02/02/2012

Premiere Pro CS5: 3 cliques para ser feliz!

Muita gente me escreve perguntado como desapontado com o desempenho do Premiere CS5 ou CS5.5. Principalmente editando em HD e conteúdo captado em AVCHD. Travamentos no vídeo, demora para visualizar, congelamento do programa e por aí vai. Mas com 3 cliques na tela do programa você pode ser feliz !


Realmente editar em AVCHD é complicado e requer um tipo de workstation que poucos tem ou podem comprar. Muitas vezes tentam soluções empíricas que alem de não resolver o problema, ainda dão prejuízo ao bolso.

Não custa repetir o que sempre comento aqui no blog. Se você procura comprar a melhor câmera, o melhor tripé ou um bom microfone para fazer seu trabalho, porque vai economizar na sua ilha de edição? 50% de um bom trabalho em vídeo ou cinema é edição e pós-produção.

Mas para quem está sem recursos para comprar um equipamento adequado, aqui vai mais uma dica do Olhartecnológico. Muitos já deve conhecer (eu espero), mas não custa lembrar e ensinar aos que não conhecem. bastam 3 cliques para você ser feliz no Premiere!

Se você está tendo problemas em visualizar sua edição em preview diminua a resolução! O Premiere tem uma ferramenta, que eu acho a mais importante e útil para esses casos e que faz dele um dos melhores programas de edição (sim... eu adoro o Premiere!).


1. No canto superior da janela de Programa clique no ícone da janela de contexto;

2. Na janela que abrirá vá até Playback Resolution e clique para abrir;

3. Escolha uma resolução abaixo de Full e experimente o preview. Geralmente para AVCHD em máquinas mais lentas a opção de 1/4 vai melhorar ou resolver o problema do travamento.

Em Paused Resolution deixe em Full, assim quando o vídeo estiver parado e você aplicar um efeito que não necessite rodar o vídeo, como uma correção de cor ou um título, você pde ver o resultado em resolução total. 

Para os efeitos e cenas que você queira ver o trabalho em movimento, as resoluções 1/2 e 1/4 não degradam tanto a exibição a ponto de impedir seu julgamento quanto ao efeito desejado. resoluções de 1/8 e 1/16 já deixam a imagem muito pobre em detalhes, mas mesmo assim são úteis para ver o conjunto da edição, os timmings das cenas e os diálogos.

E lembre-se isso é apenas o preview. Na hora de exportar e salvar seu trabalho final ele  não vai ficar desse jeito. Vai ter a resolução total.

Você vai perceber também que alguns trechos do seu trabalho que estavam com barra vermelha indicando necessidade de render para visualização fluida vão ficar com a barra em amarelo ou mesmo sem barra, indicando que vão rodar sem render de preview. E não vamos confundir render de preview com render de exportação

Se você quer ter a qualidade total de imagem com definição perfeita de cor, jamais marque a caixa de diálogo Use previews na janela de exportação, porque aí sim seu trabalho pode ficar comprometido em termos de qualidade de imagem. 

Fica aí mais uma dica. E se quiser ter um equipamento de qualidade e garantia permanente compre uma de minhas workstations...hehehehe...

Grande abraço a todos!

Marcelo Ruiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação! Asim que eu puder, vou responder! Volte sempre!

Marcelo Ruiz

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.