quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Avisando mais uma vez...cuidado com o PsF.



 O leitor João Mena Barreto, seguidor aqui  do nosso blog, me alertou para o problema da interpretação de vídeos filmados em câmeras AVCHD que oferecem a opção 30P e 25P através da técnica de pull-down 2:2 criando vídeos progressivos através da interpolação de frames entrelaçados. Felizmente os modelos mais recentes já oferecem vídeo progressivo nativo e verdadeiro. Mas a maioria dos modelos anteriores a 2012 usavam o recurso do PsF (Progressive SegmentedFrame).


Para quem edita com o Premiere CS5 o problema é serio e lava a uma perda de qualidade perceptível na exportação tanto para SD quanto para H, já que o CS5 interpreta os vídeos AVCHD dessas câmeras como entrelaçado, upper field first.
Para resolver o problema e evitar o erro, ao importar vídeos nesse formato para o CS5, antes de começar a editar, deve-se fazer a mudança com a opção conform, dizendo ao Premiere CS5 que na verdade trata-se de um vídeo progressivo e sem dominância de quadros, isto é, no fields progressive scan. Para saber como fazer isso é só ler o artigo que postei sobre isso tempos atrás, clicando aqui .

Nas versões posteriores do Premiere (5.5 e 6) o problema foi corrigido e não é preciso se preocupar com isso. Fica a dica e obrigado ao leitor João Mena Barreto pela lembrança.

Grande abraço a todos!

Marcelo Ruiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação! Asim que eu puder, vou responder! Volte sempre!

Marcelo Ruiz

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.