A Sony acaba de lançar uma
nova camcorder dentro da faixa de preço para o mercado de baixo orçamento (pelo
menos para os felizes clientes fora do Brasil) e com a novidade da captação em
4K. Com preço sugerido de US$
6.350,00 no site de produtos broadcast da empresa, a PXW-Z100 se situa na faixa
intermediária de preços entre as populares e as mais sofisticadas. E não deve
ser confundida com o modelo FDR-AX1, que externamente é idêntico, porem com
preço bem menor (US$ 4.499,00) e voltada para o público amador.
A FDR-AXI trabalha com
uma compressão de vídeo inferior a sua irmã profissional (4:2:0) e capta, na
verdade, vídeo em Super HD, ou seja, 3840×2160 60P @ 150 Mpps em compressão
4:2:0, enquanto a Z100 capta em 4096 x 2160 60P @ 600Mpps em compressão 4:2:2. A Sony também entrou na febre da “super alta definição" para o mercado de vídeo doméstico, que
já contagiou players como a JVC, a GoPro, e até mesmo fabricantes de
aparelhos celulares. Mas a Z100 é um produto de padrão profissional para aplicações profissionais, com um codec robusto (XAVC) e já utilizado nas Sony F5 e F55. A compressão em 4:2:2 também leva a qualidade de imagem e separação de cores a outro patamar do que estávamos acostumados com o AVCHD 4:2:0.
O preço é um pouco salgado para esse formato de entrada.
Pois muitos dos custos com projeto e design de componentes já foram diluídos
pela adaptação do modelo de chassis e outras soluções projetadas para as
anteriores Z1, Z7, Z5, NX5 e a nova NX3. O que sugere que seu preço poderia
muito bem ficar no patamar dos US$ 4.600,00 que é o preço cobrado atualmente
pela versão amadora.
A nova Sony PXW-Z100
até no sufixo Z1 lembra os primeiros passos da famosa Sony HVR-Z1U que foi um
marco na introdução da lata definição acessível a produtoras de baixo
orçamento. E a Z100 pode abrir essa nova trilha. Embora, como vou falar
adiante, é necessária cautela com essa nova modinha. Não estou falando mal do
formato 4K e nem sou anacrônico. Mas é preciso saber separar muito bem o joio
do trigo para não cair em roubada. Mas primeiro vamos às características do
novo modelo.
A Z100 utiliza o novo
sensor CMOS retro iluminado IMX117CQT de 1/2.3” com 12.40 Mpixel, cuja
resolução efetiva chega a 4096 x 2160 pixel em velocidades de até 60 fps e compressão
de 10bits (4:2:2). Medindo 7,22 mm na diagonal visual (em 16:9), esse sensor
foi desenvolvido para uso tanto em câmeras fotográficas quanto filmadoras. Portanto
a nova câmera, apesar de captar vídeos em 4K, não utiliza sensor Full Frame
como a F700 ou mesmo a nova câmera fotográfica com capacidade de captar vídeos Full
HD: a Sony Alpha A7R.
Portanto não se deve
esperar muita diferença, em termos de profundidade de campo, dos demais modelos
com sensores pequenos. As lentes fixas também limitam as opções estéticas
permitidas por lentes prime ou de formatos especiais. Por outro lado, a qualidade para vídeos em HD (1080P) deve ser muito melhor. A
proposta da Z100, começando com seu preço para entregar 4K, é ser um equipamento
robusto e confiável, com simplicidade de uso e foco em um determinado tipo de
trabalho. O novo codec Sony XAVC 4k (4096x2160) Intra frame 4:2:2 10-bit em
formato MXF @ 60p [600Mbps] ou 30P [300Mbps], a primeira vista impressiona.
O lado negativo é que
mesmo sendo robusto o bastante para suprir demandas em projetos 4K para o
mercado broadcast ou web (que ainda não existe), não se presta ao cinema
comercial. Ninguém espere magicamente que o James Cameron aposente suas Sony
CineAlta F65 ou Arri Alexa 35 para se beneficiar da redução de peso, custo e
maleabilidade da Z100. Não existe almoço grátis.
Para o mercado de
documentários sérios para a televisão a cabo em HD e para o cinema comercial, o
mais importante não é a resolução, motivo porque a maioria das produções são
rodadas em 2K e a câmera queridinha de todos os diretores exigentes é a Arri
Alexa que NÃO filma em 4K ( mas fornece um 2K imbatível). O que importa para
produções de alto nível de complexidade, que vão receber muita computação
gráfica para efeitos (FX), o que importa é a não compressão (ou pelo menos
pouca compressão) dos arquivos originais. A regra é captar em 4:4:4 na maior
taxa de dados possível, para facilitar as correções de cor e inserção de
efeitos na pós.
