Aos poucos esse conceito de que é necessário lançar um modelo novo a cada ano ou pior, como o mundo da alta costura, lançar moda a cada estação, o modelo de negócios vem nos empurrando "novas" câmeras a cada seis meses. Não me importa que sejam modelos realmente novos com tecnologias diferentes ou apenas requentados. Não dá para ficar trocando de equipamento a cada semestre.
O que me aborrece mais é a sensação de ser ludibriado.
Não estou falando da qualidade da nova câmera. Até mesmo porque ela é uma cópia da NX5 e que, por sua vez, é uma excelente câmera. Como meus leitores poderão comparar, ao final desse post, nas especificações de uma e outra. Pouca coisa mudou e o que mudou, ao invés de ser totalmente para melhor, infelizmente deixou falhas inaceitáveis.
No minha opinião, a NX5 foi um dos melhores lançamentos da Sony desde a pioneira HVR-Z1U. A Z1 teve a importante missão de introduzir no mercado profissional de vídeo acostumado com o sucesso da PD170 - que por sua vez também foi um marco de inovação - a estréia do vídeo em alta definição. E ela foi um sucesso absoluto. Robusta, com uma ótima lente e usando a mesma fita miniDV que já estava consagrada no mercado.
Sony HVR-Z7U: uma lente fantástica e um gravador destacável com mídia barata e confiável. Se tivesse uma conexão SDI e o formato MXF 1920 x 1080 24/30/60P @ 1920 x 1080 seria perfeita e imbatível. |
O único pecadilho da Z1 era a gravação em frames entrelaçados com a ausência dos quadros progressivos. Em tomadas de objetos com cantos retos em velocidade, o serrilhado era realmente insuportável. Com sua sucessora, a HVR-Z7U, outro grande sucesso entre os produtores de vídeo-jornalismo e eventos, o formato progressivo foi incorporado, a mídia continuou a mesma ( cassete miniDV) e ainda houve o ganho do gravador acoplável que podia captar simultaneamente em cartão de memória.
A proposta da lente intercambiável animou o mercado. Afinal, haviam os admiradores das camcorders Canon XL que agradou inclusive cineastas iniciantes com a possibilidade de troca de lentes. O erro da Sony foi não ter passado de duas opções de lente para a Z7. Mas mesmo contando, na prática, com apenas a lente padrão que vinha instalada, uma excelente Carl Zeiss totalmente mecânica, mas com servos para foco, iris e zoom, até hoje não houve nada melhor.
Mas ao contrário de melhorar o que estava ficando muito bom, a Sony resolve lançar a Z5. Sumiu a belíssima lente Zeiss removível, a unidade independente de gravação e leitura de cartões Compact Flash e foram substituídos por uma lente da série G (não totalmente ruim) e dois slots de cartão de memória internos, que podiam usar tanto os Memory Stick Sony quanto SD Card de qualquer outro fabricante.
O gravador desatacável, passou a ser um HD de estado sólido que era vendido como opcional e com preço irreal. Mas a grade melhoria, em termos de conectividade, foi a adição de uma saída HD/SD-SDI sem a retirada do conector HDMI. Pela primeira vez uma câmera de custo mais modesto podia contar com uma interface antes reservada somente aos modelos de ponta e muitas vezes mais caro.
Se o trabalho fosse em externa, no batidão da reportagem ao vivo, a conexão SDI era a mesma que estava presente nos caminhões de uplink. SE o trabalho era em estúdio ou gravação de shows, necessitando de corridas de cabos com até 100 metros, a conexão SDI estava lá e na maioria das mesas de corte e efeito. Enfim, era pau para toda obra.
Aí no ano seguinte aparece, na mesma faixa de preço e destinada ao mesmo tipo de consumidor, a NEX-EA50U. Uma tentativa de ressuscitar a malfadada experiencia das micro camcorders NEX para o mercado de vídeo profissional. Vota o conceito das lentes intercambiáveis e o apelo de um sensor de imagem maior. Mas cadê a conexão SDI? Não existia mais. Oferta de lentes? Somente uma quase um ano depois do lançamento e com preço proibitivo. Sim, o cinegrafista poderia usar lentes Alpha com os adaptadores vendidos pela Sony, mas tria que abrir mão de zoom motorizado e foco automático.
