28/09/2012

Conheça a matadora Panasonic LUMIX DMC-GH3 DSLM: Tudo que você sempre quis na 5D MK II, mas a Canon nunca ofereceu...



A Panasonic quer mesmo ganhar o mercado profissional de câmeras DSLR com capacidade de filmar em alta definição.  Para isso anunciou, com data  prevista para venda a partir de novembro/2012, a nova LUMIX DMC-GH3, a mais nova cria da família Lumix linha GH, foi projetada dentro do conceito de que imagem e vídeo são igualmente importantes em uma câmera atual. O novo modelo tem um sensor de 17 megapixel, com 16 efetivos, sensor LiveMOS de Micro Quatro Terços acompanhado do novo processador Venus Engine de 4 CPU’s,  que incorpora um novo filtro passa-baixas, que o fabricante diz bloquear inteiramente o efeito moiré. Junto com as demais super características, o novo modelo tem tudo para fazer sucesso e ameaçar a posição confor'tavel da linha 5D da Canon. 


Com corpo de liga magnésio-alloy e sistema de proteção contra respingos e poeira, ela pode ser usada em situações que não se enquadram em um ambiente normal de trabalho. Displays de imagem OLED são usados tanto para o viewfinder, quanto para o monitor traseiro, que além de escamoteável, tem funções de toque na tela. Ambos fornecem 100% da área de imagem captada pelo sensor sem atrasos em relação a imagem real e a assistida no visor.

O sistema de Contraste AF da câmera é muito preciso mesmo com lentes mais claras e o foco não é limitado a pontos específicos de medição. Com o recurso Focagem da Área Total, o motivo não precisa estar no centro do quadro e qualquer ponto que seja tocado no monitor de imagem se torna o ponto de focagem e é aberta uma janela de foco que pode ser movida para  onde o foc  precisa estar, para melhorar a visualização. A ampliação pode ser de 4x,5x ou 10x.


O processador Venus Engine utiliza redução de ruídos 3D (3DNR) e redução de ruído por multiprocessamento (MNR) e um filtro passa-baixas na superfície do sensor suprime o efeito moiré mantendo a resolução da imagem. A faixa nativa de ISO pode ser estabelecida entre 200 e 12800, podendo ainda ser estendida de 125 até 2560. O sistema de diafragma é controlado eletronicamente de forma a reduzir a vibração durante sua operação. Estão disponíveis ainda o controle remoto e timer. O modo HDR capta sucessivas fotos com níveos diferentes de exposição, descartando os estouros de branco e apagando as áreas escuras sem definição, gerando em seguida uma única foto com uma alta definição de contraste. Todo esse processamento é feito em segundo plano.

Os controles de compensação de exposição, ISO e balanço de branco foram colocados ao redor do botão de disparo, facilitando a utilização com o visor ocular. Acelerômetros detectam os níveis de horizonte e inclinação frontal da câmera informando ao operador através do monitor. A posição da câmera em modo paisagem ou retrato (vertical) é automaticamente detectada e a imagem é mostrada com a orientação correta no monitor.


Na parte de captação de vídeo também houveram melhoras. Em relação ao modelo anterior, várias novas opções de taxas de gravação de dados, formatos e taxa de quadros foram disponibilizadas.

Dependendo do formato escolhido, a GH3 pode gravar em full HD 1920 x 1080 em 24P em formato intraframe (All I-Intra) 72 Mbps ou em 1920 x 1080 em 60P a 50 Mbps com compressão interframe (IPB). Muitas outras configurações estão disponíveis para se adequar as necessidades de diversas situações e escolhas do operador. Estão disponíveis ainda a detecção automática de foco para rostos, autofoco por touch escreen em toda área de imagem que automaticamente segue o objeto, se este se movimentar no quadro.  E o melhor é que todas essas funções podem ser usadas também no modo de filme.

Tudo que você sempre quis na 5D MK II, mas a Canon nunca ofereceu...

Quatro modos de exposição são oferecidos – Program AE, Prioridade de Abertura, Prioridade de Diafragma e Exposição Manual. Modos de câmera rápida e câmera lenta estão disponíveis. O modo câmera lenta oferece velocidades de 80, 48 e 40%, todas em modo full-HD.

Uma surpreendente melhoria foi incluída na GH3: a inclusão de timecode nos vídeos, com opção de Rec-Run e Free-Run, em modos drop-frame ou non-drop frame. Mesmo câmeras top com a 5D MKII nunca chegaram a ter esse recurso, apesar dos vários anos do modelo e do pedido dos fotógrafos. Assim como a inclusão de saída de monitoramento para fones de ouvido e entrada para microfone externo. Uma conexão HDMI permite a monitoração em tempo real durante a gravação e um sistema de refrigeração para o sensor de imagem evita o aquecimento deste e o consequente desligamento da câmera como ocorre na 5D MKII. O tempo de gravação também não é limitado a poucos minutos, embora os arquivos sejam divididos em segmentos, a gravação continua automaticamente ao final de cada segmento iniciando o próximo.