Mas voltando a Z100, os
4:2:2 no wrapper (empacotamento) MXF (a famosa exportação MXF Op1a que a Globo
e outras boas marcas exigem) impressionam. Como impressionam também os 600Mbps
ou 75MB/s, quando comparados aos humildes e já criadores de dor de cabeça para
os editores, 24Mbps ou apenas 3MB/s em AVCHD dos vídeos gerados pela maioria
das filmadoras em alta definição mais populares. Embora a compressão seja bem
menor em arquivos do tipo MXF, meus leitores podem imaginar que tipo de máquina
deverão ter para editar esses brutos de 600Mbps.
Quem quiser se aprofundar mais nesse tema da viabilidade do vídeo 4K nesses tempos atuais, deve ler os dois excelentes artigos do Paulo de Andrade do blog Vídeo Guru. Não vou entrar em detalhes técnicos que são importantes para compreender o tema, porque o Paulo quase esgotou o assunto. Aqui estão os links:
Assim como a moda do HD, introduzida no mercado popular de produção coma
Sony Z1 e Panasonic HVX200 ainda não maturou completamente no Brasil. Mesmo
após uma década de existência (sim... a Z1 foi lançada em 2004!) ainda
entregamos nossos trabalhos, à grande maioria dos clientes particulares e
corporativos, no bom e velho DVD em baixa definição. Cliente com BluRay ainda é
minoria e Alta Definição um mito.
Imaginem então os tais
4K? Como disse o Paulo em seu artigo: KKKKKK...! Ainda levaremos alguns anos ou
talvez uma década para vermos os 4K efetivamente implantados nos mercados
comerciais de televisão aberta. No cinema ele já está timidamente criando seu
espaço. Pelo menos nas salas de exibição, que aos poucos vão recebendo upgrades
nos projetores digitais, de 2 para 4K. Mas a produção pode continuar sendo
feita em 2K, pois esses projetores podem fazer o upscaling sem que o espectador
comum note a diferença. Onde o vídeo 4K deve
chegar mais rápido é no mercado de televisão a cabo, venda de filmes pela web
(Netflix e outros) e no YouTube, que já aceita uploads no formato e já tem
diversos vídeos em 4K.
Mas continuando com a
Z100, se a Sony salgou no preço, pelo menos está oferecendo uma conexão
HD/SD-3GSDI que é fundamental e necessária para transferir os 600Kbps dos
cartões de memória com rapidez ou para o monitoramento profissional em telas 4K
com SDI. Ela conta ainda com entrada/saída de timecode através de conector
independente SDI para operação em ambientes multi-câmera, como gravação de eventos
ao vivo ou em estúdios.
Sony Z100: Nova mídia XQD e fartura de coneções. Uma saída 3G-SDI está presente junto com conector para timecode e saída HDMI. |
O que mais? O microfone
externo condensador ECM-XM1 (que eu reclamei que deixou de ser entregue na NX3)
também é fornecido como padrão junto com os demais itens tradicionalmente
oferecidos pela Sony dentro das caixas de suas câmeras profissionais. O modelo
tem capacidades WiFi para controle remoto via smarphones ou tabletes e deve
receber, durante o ano de 2014, uma atualização de firmware que provavelmente
permitira o envio de proxies em baixa taxa de dados diretamente para
dispositivos wireless conectados a web. Bola dentro dessa vez Sony!
Novos cartões Sony XQD: Velocidades impressionantes (até 1,4 Gbps) mas preparem os computadores! |
Em matéria de mídia de
gravação também temos novidade. A Z100 utiliza os novos cartões proprietários de
memória XQD, padronizados pelo CompactFlash Association e tendo como interface
interna a porta PCI-E. Isso significa maior facilidade para produtores de
notebooks oferecem slots de leitura para essa mídia em seus produtos, como já aconteciam
com os Cartões SXS que podiam ser lidos pelos slots Express Card 34 existentes
em muitos notebooks, bastando apenas a instalação do driver da Sony.