Então, no final de 2013, a Sony anuncia a HXR-NX3. Nem precisava. Se quisesse melhorar o que já estava no mercado, bastaria incluir a capacidade de conexão de rede Wi-Fi, o codec para MP$ @ 3,5 Mbps para envios via web e o iluminador (precário) de Led na alça de mão na antiga NX5 ou mesmo na EA50, que poderia receber ainda a conexão SDI cuja falta desapontou muitos possíveis compradores e o modo de gravação em 60P.
Sony HXR-NX3: Apertem os cintos! O microfone externo e a conexão SDI sumiram! |
Mas não. Ao invés disso, o novo modelo (NX3) foi lançado com essas melhorias, sem dúvida interessantes e úteis, mas sem a saída HD/SD-SDI, sem a saída componente analógica e sem microfone externo do tipo shotgun. Sim, você agora terá que comprar um ou retirar de outras câmeras que vem encostando faz tempo pela ganancia da Sony. Ah... e agora somente um dos slots de cartão de memória lê o Memory Stick e o SD Card. O outro lê apenas sd Card. Parece que a Sony não quer dar mais bola para sua mídia proprietária.
Em resumo, a NX3 é uma NX5 melhorada com gravação em 60 fps e um modo de gravação em duvidosos 1280 x 720 30/24P @ 3,5 Mbps para web, capacidade de se conectar a uma redeWiFi ou smarfone para transferência de vídeos e outros comandos, adição de um iluminador medíocre de LED. Mas o consumidor continuou perdendo o conector SDI da NX5 - que já havia sido capado da EA50U, além do bom microfone externo condensador e o multiconector analógico com sinal vídeo componente HD. Na tabela comparativa abaixo, o que está marcado em amarelo são os acréscimos e em vermelho o que sumiu em relação ao modelo anterior.
Conclusão
Se a sua praia é a reportagem de rua em situações de falta de apoio e poucos recursos financeiros, a NX5 pode ser a opção. |
Com certeza as qualidades de boa imagem, a razoável lente G e a robustez do corpo e lente fixa que agradaram os compradores da NX5 vão agradar quem adquirir a NX3. A possibilidade de subir vídeos mais leves para a web via celular, notebook ou pad é bastante útil para quem gera conteúdo para sites e blogs de notícia e mesmo para matérias em caráter de urgência para a televisão comercial, como no caso de catástrofes ou guerras, onde a precariedade ou ausência de equipe de apoio e meios de produção são uma contante. Ponto para a Sony.
A falta da conexão SDI e um microfone descente não se justifica nem com a redução do preço em relação ao modelo anterior ou inclusão de um pífio iluminador LED. Imagino como deve estar se sentindo quem vendeu a NX5 para comprar a EA50H e agora se vê na iminência de ter que comprar a NX3. Hoje, com a nova pegadinha da Sony de lançar um modelo com funções escondidas e travadas pelo firmware, para depois vender a peso de ouro o desbloqueio, fico pensando se tanto a NX5 ou a EA50 não teriam essas funções escondidas... ou se a inclusão de um cartão SD Card WiFi e uma atualização de firmware não proporcionariam os 60 frames/s e a função wireless com menos prejuízo para o consumidor.
Felizes serão os que não venderam suas NX5 e agora poderão comprar talvez uma NX3 para cobrir os trabalhos com foco web e reforçar os jobs que são realizados com a NX5 (exceto os que sejam necessário o cabeamento longo em mesas de corte), pois para distâncias até 12 metros, a conexão HDMI a mesas compatíveis ou um conversor HDMI-SDI podem resolver a falha da Sony.
Especificações
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HXRNX5U (US$ 4.610,00)
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HXRNX3 (US$ 3.495,00)
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Dispositivo de imagem
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3-chips 1/2.8” tipo "Exmor " CMOS
Sensor
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3-chips 1/2.8” tipo "Exmor " CMOS
Sensor
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Filtros óticos integrados
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OFF: Clear, 1: 1/4ND, 2: 1/16ND, 3: 1/64ND
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OFF: Clear, 1: 1/4ND, 2: 1/16ND, 3: 1/64ND
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Pixel Efetivos
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1,03M ClearVid
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2.07M Clear Vid
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Opções de Ganho
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-6, -3, 0, 3, 6, 9, 12,15, 18, 21 dB, AGC
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-6, -3, 0, 3, 6, 9, 12,15, 18, 21, 24, 27, 30 dB, AGC
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Iluminação Mínima
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1.5 lx (auto gain, auto iris, 1/30 shutter)
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1.2lux (auto gain, auto íris iris1/30 Shutter)
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Shutter Speed (Obturador)
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Auto, Manual 60i/30p: 1/4-1/10,000,
24p: 1/3-1/10,000 sec.
