14/02/2012

Uma aula de simplicidade e de perfeição...



Quem quiser entender um pouco mais sobre planos de imagem, movimentos de câmera, enquadramentos, iluminação e fotografia levadas à perfeição, pelo uso da simplicidade, não pode deixar de assistir, com olhos atentos, ao filme Fados do genial Carlos Saura. Outro dia um leitor me perguntou sobre como fazer um vídeo de carnaval sem o uso de plugins de letras dançantes e outros recursos de computação.

Pois a abertura desse filme, os primeiros cinco minutos é uma aula de como filmar um bloco carnavalesco. No vídeo acima está outro momento, que é um de meus preferidos. Nele o cantor português Carlos do Carmo interpreta uma canção sobre Lisboa. Notem como, com a extrema simplicidade e o requinte de apenas um plano seqüência, para a musica inteira, Carlos Saura nos faz viajar pela cidade. Apenas uma câmera, um enquadramento, um plano e sem uso de recursos de computação gráfica ou edição a essência do que diz a música nos é mostrada.

Todo o filme foi realizado dentro de um estúdio vazio com o uso de tapadeiras e uma brilhante iluminação. Quem puder comprar o DVD, que custa menos de R$ 50,00, terá um curso gratuito de cinematografia. Eu recomendo!

Grande abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação! Asim que eu puder, vou responder! Volte sempre!

Marcelo Ruiz

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.