A GH3 pode utilizar diversos tipos de cartão de memória, incluindo SDXC, SDHC e SD, sendo que devem ser utilizados cartões de classe 10, no mínimo, para gravações de vídeo em altas taxas de dados.  A nova bateria pode tirar aproximadamente 540 fotos e agora existe a opção de um Grip para 2 baterias para aumentar a autonomia. O sensor de imagem conta ainda com limpeza automática por movimentos ultrassônicos para evitar o acumulo de pó ou otros materiais estranhos na sua superfície durante a troca de  lentes.


Com Wi-Fi embutido a nova GF3 permite, através da instalação do aplicativo Lumix Link, a utilização de um smartfone para ajustar as configurações da câmera e mesmo fazer o disparo remotamente. A função de vídeo em time-lapse também pode ser ativada pelo smartfone e uma função de transferência automática de imagens faz o backup automático de fotos para um tablete para monitoração ou edição. A câmera possui ainda GPS embarcado permitindo a gravação da localização geográfica da imagem.

Como sempre, no Brasil, não ha data prevista de lançamento. No exterior a data ;e novembro e o preço deve se situar em torno de US$ 1.400,00 somente o corpo e cerca de US$ 2.000,00 com uma lente 14-140 mm. A linha de lentes LUMIX G também ganhará novos modelos. Mas a grande vantagem das câmeras com lentes intercambiáveis é exatamente a possibilidade de usar virtualmente qualquer tipo ou modelo de lentes com o uso de adaptadores. Abaixo posto as configurações completas fornecidas pelo fabricante.

Grande abraço a todos!

