11/09/2012

Sony anuncia novo modelo de câmera NXCAM: será ela a substituta da NX5?



A Sony acaba de anunciar a nova integrante da família NXCAM. A nova NEX-EA50EH traz todas as funcionalidades e características da veterana NX5, incorporando ainda atributos da família NEX, como sensor de grande formato APS-C e lentes intercambiáveis da série E-Mount. O novo modelo pode ser uma grata surpresa aos profissionais que necessitam de um equipamento mais completo, compacto (em termos) e pronto para o uso, com as vantagens do sensor de grande formato, mas sem a parafernália necessária das DSLR como a Canon 5DMKII/III e outras câmeras fotográficas digitais com recursos de filmagem em alta definição.

Com o preço provável de US$ 4.200,00 deve se tornar uma opção viável em relação a outros modelos da própria Sony (NEX 100/700) e mesmo a Panasonic AG-AF100, que tem o mesmo sensor APS-C, porém com a desvantagem da falta de boas lentes fixas ou de zoom da própria casa, já que as lentes da série G Micro 4/3 ou são ruins ou são muito caras, além de não terem o recurso de zoom motorizado.

Nesse aspecto aliás, a nova NEX-EA50 oferece, pelo preço já citado, uma interessante lente zoom (SEL18-200PZ 11x) motorizada, com foco automático ou manual e controle de íris, podendo ainda o zoom ser controlado por botão nas alças da câmera, coisa inexistente tanto na NEX100 quanto na Panasonic AF100, bem como em todas as digitais DSLR. Aliás essa lente é uma das primeiras lentes para sensores de grande formato (embora não sirva para os sensores Full Frame 35mm) a oferecer funções de zoom e estabilização de imagem e foco automático.

Melhor ainda quando essa lente é vendida com a câmera dentro de uma faixa de preço de outros modelos com lentes fixas e sensor pequeno. A Sony já havia lançado em maio uma lente zoom com acionamento motorizado para o modelo F3, mas o preço é suficiente para comprar duas NEX-EA50.

Uma outra função que chama a atenção, rivalizando-a com a 5DMKII e outras DSLR que filmam, é a possibilidade de tirar fotos a 16 megapixel no formato RAW com alta qualidade e a vantagem do uso (apenas para a função foto) de diafragma mecânico de alta velocidade operado por botão dedicado no corpo da câmera.

Junte ao pacote a gravação em PAL (50Hz) e NTSC (60HZ) em velocidades de até 50/60 frames progressivos  em 1080P AVCHD 2.0 ( a 28 ou 17Mbps) em cartões SD/SDHC/SDXC, Sony Memory Stick ou SSD Sony acoplável externamente ( a mesma unidade da NX5), além do formato de ombro/mão reversível, temos aí um lançamento que deve encher os olhos dos profissionais de eventos sociais, vídeo corporativo e mesmo de equipes de reportagens externas.
O formato da nova câmera ficou bastante parecido ao de alguns modelos da JVC que acabaram não vingando no mercado brasileiro pela falta do 1080P. Juntando a isso a funcionalidade do pacote tudo-em-um, as características de captação de imagem da F-100 e o preço da NX5U/N, temos aí uma substituta das lendárias Z1, Z7 e NX5, todas elas modelos que foram bastante aceitos por profissionais de diversas áreas de captação aqui no Brasil. Vamos aguardar mais detalhes. Por enquanto vejam o vídeo postado pela Sony no Youtube e abaixo dele o comunicado original do fabricante.



Leia abaixo a íntegra traduzida do comunicado oficial em língua inglesa (nossa tradução)

Basingstoke, UK, 17 de agosto de 2012: É com satisfação que a Sony anuncia o novo modelo de câmera a gama de filmadoras profissionais NXCAM: a NEX-EA50EH. Essa nova e versátil câmera oferece a última tecnologia em opções de lentes graças ao seu sistema de lentes intercambiáveis E-Mount.

O grande sensor Exmor APS HD CMOS proporciona ao seu usuário uma liberdade de criação filmando em Full HD e captando fotos em alta qualidade. O novo formato permite aos usuários filmar em posições que mais os agradem, permitindo mudar rapidamente entre posições de ombro ou mão sem o uso de acessórios adicionais.

