03/02/2012

Reforçadores de sinal: Estenda até 100 metros o comprimento de seus cabos HDMI!


Para quem precisa enviar sinal de vídeo em HD 1080P a grandes distâncias, a solução é usar um reforçador/extensor de sinal HDMI. Pela norma, os cabos HDMI não devem ultrapassar 15 metros de comprimento. Ao contrário dos cabos de sinal analógico, que com o aumento do comprimento sofrem atenuação do sinal criando ruídos na imagem, que no entanto ainda  pode ser visível, os cabos que trabalham com sinal digital, como o HDMI, simplesmente não geram imagem ao ultrapassarem o comprimento máximo permitido.


Como crescente uso de equipamentos de alta definição com saída HDMI, como tocadores de Bluray e câmeras de vídeo,  o envio de sinais de vídeo a áudio a monitores LCD ou projetores digitais se tornou um problema. Principalmente para profissionais que trabalham com eventos, onde normalmente é requisitado pelo cliente que a filmagem de uma ou mais câmeras seja transmitida a um telão durante sua realização.

Na maioria dos casos a distância entre o equipamento que está gerando o sinal e o projetor ou monitor fica a uma distância superior ao limite e mesmo ao tamanho máximo dos cabos padronizados disponíveis. Nessas situações o profissional acaba optando por enviar um sinal de qualidade inferior, como o componente, S-Vídeo ou composto. Esse último pode até enviar sinais em alta definição em comprimentos até 100 metros sem perda considerável da qualidade, mas são geralmente muito caros, pesados e difíceis de encontrar.

A solução para esses problemas pode ser o uso de um extensor de sinal HDMI. Trata-se de um box de conexão, com entrada e saída HDMI, macho e fêmea, que pode ser alimentado pela própria corrente de 5.5V disponível no cabo ou por adaptador AC/DC externo. Na maioria dos casos, a alimentação pelo próprio cabo HDMI é suficiente. Os modelos mais completos contam ainda com botão de ajuste para equalizar o sinal de acordo com a impedância  e comprimento dos cabos interligados.

Como uso de um reforçador de sinais, uma distância máxima de 50 metros pode ser alcançada usando 2 cabos. Um de até 35 metros interligando a saída da fonte emissora de sinal até o reforçador HDMI e outro de até 15 metros deste até a fonte que irá receber o sinal. Dois ou mais adaptadores podem ser usados para se atingir distâncias até 100 metros. Alguns modelos contam ainda com caixa em metal de grande resistência, podendo ficar montados no piso sem correrem o risco de quebrar e possuem ainda local para fixação dos cabos, evitando o desligamento acidental.


Infelizmente não são fáceis de achar no Brasil apesar da popularidade das conexões HDMI. Para distâncias maiores que 100 metros existe ainda a solução de uso de conversores para par trançado (cabo de rede) composto de unidade transmissora e unidade receptora, permitindo o uso de cabos de rede para vencer distâncias até 200 metros. Acima disso somente unidades conversoras para cabos de fibra ótica, onde a distância pode chegar a vários quilômetros.

Grande abraço a todos!

Marcelo Ruiz







2 comentários:

  1. Boa tarde, eu preciso ligar notebook (hdmi) para o projeto ( vga) numa distancia de 35 metros, como faço para fazer essa conecção? e ter uma boa qualidade? se possível responda - me no email. egmarvieira.1963@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, tenho também que fazer uma ligação do pc para uma tv smart numa distancia de 30m. Um cabo hdmi funciona ou precisa de maisa recurso? Me responda pelo E-mail 30fmsf@gmail.com

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação! Asim que eu puder, vou responder! Volte sempre!

Marcelo Ruiz

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.