Marcelo Ruiz

Panasonic LUMIX GH3

Tipo:   Digital Single Lens Mirrorless camera
Mídia de gravação:    SD Memory Card, SDHC Memory Card,
SDXC Memory Card (Compatible with UHS-I standard SDHC / SDXC Memory Cards)
Tamanho do Sensor de imagem:     17.3 x 13.0mm (4:3 aspect ratio)
Lens Mount:   Micro Four Thirds
Tipo:   Live MOS Sensor
Total de pixel:            17.2 Megapixels
Pixel efetivos:            16.05 Megapixels
Filtro de cor:  Primary color filter
Sistema de limpeza do sensor:        Supersonic wave filter
Formatos de gravação:         Still Image: JPEG(DCF, Exif 2.3), RAW, MPO (when attaching 3D lens in Micro Four Thirds standard)
Video: AVCHD Ver2.0 compliant (AVCHD Progressive), MPEG4-AVC (H.264). (MOV, MP4)
Aspect Ratio:  4:3, 3:2, 16:9, 1:1
Qualidade de imagem:         RAW, RAW+Fine, RAW+Standard, Fine, Standard,
MPO+Fine / MPO+Standard (with 3D lens in Micro Four Thirds System standard)
Color Space:   sRGB, Adobe RGB
Tamanho das imagens:        [4:3] 4608 x 3456 (L) - 3264 x 2448 (M) / 2336 x 1752 (S) - 1824 x 1368 (with 3D lens in Micro Four Thirds System standard)
[3:2] 4608 x 3072 (L) - 3264 x 2176 (M) - 2336 x 1560 (S) - 1,824 x 1,216 (with 3D lens in Micro Four Thirds System standard)
[16:9] 4608 x 2592 (L) - 3264 x 1840 (M) - 1920 x 1080 (S) - 1824 x 1024 (with 3D lens in Micro Four Thirds System standard)
[1:1] 3456 x 3456 (L) - 2448 x 2448 (M) - 1744 x 1744 (S) - 1712 x 1712 (with 3D lens in Micro Four Thirds System standard)
Motion Image File Size MOV(1):      Full HD 1920 × 1080, 30p (a saída do sensor é 30p, 72 Mbps (ALL-Intra))
Full HD 1920 ×1080, 24p (a saída do sensor é 24p, 72 Mbps (ALL-Intra))
HD 1280 x 720, 60p (a saída do sensor é 60p, 72 Mbps (ALL-Intra))
Full HD 1920 × 1080, 60p [a saída do sensor é 60p, 50 Mbps (IPB)]
Full HD 1920 × 1080, 30p [a saída do sensor é 30p, 50 Mbps (IPB)]
Full HD 1920 × 1080, 24p [a saída do sensor é 24p, 50 Mbps (IPB)]
Motion Image File Size MP4(2)       Full HD 1920 × 1080, 30 fps [a saída do sensor é 30p, 20 Mbps]
HD 1280 x 720, 30 fps [a saída do sensor é 30p, 10 Mbps]
VGA 640 x 480, 30 fps [a saída do sensor é 30p, 4 Mbps]
Tamanho  do vídeo  AVCHD Progressive(2):         NTSC: [Full HD] 1,920 × 1,080, 60p [a saída do sensor é 60p, 28Mbps]
Tamanho  do vídeo AVCHD(2)        Full HD 1920 × 1080, 24p [sensor output is 24p, 24 Mbps]
Full HD 1920 × 1080, 60i [a saída do sensor é 30p, 24 Mbps]
Full HD 1920 × 1080, 60i [a saída do sensor é 60p, 17 Mbps]
Tempo de gravação [Video] AVCHD with picture quality set to Approx.
230 minutes with H-HS12035 / approx. 210 minutes with H-VS014140
Actual Recordable Time [Motion Images]  AVCHD with picture quality set to Approx. 115 minutes with H-HS12035 / approx. 105 minutes with H-VS014140
Flicker Reduction [Motion Images] 1/50, 1/60, 1/100, 1/120, OFF
Time Code [Motion Images] [Except MP4]            ON/OFF, Count Up : Rec Run/Free Run selectable, Time Code Mode : Drop frame/Non-drop frame selectable
Wi-Fi   IEEE 802.11b/g/n, approx. 2412 - 2462 MHz [11ch], Wi-Fi / WPA / WPA2, Infrastructure mode
Type   OLED Live View Finder [1,744k dots equivalent]
Field of View  Approximately 100%
Magnification Approximately 1.34x / 0.67x [35mm camera equivalent]
Eye Point        Approximately 21mm from eyepiece lens
Diopter Adjustment  -4.0 to +4.0 [dpt]
Auto Eye Sensor        Yes
FOCUS           
Type   Contrast AF system
Focus Mode    AFS [Single], AFF [Flexible], AFC [Continuous], MF
AF Mode         Face detection, AF Tracking, 23-Area-focusing, 1-Area-focusing, Pinpoint (full area touch available)
AF Assist lamp           Yes [ON/OFF]
AF Lock           Yes [AF/AE LOCK button]
Other  Quick AF, Continuous AF [during motion image recording], AF + MF, Eye Sensor AF, Touch Pad AF, Touch AF, Touch shutter, Touch MF Assist, Shutter AF, Half Press Release
Light Metering System         144-zone multi-pattern sensing system
Light Metering Mode            Intelligent Multiple / Center Weighted / Spot
Metering Range         EV0-18 [F2.0 lens, ISO 100 equivalent]
Exposure Mode         Program AE, Aperture Priority AE, Shutter Priority AE, Manual
ISO Sensitivity (Standard Output Sensitivity         Auto, Intelligent ISO, 200, 400, 800, 1600, 3200, 6400, 12800 (changeable to 1/3, 1EV step)
(Extended ISO 125-less under 200, ISO more over 12800-25600 available) (up to ISO3200 in Auto)
Exposure Compensation      1/3 Step ±5EV [±3EV for motion image]
AE Lock           AF/AE LOCK button
AE Bracket     3, 5, 7 frame in 1/3, 2/3 or 1 EV step, single/burst
White Balance           Auto, Daylight, Cloudy, Shade, Incandescent, Flash, White Set 1, 2 and Color temperature setting,
White Balance Adjustment  Blue/Amber bias, Magenta/Green bias
Color Temperature Setting  2,500 - 10,000K
White Balance Bracket         3 exposures in blue/amber axis or in magenta/green axis
Type   Focal-plane shutter
Shutter Speed           Still Images:  1/4000-60 and Bulb
Motion Image:  1/16,000 1/30
Self Timer      10 sec, 3 images after 10 sec, 2.0 sec
