND ZIPPER PRODUCOES EDITORIAIS E CULTURAIS LTDA
|
8.000,00
|
05.840.498/0001-14
|
RT COMER E SERV DE CRIACAO E PROD DE OBRAS COM DIR AUT
LTDA. [RT FEATURES]
|
900.000,00
|
06.998.046/0001-28
|
RT2A PRODUCOES CINEMATOGRAFICAS LTDA [MIXER RIO]
|
822.666,15
|
08.039.071/0001-00
|
SABADO PRODUCOES ARTISTICAS LTDA
|
60.000,00
|
05.326.727/0001-87
|
SENTIMENTAL FILME LTDA
|
5.149,33
|
04.302.591/0001-02
|
SERGIO J. DE ANDRADE
|
1.128.079,06
|
31.851.876/0001-75
|
SERPENTE FILMES LTDA M E [PIA COMUNICACOES]
|
1.254.204,00
|
07.343.455/0001-59
|
SILVANA DE FATIMA NEITZKE [NTZ COMUNICACAO E EVENTOS]
|
3.395,04
|
11.625.818/0001-16
|
SINAL VERMELHO FILMES LTDA - EPP
|
180.000,00
|
08.749.559/0001-20
|
SISTEMA EVENTOS, PRODUCOES ARTISTICAS, CULTURAIS E
TRANSPORTES LTDA - EPP
|
5.390,00
|
02.629.241/0001-20
|
SMV EDICAO DE IMAGENS LTDA
|
1.200,00
|
10.441.993/0001-90
|
SOBRETUDO PRODUCAO AUDIOVISUAL E ARTISTICA LTDA. - ME
|
2.500,00
|
04.687.576/0001-20
|
SOMBUMBO FILMES LTDA - ME
|
450.000,00
|
59.190.843/0001-40
|
SP FILMES DE SAO PAULO LTDA
|
630.000,00
|
05.286.195/0001-00
|
SPYRRO FILMES LTDA
|
6.721,00
|
09.504.083/0001-20
|
STORY LINE PRODUCOES LTDA [GUGA CINE TV]
|
354.539,43
|
73.239.576/0001-80
|
STRIKE VIDEO PRODUCOES LTDA ME [EQUIPARGE PRODUCOES]
|
124.182,46
|
04.174.961/0001-73
|
STUDIO UP PRODUCOES LTDA. ['' STUDIO UP '']
|
1.500,00
|
73.947.392/0001-74
|
TAIGA FILMES E VIDEO LTDA
|
929.793,00
|
07.843.420/0001-89
|
TELEMIDIA & TECHNOLOGY INTERN COM E SERV DE TECN LTDA
[TELEMIDIA.COM]
|
426.555,78
|
07.835.011/0001-30
|
TIME PRODUCAO DE FILMES LIMITADA [TIME PRODUCAO E
FINALIZACAO LTDA]
|
89.944,03
|
01.713.311/0001-60
|
TRES MUNDOS CINE Y VIDEO LTDA
|
1.620.000,00
|
09.229.705/0001-50
|
TREZE PONTO QUATRO CINE E VIDEO LTDA
|
29.391,01
|
53.759.940/0002-06
|
TRIADE GRAVACOES SONORAS ESPECIAIS LTDA
|
2.340,90
|
16.487.027/0001-90
|
TRUQUE PRODUTORA DE CINEMA TV E VIDEO LTDA
|
270.000,00
|
07.527.539/0001-42
|
TV M & M PRODUCOES LTDA [TV MULHER & MAE]
|
2.381,34
|
66.708.900/0001-04
|
UM MINUTO MARKETING E PRODUCOES CULTURAIS LTDA [UM MINUTO]
|
180.000,00
|
11.117.535/0001-63
|
USINA PENSAMENTO PROD E DIFU DE CONT CULT E CIENT LTDA
[USINA PENSAMENTO]
|
6.000,00
|
10.933.970/0001-01
|
VIA SP CINE VIDEO E EVENTOS LTDA - ME
|
6.000,00
|
10.293.241/0001-20
|
VIDA PRODUCOES LTDA ME [VIDA PRODUCOES]
|
3.994,50
|
31.247.679/0001-41
|
VIDEO CIENCIA PRODUCOES LTDA [VIDEOCIENCIA CONSENSUAL
FILMES]
|
111.278,21
|
31.179.864/0001-46
|
VIDEOFILMES PRODUCOES ARTISTICAS LTDA
|
200.000,00
|
09.212.091/0001-01
|
VIKTOR JESUS THOMAZ WAEWELL [MATILDE FILMES]
|
41.250,00
|
72.968.902/0001-27
|
VISCERAL PRODUCOES ARTISTICAS LTDA [KONTRAST]
|
6.000,00
|
28.629.780/0001-52
|
VISON PRODUCOES ARTISTICAS LTDA [VISOM DIGITAL]
|
289.407,96
|
36.472.587/0001-89
|
VOGLIA PRODUCOES ARTISTICAS LTDA
|
150.000,00
|
04.439.325/0001-26
|
WOLFF PRODUCOES E CRIACOES ARTISTICAS E CULTURAIS LTDA.
[WOLFF PRODUCOES]
|
3.300,00
|
05.254.150/0001-45
|
YES FILMES LTDA.
|
30.878,82
|
11.196.365/0001-50
|
ZAPEANDO EVENTOS LTDA - ME
|
5.750,00
|
08.430.220/0001-67
|
ZEPA CINE VIDEO LTDA [ZEPA CINE VIDEO]
|
8.230,00
|
04.439.325/0001-26
|
WOLFF PRODUCOES E CRIACOES ARTISTICAS E CULTURAIS LTDA.
[WOLFF PRODUCOES]
|
3.300,00
|
Total 2011
|
60.447.899,41
|
Marcelo Ruiz
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