Você vai precisar de um monitor muito mais caro que a Z100 para ver seus gloriosos 4K! |
Mas antes de vocês correrem
para encomendarem suas Z100, devem entender onde estão se metendo. Algumas
dicas já foram dadas nesse post e em outros que venho publicando. Excelente e
detalhada explicação deu nosso companheiro do blog Vídeo Gurú. E não custa
relembrar aqui as principais:
- Falta de um mercado robusto a curto e médio prazo;
- Maior gasto em captação e pós produção;
- Necessidade de computadores potentes para aguentar o formato;
- Falta de qualidade de captação para os padrões de cinema comercial;
- Necessidade de aquisição de monitores 4K profissionais ou mesmo consumer grade para assistir ao material captado ou editá-lo com confiança;
- Falta de uma mídia adequada para entregar e visualizar o material depois de editado (BluRay não grava e nem lê 4K);
- Pouca informação sobre o assunto disponível para pesquisa e solução de problemas;
- Falta de padronização.
Mas não podemos negar
que existam algumas vantagens. A captação pelo sensor com quatro vezes mais pixels
que o padrão HD deve proporcionar imagens em 1920 x 1080 com melhor qualidade
do que as câmeras com sensores HD. A possibilidade de reenquadramento das
imagens em 4K no frame HD, podem dar ao diretor/editor mais possibilidades de
montagem. E se um close-up foi esquecido na captação, embora não seja a mesma
coisa, devido à profundidade de campo e detalhes finos, o reenquadramento pode
salvar o dia. E as outras câmeras que podem permitir esse macete são caras
demais ou ruins demais
.
Segue abaixo uma
comparação da Z100 com a NX5. Não comparei com a NX3 porque a Z100 traz
componentes que encarecem custos e que não estão presentes na NX3, mas
constavam da NX5. Basicamente as únicas diferenças são o novo sensor 4K, o novo
formato de gravação decorrente do novo sensor e a mídia de gravação XQD.
Câmera
|
PXW-Z100 (US$ 6.350)
|
HXRNX5U (US$ 4.499)
|
Built-in Optical Filters
|
Clear
1/4 1/16 1/64 |
Clear
1/4 1/16 1/64 |
Gain
|
0 3 6 9 12 15 18 21 dB AGC
|
-6, -3, 0, 6 9 12 15 18 21 dB AGC
|
Imaging Device
|
1-chip 1/2.3” back-illuminated
12.4 Mpixel 10 bits
"Exmor R" CMOS Sensor
|
3-chip 1/3”
1 Mpixel
"Exmor" CMOS Sensor
|
Minimum Illumination
|
60P : 4lux(1/30 Shutter Speed)
50P : 3lux(1/25 Shutter Speed) |
1.5 lx (auto gain, auto iris, 1/30 shutter)
|
Optical System
|
Single sensor
|
3 CMOS
|
Shutter Speed (Time)
|
Auto/Manual selectable,
1/3 sec to 1/9,000 sec
|
Auto/Manual selectable,
1/3 sec to 1/9,000 sec
|
Slow & Quick Motion
Function
|
1080p: 1.2.4.8.15.30,60 fps
|
120 fps (fixed) as improved Smooth Slow Rec
maximun time 5 sec.
|
Slow Shutter
|
1/4, 1/8, 1/15, 1/30 sec.
|
1/4, 1/8, 1/15, 1/30 sec.
|
White Balance
|
Preset (outdoor 5600 K),
Memory A/B, ATW
|
Preset (outdoor 5600 K),
Memory A/B, ATW
|
Espec. Gerais
|
PXW-Z100
|
HXRNX5U
|
|
Battery Time
|
165 min with NP-F970 battery
(while recording, EVF On)
160 min with NP-F970 battery
(while recording, LCD monitor On)
|
170 min (2h 50m) with 32GB Memory Stick
PRO-HX Duo FX (24Mbps) Linear PCM 2ch recording
|
|
Built-in Microphone
|
Omni-directional stereo electret
condenser microphone
|
Omni-directional stereo electret
condenser microphone
|
|
Dimensions
(W x H x D)
|
189x193x362 mm
|
189x193x362 mm
|
|
Mass
|
Approx. 2.75 Kg
(with lens hood, eye piece,
NP-F970 battery,
ECM-XM1 microphone.)
|
Approx. 2.75 Kg
(with lens hood, eye piece,
NP-F970 battery,
ECM-XM1 microphone.)