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Auto, Manual 60i/30p: 1/4-1/10,000,
24p: 1/3-1/10,000 sec.
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Função Slow & Quick Motion
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120 fps (fixo) por 5 segundos
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1080p: Taxa de frames selecionável em 1,2,4,8,15,30,60 fps
Sem limitação de tempo de gravação
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Slow Shutter
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1/4 sec, 1/8 sec,1/15 sec,1/30 sec.
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1/4 sec, 1/8 sec,1/15 sec,1/30 sec.
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Especificações Gerais
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HXRNX5U
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HXRNX3U
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Gravação de áudio
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HD: Linear PCM 2ch, 16bit, 48kHz
Dolby Digital 2ch, 16bit 48kHz
SD: Dolby Digital 2ch, 16bit, 48kHz |
HD: Linear PCM 2ch, 16bit, 48kHz
Dolby Digital 2ch, 16bit 48kHz
SD: Dolby Digital 2ch, 16bit, 48kHz
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Peso
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2.54 kg(com bateria F970, para-sol,
Visor de borracha grande e cartões de memória
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2.54 kg(com bateria F970, para-sol,
Visor de borracha grande e cartões de memória
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Temperatura de operação
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(0°C até +40°C)
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(0°C até +40°C)
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Consumo de energia
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7.7W até 8,8W
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6,9W
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Alimentação
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AC adaptador / Bateria 8.4V / 7.2V
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AC adaptador / Bateria 8.4V / 7.2V
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Taxa de dados em gravação
Padrão NTSC
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AVCHD FX (24Mbps) 1920x1080/60i
AVCHD FH (17Mbps) 1920x-1080/60i AVCHD HQ (9Mbps) 1440x1080/60i AVCHD LP (5Mbps) 1440x1080/60i AVCHD FX (24Mbps) 1920x1080/24p AVCHD FH (17Mbps) 1920x1080/24p AVCHD FX (24Mbps) 1920x1080/30p AVCHD FH (17Mbps) 1920x1080/30p AVCHD FX (24Mbps) 1280x720/60p AVCHD FH (17Mbps) 1280x720/60p MPEG2 SD HQ (9Mbps) 720x480/60i MPEG2 SD HQ (9Mbps) 720x480/60i (24p Scan) MPEG2 SD HQ (9Mbps) 720x480/60i (30p Scan) |
AVCHD PS(28Mbps) 1920 x 1080/60P, 16:9;
AVCHD FX(24Mbps) 1920 x 1080/60i, 30p,24p,
16:9, 1280 x 720/60p, 16:9;
AVCHD FH(17Mbps) 1920 x 1080/60i, 30p,24p,
16:9, 1280 x 720/60p, 16:9;
AVCHF HQ(9Mbps) 1440 x 1080/60i, 16:9, 1280
x 720/60p, 16:9;
AVCHD LP(5Mbps) 1440 x 1080/60i, 16:9
MPEG2 SD DV(25Mbps) 720 x 480/60i, 16:9, 4:3
MP4(3.5Mbps) 1280 x 720/30p, 24p, 16:9
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Mídia para gravação
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Memory Stick PRO Duo
Memory Stick PRO Duo (High Speed) Memory Stick PRO Duo (Mark2) Memory Stick PRO-HG Duo Memory Stick PRO-HG Duo HX
SD/SDHC/SDXC
Nos 2 slots disponíveis
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Memory Stick Duo™ e SD/SDHC/SDXC
em 1 slot disponível
SD/SDH C/SDXC em 1 slot disponível |
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Tempo de Gravação
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170 min (2h 50m) with 32GB Memory Stick
PRO-HX Duo FX (24Mbps) Linear PCM 2ch recording
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Approx.290min(SD 64GB, PS, LPCM);
Approx.340min(SD 64GB, FX, LPCM);
Approx.450min(SD 64GB, FH, LPCM)
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Temperatura de armazenamento
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-20 até +60ºC
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-20 até +60ºC
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Formato de gravação
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HD: MPEG-4 AVC/H.264 (AVCHD)
SD: MPEG-2 PS |
Lentes
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HXRNX5U
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HXRNX3
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Focal Length
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f = 4.1 a 82.0 mm
(equivalente a lentes 35 mm
f = 29.5 a 590 mm em modo 16:9,
f = 36.1 a 722 mm em modo 4.3s)
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f = 4.1 a 82.0 mm
(equivalente a lentes 35 mm
f = 29.5 a 590 mm em modo 16:9,
f = 36.1 a 722 mm em modo 4.3s)
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Taxa de Zoom
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Sony G Lens, 20x (ótico), 1.5x Digital Extender
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Sony G Lens, 20x (ótico), 2x Digital Extender
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Conexões
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HXRNX5U
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HXRNX3
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Audio In
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XLR 3-pin (fêmea) (x2)
line/mic/mic +48 V |
XLR 3-pin (fêmea) (x2)
line/mic/mic +48 V |
Audio Out