Remote Control         Remote control with Bulb function by DMW-RSL1 (optional, sold separately)
Still Image      Clear Portrait, Silky Skin, Backlit Softness, Clear in Backlight, Relaxing Tone, Sweet Child's Face, Distinct Scenery, Bright Blue Sky, Romantic Sunset Glow, Vivid Sunset Glow, Glistening Water, Clear Nightscape, Cool Night Sky, Warm Glowing Nightscape, Artistic Nightscape, Glittering Illuminations, Clear Night Portrait, Soft Image of a Flower, Appetizing Food, Cute Dessert, Freeze Animal Motion, Clear Sports Shot, Monochrome
Motion Picture           Clear Portrait, Silky Skin, Backlit Softness, Clear in Backlight, Relaxing Tone,
Sweet Child's Face, Distinct Scenery, Bright Blue Sky, Romantic Sunset Glow, Vivid Sunset Glow, Clear Nightscape, Cool Night Sky, Warm Glowing Nightscape, Artistic Nightscape, Clear Night Portrait, Appetizing Food, Cute Dessert, Freeze Animal Motion, Clear Sports Shot, Monochrome
Burst Speed   SH: 20 frames/sec, H: 6 frames/sec, M: 4 frames/sec [with Live View], L: 2 frames/sec [with Live View]
Built-In Flash Type   TTL Built-in-Flash, GN12 equivalent (ISO 100/m), GN17 equivalent (ISO 200/m) Built-in Pop-up (Reference)
Flash Mode    Auto, Auto/Red-Eye Reduction when iA, iA+], Forced On, Forced On/Red-Eye Reduction, Slow Sync, Slow Sync/Red-Eye Reduction
Synchronization Speed         Less than 1/160 sec
Flash Output Adjustment     1/3EV Step ±3EV
Flash Synchronization          1st Curtain Sync, 2nd Curtain Sync
Synchronization for Flash Dimming and Exposure Compensation         Yes [ON/OFF]
Flash Sync Socket      Yes
Type   OLED Monitor with static touch control
Monitor Size   Free-angle 3.0", 3:2 aspect, wide viewing angle
Pixels  610k dots
Field of View  Approximately 100%
Monitor Adjustment Brightness [7 levels], Color [7 levels], Red-Green [11 levels], Blue-Yellow [11 levels]
Digital Zoom   2x, 4x
Extra Tele Conversation (ETC)       Still Image: Maximum 2x [not effective with L size recording. Magnification ratio depends on the recording pixels and aspect ratio]
Motion Image: 2.4x, 3.6x, 4.8x [magnification ratio depends on the recording quality and aspect ratio]
Other Functions        Guide Lines (3 patterns), Real-time Histogram
Level Gauge   Yes
Vertical Shooting Direction  Yes
Still Image and Video            Standard, Vivid, Natural, Monochrome, Scenery, Portrait, Custom
Still Image      Expressive, Retro, High Key, Low Key, Sepia, Dynamic Monochrome, Impressive Art, High Dynamic, Cross Process, Toy Effect, Miniature Effect, Soft Focus, Star Filter, One Point Color
Motion Picture           Expressive, Retro, High Key, Low Key, Sepia, Dynamic Monochrome, Impressive Art, High Dynamic, Cross Process, Toy Effect, Miniature Effect, One Point Color
Exposure Mode         Program AE, Aperture-Priority, Shutter-Priority, Manual Exposure
Slow and Fast Motion           40%, 48%, 80% (records 0.4, 0.48 & 0.8 times slower)
160%, 200%, 300% (records 1.6, 2.0 & 3.0 times faster)
(1920 x 1080, 24p, 24 Mbps in MOV, MP4, AVCHD)
Playback Mode          Normal playback, 30-thumbnail display, 12-thumbnail display, Calendar display, Zoomed playback [max. 16x], Slide Show [All, Picture Only, Video Only, 3D, Category Selection, Favorite, duration and effect selectable], Playback Mode [Normal Play, Picture Only, Video Play, 3D Play, Category Play, Favorite Play], Title Edit, Text Stamp, Video Divide, Resize, Cropping, Rotate, Favorite, Print Set, Protect, Face Recognition Edit
Protection      Single, Multi or Cancel
Erase  Single, Multi, All, Except Favorite
Direct Print    PictBridge compatible
USB     USB 2.0 High Speed
HDMI  miniHDMI TypeC
Video: Auto, 1080p, 1080i, 720p, 480p
Audio: Dolby Digital Stereo Creator
Audio Video Output  Monaural Type, NTSC
Remote Input            2.5mm jack
External Microphone Input 3.5mm jack
Headphone Output   3.5mm jack
Microphone   Stereo, Wind-Cut: Off, Low, Standard, High, AUTO
Speaker          Monaural
OSD Language           English, German, French, Italian, Spanish, Polish, Czech, Hungarian, Russian, Chinese [Traditional], Chinese [Simplified], Dutch, Thai, Korean, Turkish, Portuguese, Arabic, Persian, Japanese, Swedish, Danish, Finnish, Greek, Vietnamese
Battery           Li-ion Battery Pack [7.2V, 1860 mAh] included
Battery Life (CIPA Standard)          Approx. 540 images with H-HS12035, Approx. 500 images with H-VS014140
Operating Temperature       32 to 104°F (0 to 40°C)
Operating Humidity  10 to 80%
Software         PHOTOfunSTUDIO 8.5 PE
SILKYPIX Developer Studio 3.1 SE
LoiloScope (trial version)
Standard Accessories            Battery charger (AC cable included), Battery pack, Body cap, USB connection cable, Shoulder strap, CD-ROM
Dimensions    5.2 x 3.7 x 3.2” (13.3 x 9.3 x 8.2 cm) excluding protrusions
Weight            Approx. 16.6 oz (470 g) Body only
Approx. 19.4 oz (550 g) Body, Battery, SD card

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação! Asim que eu puder, vou responder! Volte sempre!

Marcelo Ruiz