|
|
Operating Temperature
|
0°C to +40°C
|
0°C to +40°C
|
|
Power Consumption
|
14.9 W (while recording, EVF On)
15.2 W (while recording, LCD On) |
14.9 W (while recording, EVF On)
15.2 W (while recording, LCD On) |
|
Power Requirements
|
12.0V (AC Adaptor)
7.2V (battery pack);
|
12.0V (AC Adaptor)
7.2V (battery pack);
|
|
Recording Format
|
[VIDEO]
XAVC 4k(4096x2160)
/QFHD(3840x2160)
Intra 4:2:2 10-bit MXF
60p[600Mbps] 50p[500Mbps] 30p[300Mbps] 25p[250Mbps] 24p[240Mbps] XAVC Full HD(1920x180)
Intra 4:2:2 10bit MXF
60p[223Mbps] 50p[223Mbps] 30p[112Mbps] 25p[112Mbps] 24p[89Mbps] [AUDIO] LPCM 8CH (2CH rec/pback)
24-bit, 48-kHz
|
AVCHD FX (24Mbps) 1920x1080/60i
AVCHD FH (17Mbps) 1920x-1080/60i AVCHD HQ (9Mbps) 1440x1080/60i AVCHD LP (5Mbps) 1440x1080/60i AVCHD FX (24Mbps) 1920x1080/24p AVCHD FH (17Mbps) 1920x1080/24p AVCHD FX (24Mbps) 1920x1080/30p AVCHD FH (17Mbps) 1920x1080/30p AVCHD FX (24Mbps) 1280x720/60p AVCHD FH (17Mbps) 1280x720/60p MPEG2 SD HQ (9Mbps) 720x480/60i MPEG2 SD HQ (9Mbps) 720x480/60i
(24p Scan)
MPEG2 SD HQ (9Mbps) 720x480/60i
(30p Scan)
|
|
Recording Frame Rate
|
XAVC 4K (4096 x 2160):
23.98p/25p/29.97p/50p/59.94p
XAVC QFHD (3840 x 2160):
23.98p/25p/29.97p/50p/59.94p
XAVC HD (1920x1080):
23.98p/25p/29.97p/50p/59.94p
|
AVCHD 1080 24P, 30P
AVCHD 1080 60i
AVCHD 720 60P
MPEG2 SD 24P, 30P, 60i
|
|
Recording/Playback Time
|
XAVC 4k(4096x2160)/
QFHD(3840x2160)
Intra 4:2:2 10-bit MXF
With 64 GB XQD card:
60p[600Mbps] 20min
50p[500Mbps] 30min
30p[300Mbps] 40min
25p[250Mbps] 50min 24p[240Mbps] 60min XAVC Full HD(1920x180)
Intra 4:2:2 10bit MXF
With 64 GB XQD card:
60p[223Mbps] 60min 50p[223Mbps] 60min 30p[112Mbps] 120min 25p[112Mbps] 120min 24p[89Mbps] 150min |
170 min (2h 50m) with 32GB Memory Stick
PRO-HX Duo FX (24Mbps) Linear PCM 2ch recording
|
|
Media format
|
XQD memory card
|
Memory Stick PRO Duo
Memory Stick PRO Duo (High Speed) Memory Stick PRO Duo (Mark2) Memory Stick PRO-HG Duo Memory Stick PRO-HG Duo HX |
|
Storage Temperature
|
-20º C to +60º C
|
-20º C to +60º C
|
Inputs/Outputs
|
PXW-Z100
|
HXRNX5U
|
Audio Input
|
XLR-type 3-pin (female) (x2),
line/mic/mic +48 V selectable
|
XLR-type 3-pin (female) (x2),
line/mic/mic +48 V selectable
|
Audio Output
|
RCA pin (L/R)
|
RCA pin (L/R)
|
Composite Output
|
RCA pin
|
RCA pin
|
DC Input
|
DC jack
|
DC jack
|
HDMI Output
|
Type A (x1)
|
Type A (x1)
|
Headphone Output
|
Stereo mini jack (x1)
|
Stereo mini jack (x1)
|
MIC
|
XLR 3-pin (female) (x2)
|
XLR 3-pin (female) (x2)
|
Remote
|
mini mini jack (x1)
|
mini mini jack (x1)
|
SDI Output
|
BNC (x1), 3G-SDI,
HD/SD selectable
|
BNC (x1), SDI,
HD/SD selectable
|
Speaker Output
|
Monaural
|
Monaural
|
Timecode Input
|
RCA pin (Input/Output)
|
N/A
|
Timecode Output
|
RCA pin (Input/Output)
|
NA
|
USB
|
mini-B/USB2.0
Hi-speed/mass-storage (x1)
TypeA/USB2.0
Hi-speed /Host (x1)
|
mini-B/USB2.0
Hi-speed/mass-storage (x1)
|
VF
|
0.45 type color LCD:
852 (H) x 480 (V), 16:9
|
0.45 type color LCD:
852 (H) x 480 (V), 16:9
|
Lentes
|
PXW-Z100
|
HXRNX5U
|
Filter Diameter
|
M72 mm
|
M72 mm
|
Focal Length
|
f=4.1 - 82.0mm equivalent to
f=31.5 - 630mm on 35 mm lens
(16:9)
|
f = 4.1 to 82.0 mm (equivalent to f = 29.5 to
590 mm on 35 mm lens
(16:9)
|
Focus
|
AF/MF selectable
10 mm to ∞ (wide end) 800 mm to ∞ (tele end) |
AF/MF selectable
10 mm to ∞ (wide end) 800 mm to ∞ (tele end) |
Iris
|
F1.6 - F11 (auto/manual)
|
F1.6 - F11 (auto/manual)
|
Zoom Ratio
|
20x (optical), servo/manual
|
20x (optical), servo/manual
|
Monitoramento