“Essa câmera tudo-em-um oferece um novo nível de criatividade para uma larga gama de usuários com nuca antes foi possível”, explicou Bill Drummond da Sony Europa. “Ela combina praticidade e alta performance com uma ampla gama de versáteis características para diversas aplicações, incluindo produção de eventos, produções de filmes de baixo custo e produção de vídeos corporativos.”

O sensor CMOS APS HD produz imagens criativas em alta qualidade com baixo nível de ruído e alta sensibilidade em condições de pouca luminosidade. Ela também permite gravação em modo progressivo e entrelaçado a 60/50HZ (50p/24p/50i/60p/30p/24p/60i)*.

Capturando fotos em 16.1 megapixel, com alta qualidade de imagem e grande capacidade de pos-processamento a NEX-EA50EH incorpora um obturador mecânico para proporcionar fotos em altas velocidades de diafragma.

A NEX-EA50EH incorpora o sistema de lentes intercambiáveis E-Mount, que proporciona auto-foco, exposição automática e estabilização de imagens durante a captura. Com sua distancia de bocal de montagem é possível usar tanto as lentes da série A-Mount através do adaptador LA-EA2 ou uma inigualável gama de lentes de outros fabricantes usando adaptadores fornecidos por terceiros.

O design único da NEX-EA50EH aumenta a versatilidade do modelo. Quando o apoio de ombro está estendido, a câmera pode ser equilibrada no ombro, proporcionado maior estabilidade para tomadas longas. Alternativamente, quando a alça de ombro está recolhida à sua posição original, a câmera se torna compacta o bastante para ser usada em vários modos de câmera de mão, possibilitando aos usuários uma grande variedade de ângulos de tomadas.

A NEX-EA50EH usa uma nova lente especialmente desenvolvida. A lente motorizada Power Zoom E PZ 18-200mm F3.5-6.3 OSS SELP18200 conta com foco automático, íris continuamente variável e sistema de estabilização de imagens SteadyShot com modo ativo, tornando-a ideal para imagens em movimento. A lente é eletronicamente controlada tanto pela alavanca de zoom no punho da câmera, quanto na alça superior.

O cinegrafista pode obter uma velocidade constante de zoom, com controle de velocidade, difíceis de conseguir com lentes com zoom manual. Usando lentes de distância focal fixa, os usuários podem ainda simular  o efeito de zoom usando a função de zoom digital inteligente, garantindo que nenhum detalhe seja perdido.

A NEX-EA50EH oferece uma gama de funções profissionais normalmente associadas as câmeras da série NXCAM, como 2 canais de áudio XLR (o microfone ECM-XM1 Shotgun está incluso no pacote de acessórios padrão), áudio no formato PCM linear, timecode, user bit e GPS embarcado. Adicionalmente a unidade de memória flash HXR-FMU128 pode ser acoplada diretamente a câmera para gravação simultânea em modo backup.

A câmera é ainda compatível com o novo Mirroring Memory Stick (MS-PX64/32/16) que é o primeiro cartão de memória a apresentar a função de espelhamento. Isso permite ao cartão oferecer uma alta segurança e disponibilidade de dados através da gravação dupla (espelhamento) dos dados. Esse novo cartão de memória estará disponível em 3 diferentes capacidades: 16GB, 32GB e 64GB.

A NEX-EA50EH estará disponível nos revendedores autorizados de soluções profissionais Sony a partir de outubro de 2012. Para maiores informações sobre os cartões de memória da série PX, por favor visite o site:

Grande abraço a todos!

Marcelo Ruiz

2 comentários:

  1. Sou iniciante gravo eventos sociais adquiri ela recentemente me indique uma lente boa para ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heronildo,

      Infelizmente a melhor e unica lente com autofocus, autoiris e zoom motorizado é a que vem nela mesmo. Vc pode usar outras lentes Sony com bocal E ou A com o uso de adaptadores e até mesmo lentes Canon e Nikon de cameras fotográficas 35mm,existem adaptadores para qualquer lente. Mas o custo dessas lentes e mais o adaptador vai ser mais caro que o preço da câmera. E vc ainda vai ter que se acostumar a usar foco e iris no manual e se a mente tiver zoom esse será manual tb. Vale a pena para vc?

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir

Obrigado por sua participação! Asim que eu puder, vou responder! Volte sempre!

Marcelo Ruiz

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.