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RCA (CH-1, CH-2)
|
RCA (CH-1, CH-2)
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Microfone interno
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Microfone condensador eletreto estéreo omnidirecional
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Microfone condensador eletreto estéreo omnidirecional
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Microfone externo
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Microfone ECM-XM1
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Não fornecido
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Fone de ouvido
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Output Stereo mini jack
φ3.5mm (x1)
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Output Stereo mini jack
φ3.5mm (x1)
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Component Out
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RCA (x3) via A/V multi conector
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Não possui
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Composite Video Out
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RCA (x1)
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BNC (x1)
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DC In
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Cabo de força
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HDMI
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SIM
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SIM
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Controle remoto
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Mini jack φ3.5mm (x1) LANC
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Mini jack φ3.5mm (x1) LANC
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S-Video Out
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N/A
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N/A
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SDI Out
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BNC (x1) HD-SDI/SD-SDI
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Não possui
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USB
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Mini-B (x1)
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Mini-B (x1)
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Monitor LCD
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HXRNX5U
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HXRNX3
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3.2”, XtraFine LCD, aprox. 921,600 pontos, híbrido, 16:9
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3.2”, XtraFine LCD, aprox. 921,600 pontos, híbrido, 16:9
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Iluminador LED
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HXRNX5U
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HXRNX3
|
Não possui
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Int. Luminosa:
1.0m / Aprox.200 lx, 0.5m / Aprox.800lx
Ângulo de cobertura Aprox. 30°
Temperatura de cor Aprox. 5,500K
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Conexão Wi-Fi
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HXRNX5U
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HXRNX3
|
Não possui
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Formato suportado
IEEE 802.11 b/g/n
Frequência
2.4 GHz bandwidth
Segurança
WEP/WPA-PSK/WPA2-PSK
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Grande abraço!
Marcelo Ruiz
Marcelo Ruiz
Olá Marcelo.
ResponderExcluirSempre leio seu blog.
Anteriormente te perguntei sobre a captura de arquivos, já que sou novo nesta área de alta definição.
Desta vez quer saber sobre a NX5 - Comprei uma recentemente e até agora não acertei a configuração para obter imagens aceitáveis. Toda gravação que faço apresenta granulações, mesmo estando em 0dB dentro de ambiente bem iluminado com a luz do sol. Acho um absurdo isso, tendo em vista a NX5 ser uma ótima cÂmera. Vc pode me ajudar?
Obrigado.
Moysés Tomazoli
Moysés,
ExcluirA linha de câmeras da Sony desde a Z7 passou a ter esse tipo de problema. foi quando mudaram de CCD para CMOS. Mas quando fala em um ambiente interno "bem iluminado" com a luz do Sol já fica complicado. Ambiente interno nunca está bem iluminado mesmo com luz natural entrando em várias janelas. Sempre vai faltar um pouco de luz em um canto e sobrar em outro. E muitas vezes nosso olho nos engana. Nós conseguimos enxergar esses nuances de claro e escuro mas a câmera não. Principalmente se ela estiver no modo automático. Você está filmando em determinado ponto e uma parede mais clara atrás do seu objetivo reflete luz na lente e essa se engana pensando que tem excesso de luz e fecha a iris. Aí os pontos que para a sua vista parecem bem iluminados aparecerão mais escuros nas imagens. Por isso eu sempre recomendo tirar a câmera do modo manual e deixar totalmente no automático , onde vc pode controlar o ganho, a iris e a velocidade de shutter. Alem de outros parâmetros como saturação de cores, contraste e brilho, alem do nível de branco e de preto. sendo algumas dessas configurações feitas internamente nos menus de setup. Além de bater o branco em todas as cenas, vc deve também bater o preto. E tentar usar um dB negativo (-0,6 dB funciona bem mesmo à noite) e compensar o ganho negativo com a maior abertura possível e uma velocidade de iris no máximo em 1/60 seg. É questão de estudar a câmera e ir fazendo testes e experimentações.
Grande abraço!
Marcelo Ruiz