|
PXW-Z100
|
HXRNX5U
|
Built-in LCD Monitor
|
3.5 inch-type, XtraFine LCD,
852[H] x 480[V] x 3[RGB] ,
16:9 aspect ratio
|
3.5 inch-type, XtraFine LCD,
852[H] x 480[V] x 3[RGB] ,
16:9 aspect ratio
|
Viewfinder
|
0.45” color LCD, 16:9
852[H] x 3[RGB] x 480[V]
|
0.45” color LCD, 16:9
852[H] x 3[RGB] x 480[V]
|
Conclusão:
A Sony parece estar
focando novamente no seguimento de camcorder compactas, com lentes fixas, sensores
abaixo de meia polegada e preço na faixa entre US$ 3 a US$ 6 mil. São modelos
voltados ao mercado de eventos sociais e corporativos, documentários de baixo custo
e jornalismo de externas. No patamar acima dos US$ 7 mil ficaram os modelos com
lentes intercambiáveis, sensores acima de meia polegada até Full 35mm para o
seguimento de broadcasting e documentários avançados.
Apesar de continuar a
manter sua linha de câmeras fotográficas da linha NEX e Alpha, inclusive com o
lançamento das inovadoras Alpha A7 e A7R com sensores Full 35 mm e mais de 30
Mpixel de definição, que podem captar vídeos HD 1920x1080 a taxas de até 60fps,
a Sony não parece interessada em entrar na briga das câmeras fotográficas que
filmam. Na verdade, apenas a Canon, a Panasonic e a Blackmagic estão nesse
mercado.
Sony Alpha A7R de 34 Mpixel: As DSLR convencionais ameaçadas. Mas a qualidade do vídeo HD decepciona. |
Depois do impacto e da
revolução iniciada como a Canon 5DMKII, o mercado parece ter esfriado um pouco.
A ideia da 5DMKII era ser uma opção as caríssimas RED ONE, ARRI e Sony CineAlta
F65. Permitindo que cineastas iniciantes e sem muitos recursos pudessem
realizar seus projetos para cinema. Os demais segmentos que embarcaram nessa
onda, como a produção de comerciais e documentários para televisão e mesmo os
profissionais de eventos sociais, aproveitaram o salto de qualidade, mas
sentiram os custos de implantação e a saturação do mercado.
O grande trunfo das
DSLR como as 5DMKII e III e as Panasonic GH2 e GH3 eram as possibilidades
estéticas com as experimentações de lentes diferentes das tradicionalmente
oferecidas pelos fabricantes em kits junto com o corpo ou venda avulsa. O que
se viu foi uma pasteurização de imagens, que apesar de mais definidas e com
truques como o uso da profundidade de campo, logo caíram no lugar comum.
As imagens das DSLR podem ficar excepcionais...O problema é a parafernália necessária para isso... |
A realidade é que o
mercado, em todos os segmentos, está extremamente competitivo. As margens de
lucro caíram e a demanda está abaixo da oferta. Nesse cenário, qualquer perda
de tempo ou aumento na complexidade no processo de captação, edição e
finalização gera custos que põem em risco o retorno do investimento. A internet
vem se firmando como o maior mercado de exibição para conteúdos de todos os
tipos. A demanda por consumo de notícias, documentários e mesmo séries e filmes
exclusivamente para web, mudou a forma de fazer e o timing das produções audiovisuais.
Muitas vezes a efemeridade é a característica básica.
Então os meios de
produção também devem acompanhar essas demandas. E para o trabalho de guerrilha
que é a produção web, o equipamento tem que ser prático, leve e versátil. Não é
sem motivo que todas os lançamentos de câmeras em 2013 e 2014 estão oferecendo
conectividade via rede sem fio e codecs leves e apropriados para hospedagem e
veiculação na web. Então vamos ficar atentos para não perder o bonde da
história.
Grande abraço!
Marcelo Ruiz
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